Sistema Eletrônico de Informações

Conteúdo Principal
Atualizado em: 

 

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento.

Criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é hoje ferramenta oficial do Governo Federal para implantação do Processo Eletrônico Nacional – PEN. Devido a suas características inovadoras e do sucesso da prática de cessão da ferramenta sem ônus para outras instituições, o SEI transcendeu a classificação de sistema eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região e vem se tornando ferramenta presente em toda a administração pública, amparando-se em premissas altamente relevantes e atuais, tais como: a inovação, a economia do dinheiro público, a transparência administrativa, o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade.

 

Clique aqui para ter acesso ao sistema (Usuários Internos)

Clique aqui para ter acesso ao sistema (Usuários Externos)

 

Comunicados: Indisponibilidade do  SEI

Indisponibilidade do SEI 31/01/2023

- Indisponibilidade do SEI 01/02/2023

- Indisponibilidade do SEI 13/02/2023

Indisponibilidade do SEI 25/04/2023

Indisponibilidade do SEI 26/06/2023

Indisponibilidade do SEI 28/09/2023

Indisponibilidade do SEI 08/12/2023

Indisponibilidade do SEI 14/12/2023

 

 

Informativos

- Informativo SEI - Barramento - 2021

- Informativo SEI - Bloco de Assinatura - 2021

- Informativo SEI - Conclusão de Processos - 2021

- Informativo SEI - Aplicativo SEI - 2021

- Informativo SEI - Boas Práticas: Bloco Interno - 2021

- Informativo SEI - Bloco de Reunião - 2021

- Informativo SEI - Processo Sigiloso - 2021

- Informativo SEI - Protocolo MG - 2021

- Informativo SEI - Bloco Interno x Acompanhamento Especial - 2021

- Informativo SEI - Assinador de Documentos - 2021

- Informativo SEI - Intimação Eletrônica - 2021

Manuais

Usuários:

- SEI 4.0 - Bloco de Assinatura

- Manual de Usuário

- Manual para Assinatura de Documentos e Bloco de Assinaturas

- Curso SEI Avançado

- Manual do App Protocolo

- Vídeoaula de utilização do App Protocolo

Manual de Usuário Externo

 

Administradores SEI:

- Manual de Administrador SEI

- Capacitação para Administradores SEI - Abril 2021

- Fluxograma de Criação de Processos no SEI

- Clique aqui para acessar o Sistema de Permissões (SIP)

- Clique aqui para acessar o Sistema de Segurança Corporativa (SSC)

 

Outras informações:

- Canal do SEI!MG no Youtube

- Reunião de Multiplicadores do SEI - Abril de 2018

- Apresentação da 1ª Reunião de Multiplicadores do SEI 2019

- Normas e Procedimentos do funcionamento do Protocolo Central e Ilha Central de Digitalização do SEI na Cidade Administrativa

 

Outras funcionalidades avançadas do SEI estão disponíveis em vídeos didáticos do Colaborativismo.

Clique aqui para acessar os vídeos. Essas funcionalidades são recomendadas para usuários que já possuem um relativo domínio do sistema.

Perguntas Frequentes

P1 - Eu posso acessar o SEI de casa?
R1 - Sim. O SEI é uma plataforma web disponível na internet. Você pode acessá-lo de qualquer lugar.

 

P2 - O estagiário pode acessar o SEI?
R2 - Sim. Qualquer pessoa com vínculo no serviço público, sendo estágiario, efetivo, tercerizado ou comissionado, pode acessar o SEI.

 

P3 – Qual a diferença entre usuários internos e externos?
R3 – Usuário interno é o(a) servidor(a) e colaborador(a) que possui vínculo formal com a administração direta e indireta do estado. Usuário externo é qualquer pessoa natural externa ao Governo do Estado de Minas Gerais ou na qualidade de pessoa jurídica que irá se relacionar com o Estado. Exemplos: cidadão, empresas, municípios.

 

P4 – Como faço para baixar o manual do SEI?
R4 – Na aba “Manuais” da página do SEI é possível acessar os manuais para usuários internos, usuários externos e administradores locais do SEI!MG.

 

P5 – Qual o papel do Administrador Local do Órgão/Entidade?
R5 – O Administrador Local do órgão é responsável pela criação/desativação de usuários e unidades, resolução de dúvidas dos usuários internos e externos, divulgação de informações e comunicação com a Coordenação do SEI a respeito de solicitações, dúvidas e possíveis erros no sistema.

