Finalistas do 6º Prêmio Inova Minas Gerais apresentam projetos para comissão avaliadora

Em evento virtual, os finalistas apresentaram os projetos para somatória da pontuação final. Vencedores serão anunciados no dia 10 de dezembro.

Aconteceu na sexta-feira (3/12) a terceira e última etapa de avaliação do 6º Prêmio Inova Minas Gerais: a apresentação dos 18 projetos finalistas para a Comissão Avaliadora. Em formato de pitch – apresentações rápidas e diretas de três a cinco minutos – os representantes puderam discorrer sobre as ideias e iniciativas classificadas. Foram seis projetos de cada categoria e modalidade: “Ideias Inovadoras Implementáveis”, “Iniciativas Implementadas de Sucesso” – modalidades “Inovação em Processos Organizacionais” e “Inovação em Políticas Públicas”.

As etapas anteriores contemplaram uma fase de avaliação e classificação por uma Comissão Avaliadora e a votação popular pelo aplicativo MG App e pelo site cidadao.mg.gov.br.

“O Prêmio Inova Minas Gerais tem como objetivo estimular os agentes públicos no desenvolvimento de uma cultura de inovação, premiando ideias e iniciativas inovadoras, que visam transformar e melhorar o serviço público no Estado”, ressaltou a subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Kênnya Kreppel.

As apresentações foram transmitidas ao vivo pelos canais do Youtube da Seplag-MG e Desempenho e Desenvolvimento da Seplag, e fez parte do encerramento da 4ª Semana de Inovação, promovida pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).

Escopo das apresentações

As apresentações foram divididas em três partes, cada uma voltada para uma banca de profissionais da Comissão Avaliadora. Foram elas:

1ª Apresentação: Ideias Inovadoras Implementáveis

Comissão Avaliadora:

- Cláudio Nascimento: diretor de Transformação Digital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco;

- Fernando de Souza Coelho: professor de Administração Pública da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) desde 2007;

- Rodrigo Mota Narcizo: servidor público da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), e Cofundador da Rede de Conexão Inovação Pública do Rio de Janeiro.

Projetos avaliados:

1º - Implantação Protocolo Mobilização Precoce

2º - Projeto LUDOAPRENDIZ

3º - Open Minas

4º - Diagnóstico remoto e proficiência 3D para malária

5º - GeoEstradasMG: Gestão Inteligente de Estradas/MG

6º - Melhor aproveitamento ícone Saúde MG App Cidadão

2ª Apresentação: Iniciativa Implementadas de Sucesso – Modalidade Políticas Públicas

Comissão Avaliadora:

- Gabriela Siqueira Câmara: ouvidora-Geral adjunta do estado de Minas Gerais;

- Felipe Drumond Araújo: consultor do Instituto República.org;

- Thiago Bernardo Borges: presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).

Projetos avaliados:

1º - Protocolo de Diretrizes Assistenciais COVID-19

2º - INDI Maps - Plataforma de Site Selection

3º - Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos

4º - Mapa de Disponibilidade de Rede da CEMIG

5º - Estruturação da Rede da Leishmaniose Tegumentar

6º - Saúde Digital - Telemedicina de Minas Gerais

3ª Apresentação: Iniciativas Implementadas de Sucesso – Modalidade Processos Organizacionais

- Clarissa Malinverni: coordenadora da Secretaria Executiva do Movimento Pessoas à Frente da Fundação Lemann;

- Helger Marra: presidente da Fundação João Pinheiro;

- Vinício Stort: diretor Executivo do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

Projetos Avaliados:

1º - GAMOV-MG: Qualificando a vacinação contra Covid-19

2º - A utilização da ferramenta ágil OKR no CBMMG

3º - REC - Gestão de Receitas Próprias e Cobranças

4º - Sistema integrado de registro de Vacinação de IPLs

5º - Sistema de software para inventário da LGPD

6º - Agilidade em escala na gestão pública de TI

Cerimônia de encerramento e premiação

Os vencedores do 6º Prêmio Inova Minas Gerais serão anunciados durante a cerimônia de premiação que será realizada presencialmente, no dia 10 de dezembro, às 10 horas, no auditório JK da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, apenas com a  presença de autoridades e finalistas.

O evento pode ser acompanhado pelo canal do Youtube da Seplag-MG, neste link.

A premiação contempla: 1° lugar - R$ 10 mil; 2° lugar – R$ 7,5 mil; 3° lugar – R$ 5 mil; 4º lugar – menção honrosa e a entrega do selo “O Estado Sabe Ouvir”, para os vencedores da categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”, na modalidade “Inovação em Políticas Públicas”.

O Prêmio Inova Minas Gerais é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), com co-coordenação do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), e em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado (OGE).