Entenda mais

Atualizado em: 
Boletins do Projeto CCC

 

Neste boletim, apresentamos a você as etapas que foram percorridas e os resultados da Jornada dos Processos.  A ação buscou identificar as atividades, os atores e sistemas envolvidos na futura operação da unidade centralizadora de compras. A iniciativa permitiu aos órgãos e entidades conhecer as propostas de processos e apresentar contribuições, resultando em um mapeamento detalhado e construído de forma dialogada e conjunta.

Nesta edição, apresentamos a você as etapas que foram percorridas e o resultado do que chamamos "Escopo de Centralização". A equipe do Projeto CCC trabalhou em parceria com os órgãos e entidades na definição dos materiais e serviços cuja aquisição e contratação passarão a ser feitas pela futura unidade centralizadora. Buscou-se identificar quais objetos poderão ser adquiridos de forma mais eficiente por uma unidade especializada em compras públicas e quais, em função de suas peculiaridades, devem permanecer com os órgãos e entidades demandantes.

Nesta edição, apresentamos o Eixo de Centralização, segunda forma de atuação da unidade. Por meio dele, é possível identificar as necessidades por bens e serviços de uso em comum pelos órgãos e entidades, permitindo avaliar as oportunidades de uma melhor contratação, assim como ocorre atualmente nos processos conduzidos pela Subsecretaria do Centro de Serviços Compartilhados da Seplag.

Nesta edição, vamos aprofundar a discussão sobre centralização de serviços e conhecer um dos dois eixos de atuação do futuro CCC, o chamado Eixo Transacional. Por meio dele, órgãos e entidades enviarão a demanda, que será processada na futura unidade conforme a solicitação e entregue ao demandante. 

Esta edição do boletim aborda o conceito de Centros de Serviços Compartilhados e apresenta sua utilização por governos no Brasil e no mundo. Nele, você pode conhecer alguns modelos de CSCs que foram analisados e apoiaram a proposta do futuro Centro de Serviços Compartilhados do Estado de Minas Gerais.

Em 2020, a equipe do Projeto CCC realizou o mapeamento do panorama de compras dos 44 órgãos e entidades da Administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Estadual. Esse levantamento tem sido um importante ponto de partida para a estruturação da futura unidade centralizadora. Quer saber mais?

Assista o 1º Bate-Papo sobre o Projeto CCC!

O Banco de Talentos foi uma iniciativa que buscou conhecer o perfil, as experiências e as aspirações dos colaboradores que atuam ou têm interesse em atuar com compras públicas no âmbito do Estado de MG. Ficou disponível para preenchimento em novembro de 2020, e registrou mais de 1000 respondentes! Quer saber mais?

Assista o 3º Bate-Papo sobre o Projeto CCC!