 

P6 – Quem é o Administrador Local do meu órgão?
R6 – Cada órgão possui, pelo menos, um Ponto Focal como Administrador Local. Na Aba “Administradores Locais dos Órgãos e Entidades” da página do SEI é possível visualizar os pontos focais e seus respectivos contatos.

 

P7 - Como faço a numeração de páginas de um processo no SEI?
R7 - Não é necessário numerar páginas no SEI. O sistema não permite mudança de ordem ou remoção de documentos já tramitados ou assinados.


 
P8 - Os documentos eletrônicos podem receber datas retroativas?
R8 - Não. O SEI gera a data do documento automaticamente quando ele é criado no sistema, sendo impossível alterá-la. A alternativa é utilizar um documento sem data automática e escrevê-la manualmente no texto, na janela da funcionalidade "Editar Conteúdo".

 

P9 - Eu preciso de token para assinar documentos?
R9 - Não. Não é necessário qualquer tipo de token ou certificado digital. Seu usuário e senha são suficientes para conferir autenticidade aos documentos (Decreto nº 47222, de 26 de junho de 2017).

 

P10 - Fui assinar um documento, porém não aparece o meu cargo, o que fazer?
R10 - Solicitar a inclusão do cargo na unidade através do e-mail atendimentosei@planejamento.mg.gov.br.

 

P11 – O que significa quando a caneta ao lado do documento na árvore do processo fica amarela? E quando ela fica preta?
R11 - Excepcionalmente, documento já assinado eletronicamente pode ser editado. Basta que, enquanto a caneta ainda esteja na cor amarela, alguém da mesma unidade acesse o documento, realize sua edição, quebre a assinatura e o assine novamente. Quando o documento é acessado por alguém de outra unidade, a caneta muda da cor amarela para a cor preta e o documento fica inapto à edição e à quebra de assinatura.

 

P12 - É possível uma pessoa assinar um documento que eu elaborei não tendo permissões de acesso à minha unidade/órgão?
R12 - Sim. Basta colocar os documentos em "Bloco de Assinatura" e disponibilizar o bloco para a unidade que o usuário tenha acesso.

 

P13 – É possível verificar a autenticidade de documentos do SEI?
R13 - É possível verificar a autenticidade de documentos produzidos no SEI por meio do link: https://www.sei.mg.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_co…

 

P14 - Como faço para ter certeza que alguém visualizou o processo que tramitei?
R14 - Por meio da funcionalidade "Consultar Andamento". Ela apresenta o histórico completo do processo, inclusive qual usuário recebeu o processo na(s) unidade(s) em questão.


 
P15 - Tramitaram um processo para minha unidade, porém não consigo visualizar um documento, o que fazer?
R15 - Verificar se esse documento foi assinado. Documentos sem assinatura não poderão ser visualizados por usuários que estão fora da minha unidade. Esses documentos não-assinados são considerados minutas da unidade que os gerou.

 

P16 – É possível tramitar documentos físicos e objetos pelo SEI?
R16 – Sim. Através do Protocolo MG é possível realizar a tramitação de documentos físicos e objetos pelo SEI. Clique aqui e acesse o manual.

 

P17 – Qual o prazo de guarda e a destinação final dos documentos?
R17 – Os processos são classificados pela Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo para o Executivo do Estado de Minas Gerais. Dessa forma, o prazo de guarda e a destinação final dos documentos estão vinculados ao tipo de processo ao qual eles fazem parte e podem ser verificados na TT.


 
P18 – É possível excluir documentos no SEI?
R18 – É possível desde que o documento não esteja assinado. Os documentos excluídos deixam de aparecer na árvore de documentos do processo. A numeração sequencial do tipo de documento excluído será mantida incluindo o número do documento excluído, ou seja, o número não pode ser reutilizado no documento seguinte.

 

P19 – O que significa cancelar um documento?
R19 – O cancelamento de documento em um processo somente é permitido para retirar documento que não faça parte do mesmo por ter sido inserido indevidamente e que não seja mais possível realizar sua exclusão, devendo a ação ser registrada pelo responsável autorizado mediante justificativa. O documento cancelado continuará a ser apresentado na árvore de documentos do processo, porém seu conteúdo tornará inacessível.

