Seplag capacita servidores estaduais para utilização do sistema de recebimento de recursos federais

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

Mais de 100 servidores de 17 órgãos participaram do Curso Prático Plataforma +Brasil

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Diretoria Central de Gestão de Convênios de Entrada (DCGCE), concluiu, nesta quarta-feira (28/7), o Curso Prático – Plataforma +Brasil. Foram capacitados mais de 100 servidores estaduais de 17 órgãos e entidades para operacionalização dos principais processos referentes à captação, execução e prestação de contas de transferências de recursos federais no sistema utilizado pela União (Plataforma +Brasil). 

A turma teve início no dia 28/6 e é a segunda a participar do curso neste ano, voltado para servidores que atuam na execução de convênios em todos os órgãos e entidades do Poder Executivo de Minas Gerais. Em outubro, uma terceira turma será capacitada, também para mais de 100 participantes inscritos.

Para a diretora Central de Gestão de Convênios de Entrada da Seplag, Caroliny Miranda, a capacitação dos usuários da Plataforma +Brasil garante o engajamento das equipes dos órgãos e entidades no contexto da captação e da execução de recursos oriundos de transferências da União. 

“Em um cenário fiscal de grande escassez de recursos financeiros, a atração de investimentos e a captação de recursos financeiros apresenta-se como alternativa eficaz para o atendimento das demandas da população mineira, bem como para o aumento e manutenção das políticas públicas vigentes”, ressalta a diretora.

Educação à Distância

O curso prático foi desenvolvido por servidores da DCGCE que concluíram a trilha de ensino de multiplicação da Rede +Brasil, ofertada pelo Ministério da Economia. A Diretoria Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento (DCGDD) da Seplag é parceira na iniciativa, disponibilizando o conteúdo na modalidade de Educação à Distância (EAD) para os servidores participantes.

“O curso é realizado virtualmente e o conteúdo programático é trabalhado, principalmente, no ambiente de treinamento da Plataforma +Brasil, para que os participantes simulem a operacionalização dos principais processos referentes à execução de convênios de entrada, com o apoio de videoaulas, manual de treinamento, conteúdo teórico e tutoria da Seplag”, destaca Caroliny Miranda.

Plataforma +Brasil

A Plataforma +Brasil é o Portal de Convênios do Governo Federal, por meio do qual é operacionalizada a gestão de instrumentos de transferência voluntária da União. De acordo com a DCGCE, a utilização da ferramenta promove agilidade na efetivação dos contratos, transparência no repasse do dinheiro público e qualificação na gestão financeira.
 

Tags