Gestão de Pessoas

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O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

A Gestão de Pessoas ocorre por meio da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários, e a área tem a função de humanizar as instituições. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos. Porém, RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais.

 

Setor Público

A Gestão de Pessoas no Poder Executivo Estadual tem como premissa promover os processos necessários para viabilizar o desenvolvimento de pessoas e das organizações, de forma a alinhar os fatores determinantes com as estratégias traçadas e objetivos institucionais. É por esse motivo que no âmbito do setor público ações de desenvolvimento profissional são cruciais para uma atuação mais eficaz.

Os responsáveis pela gestão de pessoas no setor público devem saber motivar os funcionários, para que estes sintam que são uma peça importante na empresa. Além disso, a área de gestão de pessoas tem também a responsabilidade de exercer práticas de gerenciamento, planejamento, avaliação, criando e mantendo um ambiente profissional e positivo na organização. Para isso, a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugesp) da Seplag tem por competência coordenar a formulação, a execução, a avaliação, a orientação técnica e o controle, em nível central, de políticas públicas voltadas para a gestão de recursos humanos dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

Essas atividades buscam ampliar a compreensão sobre a complexidade organizacional e promover medidas que possibilitem trabalhar a valorização funcional, motivação, desenvolvimento de competências, bem como o conhecimento das diversas culturas organizacionais. Para tanto, o principal insumo e parceiro nessas tarefas são os servidores, agentes públicos responsáveis pelo funcionamento da estrutura organizacional.