 

P20 - Gostaria de acompanhar alguns processos, porém não quero mantê-los na minha tela de "Controle de Processos". Existe alguma forma?
R20 - Sim, o SEI possui a funcionalidade "Acompanhamento Especial". Basta clicar no número do processo, no botão "Acompanhamento Especial" (figura de um olho roxo) e você poderá criar grupos de acompanhamento especial. Feito isso será possível encerrar o processo e acessá-lo por meio da opção "Acompanhamento Especial" no menu lateral cinza.

 

P21 – Qual a diferença entre anexar e relacionar processos?
R21 – Utiliza-se o relacionamento de processos para agrupar processos que tenham alguma relação entre si, porém que sejam autônomos. Já ao anexar processos pressupõe-se que há uma hierarquia entre eles. A anexação deve ser utilizada quando houver necessidade de unificação permanente de processos do mesmo tipo.

 

P22 – Qual a principal diferença entre o processo sigiloso e o processo restrito?
R22 – Um processo que possui nível de acesso restrito é visualizado por todos os usuários da unidade em que ele tramitou. Já para visualizar o conteúdo de um processo sigiloso é necessário possuir uma credencial de acesso vinculado ao usuário e não a unidade. Clique aqui e verifique as especificidades do processo sigiloso.

 

P23 – Como saber quais e quantos processos foram gerados e recebidos na minha unidade em um determinado período?
R23 – No menu à esquerda do SEI, clique em “Estatísticas” e “Unidade”. Preencha o período e será retornado com as informações e gráficos sobre os processos da unidade.

 

P24 - Coloquei um retorno programado para determinados processos, porém não me recordo quais as datas que estavam programadas. Como proceder?
R24 - No menu lateral, clicando na opção "Retorno Programado" você tem acesso a todos os processos que possuem retorno programado, seja enviado por sua unidade ou recebido de outras.

 

P25 – O que é o Barramento?
R25 – O Barramento de Serviços do PEN (Processo Eletrônico Nacional) é uma solução centralizada que permite que um órgão envie processos ou documentos administrativos digitais para outro de maneira segura e com confiabilidade de entrega. Tal solução permite o trâmite eletrônico entre plataformas distintas. Clique aqui para verificar as especificidades do envio de processos via Barramento.

 

P26 – O que é SEI  ++?
R26 – É uma extensão para navegador que adiciona diversas funcionalidades que facilitam a navegação e a utilização do SEI. Pode ser instalada nos navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox. 


Clique aqui para acessar o manual do SEI ++ e instalar no seu navegador.

 

P27 – O que é SEI  Pro?
R27 – É uma extensão para navegador que adiciona diversas funcionalidades avançadas ao SEI, principalmente na página de Controle de Processos e no editor de documentos. Pode ser instalada nos navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox.


Clique aqui para acessar as funcionalides do SEI Pro e instalar no seu navegador.

 

P28 – Sou Usuário Externo, tenho cadastro liberado e quando tento acessar aparece a mensagem “Usuário ou Senha inválida”. O que fazer?
R28 – A Coordenação do SEI elaborou um informativo sobre os possíveis erros de login de usuários externos. Clique aqui e consulte-o. Caso os problemas persistam, entre em contato com o Administrador Local do Órgão ou Entidade responsável por sua demanda no sistema.

 

P29 – Sou Usuário Externo e quando tento acessar aparece a mensagem “Cadastro Pendente”. O que fazer?
R29– Para liberar o seu acesso é necessário que envie a documentação exigida para o órgão ou entidade responsável por sua demanda no SEI!MG. Clique aqui e verifique o passo a passo completo para efetivação de cadastro.

 

P30 – O que é Peticionamento Eletrônico?
R30 - Por meio do peticionamento eletrônico, o usuário previamente cadastrado e habilitado como usuário externo do SEI, poderá iniciar processos de seu interesse ou inserir documentos em um processo já existente.

 

P31 – Qual a diferença entre Peticionamento Novo e Peticionamento Intercorrente?
R31 – No Peticionamento Novo o usuário externo poderá iniciar um processo de seu interesse que será direcionado para a unidade responsável do Governo do Estado de Minas Gerais. Já através do Peticionamento Intercorrente o usuário externo poderá adicionar documentos em um processo já existente.

 

P32 – Sou advogado(a). Preciso de cadastro para acompanhar o processo?
R32 – Não é necessário realizar o cadastro. É possível acompanhar o andamento do processo através da Pesquisa Pública (sei.mg.gov.br/pesquisa). As solicitações aos processos administrativos do SEI também podem ser realizadas por meio do e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão) acessado pelo endereço eletrônico: http://www.acessoainformacao.mg.gov.br. Em Minas Gerais, a regulamentação da Lei de Acesso à Informação (nº 12.527) é regida pelo Decreto 45.969, 24 de maio de 2012.

 

P33 – O Perguntas Frequentes (FAQ) sanou suas dúvidas?
R33 – Caso ainda possua dúvidas procure o Administrador Local do seu órgão/entidade para maiores esclarecimentos. Os contatos estão na aba “Administradores Locais dos Órgãos e Entidades” da página do SEI.
 

Legislação

Decreto n° 47.222, de 26 de julho de 2017, regulamenta a Lei nº 14.184/02, que dispõe sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual.

Por meio desse Decreto fica admitido, no âmbito do Poder Executivo, o uso de meio eletrônico para o registro e comunicação de atos e para a tramitação de processos administrativos.

Decreto nº 47.228, de 04 de agosto de 2017, institui o Sistema Eletrônico de Informações como sistema oficial, no âmbito do Poder Executivo, para formação, instrução e decisão de processos administrativos eletrônicos. Sua utilização será obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional e facultativa para as empresas estatais a partir do dia 1º de janeiro de 2019.

A Resolução Conjunta SEPLAG/SEC nº 9921, de 02 de outubro de 2018, estabelece procedimentos para o funcionamento do SEI para tramitação de processos administrativos dos órgãos e entidades do Poder  Executivo do Estado de Minas Gerais, bem como para a prática de atos processuais por usuários externos.

A Resolução SEPLAG nº 106, de 19 de dezembro de 2018, estabelece procedimentos para o funcionamento do SEI no que se refere à comunicação eletrônica com usuários e usuários externos.

O Decreto nº 45.743, de 26 de setembro de 2011, estabelece normas gerais sobre a Política de Atendimento ao Cidadão.

O Decreto nº 48.165, de 29 de março de 2021, dispõe sobre a Política de Preservação de Documentos do Estado de Minas Gerais.

O Ofício Circular SEPLAG/SCGE nº. 1/2019, de 04 de novembro de 2019, orienta sobre a necessidade de restringir o acesso a dados pessoais no SEI.

Ademais, abaixo podem ser acessadas 02 consultas ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), referentes à utilização de assinaturas e sistemas eletrônicos nos processos da administração pública, além de 02 instruções normativas.

Consulta 730.773 - Digitalização e descarte de documentos

Consulta 770.777 - Admissibilidade de assinatura eletrônica

Instrução normativa nº 3/2013 - Procedimentos da tomada de contas especial

Instrução normativa nº 8/2011 - Documentos, comprovantes e registros de repercussão contábil, financeira orçamentária, operacional e patrimonial.

Administradores Locais dos Órgãos e Entidades

PONTOS FOCAIS:

Cada um dos órgãos e entidades do Governo do Estado de Minas Gerais possuem, pelo menos, um administrador local do SEI. 

 

ADVOCACIA GERAL DO ESTADO - AGE:

Jéssica Cotrim Lima Silva / (31) 3218-0703

sei@advocaciageral.mg.gov.br

 

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE - ARMBH

Lucas Silvestre Dutra / (31) 3916-7704

lucas.dutra@agenciarmbh.mg.gov.br

 

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO AÇO - ARMVA

Theilon dos Santos Silva / (31) 2109-9350

theilon.silva@agenciarmva.mg.gov.br

 

AGÊNCIA DE PROMOÇÃO DE INVESTIMENTOS DE MINAS GERAIS - INVEST MINAS

Andreli Geraldo Alves / (31) 3916-7662 | (31) 98835-4340

andreli.alves@investminas.mg.gov.br

 

AGÊNCIA REGULADORA DE SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - ARSAE

Adriano Pereira da Silva / (31) 3915-4606

adriano.silva@arsae.mg.gov.br

 

BANCO DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS - BDMG

José Olavo Passos Nunes / (31) 3219 8718

olavo@bdmg.mg.gov.br

 

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS - CBMMG

Arlen Viturino Correia,  Rafael Vicente Rosa, Ricardo Costa dos Santos Oliveira, Wagner Vieira Rigueira / (31) 3915-8031

sdts.sistemas@bombeiros.mg.gov.br

 

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO - CGE

Wallace Frank da Silva / (31) 3916-9844

wallace.silva@cge.mg.gov.br

 

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS - CODEMGE

José Morato de Araújo Neto /  (31) 3207-8840

joseneto@codemge.com.br

 

CONSULTORIA TÉCNICO-LEGISLATIVA - CTL

Samuel Marques Belchior / (31) 3916-7050

samuel.belchior@ctl.mg.gov.br

 

COMPANHIA DE HABITAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - COHAB

Marconi Titton /  (31) 3915-2324

sei@cohab.mg.gov.br

 

DEPARTAMENTO DE EDIFICAÇÕES E ESTRADAS DE RODAGEM DO ESTADO DE MINAS GERAIS - DER-MG

 Rinara Passos Oliveira Ferreira / (31) 3501-4820

sei@der.mg.gov.br

DEFENSORIA PÚBLICA DE MINAS GERAIS - DPMG

Leonardo Bruno Possa Andrade / (31) 2522-8621

lbandrade@defensoria.mg.def.br

 

EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL - EMATER

Juliana Fagundes Corradi / (31) 3349-8235

juliana.corradi@emater.mg.gov.br

 

EMPRESA MINEIRA DE COMUNICAÇÃO - EMC

Bruno Diniz Silva Neves (EMC) e Felipe Luís Cassia Fontes (TVMINAS) / (31) 3254-3023 e (31) 3254-3042

bruno.neves@redeminas.mg.gov.brfelipe.fontes@redeminas.mg.gov.br

 

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

Ítalo Mosci Santiago

italosantiago@epamig.br

 

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA - ESP

Alexandre Santana da Silva

alexandre.silva@esp.mg.gov.br

 

FUNDAÇÃO DE ARTE DE OURO PRETO - FAOP

Mirelli Márcia de Matos Oliveira / (31) 3551 2014

mirelli.oliveira@faop.mg.gov.br

 

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG

Ana Carolina Lima Ferreira / (31) 3280-2298

sei@fapemig.br

 

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO - FCS

Vitor Hugo César Ferreira / (31) 3236-7319

vitorhugo.ferreira@fcs.mg.gov.br

 

FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF - FHA

Luciano Matos / (31) 3521-9509

luciano.matos@fha.mg.gov.br

 

FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FHEMIG

Eduardo Batista Nogueira, Fernanda Kelly Alvarenga e Luis Alberto Mateus / (31) 3239-9575 e (31) 3915-8833

protocolo@fhemig.mg.gov.br

 

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO - FJP

José Francisco Júnior / (31) 3448-9584

francisco.junior@fjp.mg.gov.br

 

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CAIO MARTINS - FUCAM

Lucely Carneiro de Oliveira de Miranda / (31) 3916-7795

lucely.miranda@fucam.mg.gov.br

 

FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS - FUNED

André Viana Queiroga

andre.queiroga@funed.mg.gov.br

 

GABINETE MILITAR DO GOVERNADOR - GMG

Fábio Freitas Miranda / (31) 3915-0873

fabio.freitas@gabinetemilitar.mg.gov.br

 

FUNDAÇÃO HEMOMINAS - HEMOMINAS

Maria Laura Dias Viana / (31) 3768–7624

sei@hemominas.mg.gov.br

 

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO NORTE E NORDESTE DE MINAS GERAIS - IDENE

Juliane Oliveira de Miranda / (31) 3915-5260

juliane.miranda@idene.mg.gov.br

 

INSTITUTO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE MINAS GERAIS - IEPHA

Edwilson Martins / (31) 3235-2858

edwilson.martins@iepha.mg.gov.br

 

INSTITUTO MINEIRO DE AGROPECUÁRIA - IMA

Jason Braga de Alvarenga Silva / (31) 3915-8778

jason.alvarenga@ima.mg.gov.br

 

INSTITUTO DE METROLOGIA E QUALIDADE DE MINAS GERAIS - IPEM

Fabia Lasalete Campos Souza / (31) 3399-7141

fabia.lasalete@ipem.mg.gov.br

 

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS - IPSEMG

Deliane Ferreira Santos / (31) 3915–2223

deliane.santos@ipsemg.mg.gov.br

 

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MILITARES DO ESTADO DE MINAS GERAIS - IPSM

Gabriel Romano do Nascimento / (31) 3269-2022

gabriela.nascimento@ipsm.gov.br

 

JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS - JUCEMG

Paula Fernanda Araújo

paula.araujo@jucemg.mg.gov.br

 

LOTERIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - LEMG

Débora Rôla França / (31) 3916-8827

debora.franca@loteriamineira.mg.gov.br

 

MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. - MGI

Carlos Eduardo Rezende Moreira / (31) 3915-4858

carlos.eduardo@mgipart.com.br

 

OUVIDORIA-GERAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS - OGE

Welerson Vieira Alves / (31) 3915-1950

welerson.alves@ouvidoriageral.mg.gov.br

 

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MINAS GERAIS - PCMG

David de Souza Leão / (31) 3330-1467

david.leao@policiacivil.mg.gov.brsuporte@astec.siip.pcivil.mg.gov.br

 

POLÍCIA  MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS - PMMG

Fabrício Neves Santana / (32) 3052-1068

sei@pmmg.mg.gov.br

 

COMPANHIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - PRODEMGE

Klainer Dione Milagres Bandeira / (31) 3915-4033

klainer.bandeira@prodemge.gov.br

 

SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA

Marcos Juliano Ferreira / (31) 3915-1950

marcos.juliano@agricultura.mg.gov.br

 

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO - SECULT

Eustáquio Alves Carvalhaes / (31) 3915-2721

eustaquio.carvalhaes@secult.mg.gov.br

 

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - SEDE

Cristiano Ozório Pereira Alcântara / (31) 3915-4945

cristiano.ozorio@desenvolvimento.mg.gov.br

 

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEDESE

Tatiane Emiliana de Oliveira / (31) 3916-7882

tatiane.oliveira@social.mg.gov.br

 

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEE

Vinícius Lopes Faria  e Virginia Aparecida Pereira / (31) 3915-3557 e (31) 3915-3558

sei.see@educacao.mg.gov.br

 

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA - SEF

Jairo Leonardo de Siqueira

spgfdbensprotocolo@fazenda.mg.gov.br

 

SECRETARIA DE ESTADO DE GOVERNO - SEGOV

Grazielle Resende Fernandes e Felipe Moreira de Oliveira / (31) 3915-0090

grazielle.fernandes@governo.mg.gov.brfelipe.oliveira@governo.mg.gov.br

 

SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE - SEINFRA

Nathalia Teles de Andrade / (31) 3915-8261

nathalia.teles@infraestrutura.mg.gov.br

 

SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA - SEJUSP

Andressa Serpa Sales

andressa.sales@seguranca.mg.gov.br

sei@seguranca.mg.gov.br

 

SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE - SEINFRA

Nathalia Teles de Andrade / (31) 3915-8261

nathalia.teles@infraestrutura.mg.gov.br

 

SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - SEMAD

INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS - IEF

INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS - IGAM

FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE - FEAM

Andréa Lacombe / (31) 3915-1626

andrea.lacombe@meioambiente.mg.gov.br

 

SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO - SEPLAG

Edimilson Oliveira 

Pablo Cézar Moreira Paz

Ana Maria Pereira de Lima

Ozias Sanches dos Santos

atendimentosei@planejamento.mg.gov.br

 

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE - SES

Alexandre Pereira de Almeida / (31) 3916-0110

sei@saude.mg.gov.br

 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG

Carla Fernandes Barroso (31) 3916-8719

atendimento.sei@uemg.br

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLARES - UNIMONTES

Eduardo Diniz Amaral / (38) 3229-8125 e (38) 3229-8300

sei@unimontes.br

 

FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO DE MINAS GERAIS - UTRAMIG

Natália Moreno Franco

natalia.franco@utramig.mg.gov.br

Aplicativos

Aplicativo Móvel SEI:

O SEI também pode ser acessado por meio de um aplicativo para dispositivos móveis, possibilitando a visualização, assinatura e envio de processos e documentos em qualquer momento e partir de qualquer lugar. Para configurar o aplicativo basta fazer o seguinte:

Passo 1: Acesse a loja virtual compatível com seu smartphone ou tablet (disponível apenas para Google Play ou App Store) e instale o aplicativo do SEI em seu dispositivo móvel.

Passo 2: Acesse o SEI do seu órgão, no seu computador do trabalho, e localize o QR Code disponível abaixo do menu na tela de controle de processos.

Passo 3: Com o QR Code aberto na tela do seu computador, abra o aplicativo do SEI, já instalado em seu dispositivo móvel (conforme indicado no passo 1), acesse a opção “Trocar órgão” e, em seguida, acesse a opção “Ler código” para a leitura através da câmera do seu smartphone ou tablet.

Passo 4: Pronto! Você já está habilitado a usar o SEI por meio do seu telefone celular ou tablet, a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Aplicativo Protocolo MG:

Com a descontinuidade do SIGED, o trâmite dos documentos e objetos físicos deve ser feito no SEI. O Aplicativo de Protocolo foi desenvolvido para essa finalidade, e por meio dele é possível tramitar fisicamente os documentos e objetos, com registros de entrega e recebimento no SEI. 

Clique aqui para visualizar o manual do Aplicativo de Protocolo

Acesso ao Protocolo MG: www.protocolo.mg.gov.br (mesma senha de acesso ao SEI)

Extensões

SEI ++

A Extensão SEI++ adiciona diversas funcionalidades que facilitam a navegação e a utilização do SEI e pode ser instalada nos navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox.

Clique aqui para acessar o manual do SEI++ e instalar no seu navegador.

 

SEI Pro

A Extensão SEI Pro adiciona diversas funcionalidades avançadas ao SEI, principalmente na página de Controle de Processos e no editor de documentos. Pode ser instalada nos navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox.

Clique aqui para acessar as funcionalidades do SEI Pro e instalar no seu navegador.

Treinamento

Os novos usuários e multiplicadores serão capacitados à medida que seus respectivos órgãos e entidades forem incorporados ao SEI. Para aqueles que tenham interesse em conhecer o sistema previamente, a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP oferece regularmente cursos por meio de sua Plataforma EaD.

Para solicitar capacitações ou suporte técnico, enviar e-mail para atendimentosei@planejamento.mg.gov.br

A realização de testes e treinamentos no sistema deve ser no ambiente de homologação. Entre em contato com o administrador de seu órgão ou entidade para ter acesso aos usuários desse ambiente.

 

Clique aqui para acessar o ambiente de homologação.

Usuários Externos

O SEI permite que usuários externos acessem e inclusive assinem documentos elaborados no sistema. Para isso, o usuário em questão deverá acessar o link abaixo, se cadastrar e seguir as instruções que receberá por e-mail:

 

Imagem removida.Para que ocorra a liberação do cadastro como Usuário Externo no SEI, o usuário deverá:

Preencher o formulário online disponível aqui.

 

Clique aqui para acessar o sistema.

Clique aqui para consultar o "Manual do Usuário Externo".

Informativo de possíveis erros de login para Usuários Externos

Pesquisa Pública

Acesse a página abaixo para pesquisar nos processos eletrônicos do Governo do Estado de Minas Gerais, possibilitando a visualização dos andamentos e acesso à íntegra dos documentos públicos.

Clique aqui para acessar a "Pesquisa Pública"

Autenticidade de Documentos

Por meio do link abaixo é possível verificar a autenticidade de documentos produzidos no SEI:

    

Versões do SEI

Versão 3.1.3:

-  Adicionada opção na pesquisa do Acervo de Sigilosos da Unidade para exibir apenas os processos em tramitação na unidade;

-  Ao responder formulários da ouvidoria estava montando o e-mail do remetente de forma fixa com o formato: [sigla órgão] Agora usará o valor cadastrado no campo “Remetente” do e-mail do sistema “Contato com Ouvidoria” (menu Administração/E-mails do Sistema);

-  Foi realizada uma otimização para reduzindo o tempo de processamento.

 

Versão 3.1.2:

-  Na árvore de processo ao clicar no ícone de Acompanhamento Especial, localizado ao lado do número do processo, e alterando o texto do acompanhamento exibia indefinidamente o ícone de aguarde após o salvamento;

-  Correção no tratamento de alguns caracteres especiais em Texto Padrão que poderiam provocar erro no editor;

-  Melhoria no Controle de Acessos Externos dos usuários externos onde processos com muitos documentos tornavam lento o carregamento da tela;

-  Corrige ordenação ao incluir documento na árvore quando os últimos itens são documentos movidos ou processos desanexados (o novo documento não ficava posicionado no final da árvore);

-  Correção no Web Service de inclusão de documento que em algumas situações estava permitindo a inclusão por unidade que não teve tramitação no processo;

 

Versão 3.1.1:

-  Corrige exibição do caractere apóstrofo em campos do tipo auto completar;

-  Estava permitindo agendar publicação em veículos não liberados para o tipo de documento;

-  Adicionado método para envio de e-mail em processo na API de módulos e Web Services;

 

Versão 3.1.0:

-  Novo componente para assinatura com Certificado Digital;

-  Na pesquisa foram adicionadas opções para busca em processos ou documentos;

-  Adicionada opção Estrangeiro no formulário de usuários externos. Neste caso são apresentados os campos Número do Passaporte e País de Emissão no lugar de CPF, RG e Órgão Expedidor;

-  Agora também será lançado um andamento quando houver alteração no tipo do processo;

-  Adicionada possibilidade de utilização de links prontos para a tela de pesquisa de publicações permitindo que a tela seja aberta com alguns filtros já aplicados (ver seção Pesquisa de Publicações no documento de instalação);

-  Melhoria nos índices do banco de dados e na pesquisa rápida por número de protocolo;

-  Correção: Estatísticas estavam considerando a data dos documentos e não a data de inclusão no sistema;

-  Correção: em algumas situações estava permitindo cancelar documento com credencial de assinatura liberada.

 

Versão 3.0.15:

-  Na visualização da árvore de processo agora apenas os documentos apresentarão rolagem deixando o número do processo sempre visível;

-  Ao clicar em um link para documento de outro processo será exibida uma barra superior com o número do processo e um link para a árvore;

-  No editor foram incluídas teclas de atalho para salvar (Ctrl + Alt + S) e assinar (Ctrl + Alt +A);

-  Na funcionalidade Ordenar Árvore do Processo agora é possível selecionar mais de um documento ao mesmo tempo para subir ou descer;

-  Ao liberar acesso externo os usuários externos não apareciam para escolha no campo de destinatário se o tipo de contato correspondente não estivesse liberado para consulta pelas unidades;

-  Corrige erro na gravação de apóstrofos (bases Oracle).

 

Versão 3.0.14:

-  Adicionado tratamento na página de conferência de autenticidade para documentos com mais de 7 dígitos;

-  Alterado procedimento de envio de e-mail para evitar bloqueio de recursos no banco de dados (deadlocks) se o servidor de e-mails apresentar lentidão;

-  A barra de segurança agora é aplicada em todos os ambientes e não somente em 19/10/2018 1 produção. Ela exibe no topo da tela o texto “ATENÇÃO: Esta conexão não é segura!” se a conexão estiver sem HTTPS;

-  Corrige paginação no Relatório de Contatos Temporários;

-  Corrige exibição da barra de progresso em algumas funcionalidades como Migração de Unidades, Critérios de Controle Interno e Indexação;

 

Versão 3.0.13:

-  Adicionada informação da unidade que cadastrou o registro ao tentar remover um interessado, destinatário ou assunto do cadastro de processo ou documento (antes apenas negava informando que havia sido cadastrado por outra unidade);

-  Melhorias no tempo de processamento da tela de Retorno Programado;

-  Na visualização de documentos pela árvore de processo foram reativados os links de usuário (Criado por xxxx, versão 99 por yyyy em 99/99/9999 99:99:99);

-  Corrige erro no acesso a bancos de dados Oracle: ORA-02421: missing or invalid schema authorization identifier.

-  Corrige erro na configuração do banco de dados SIP em SQL Server. Pesquisas textuais não estavam funcionando; 

-  Interface de Módulos: adicionados novas operações excluirProcesso e excluirDocumento;

 

Versão 3.0.12:

-  XSS (verificação avançada): melhorias na detecção para evitar falsos positivos no texto informado pelo usuário;

-  Adicionadas novas variáveis em documentos para recuperação das observações da unidade no processo e no documento: @observacao_processo@ e @observacao_documento@;

-  Adicionado campo Unidade Geradora para filtro na tela de Pesquisa no Processo;

-  Corrige erro no registro de documento externo “Data de inclusão do anexo inválida” provocado por algumas extensões do Chrome e Firefox; 

-  Adicionado parâmetro SEI_ALTERACAO_NIVEL_ACESSO_DOCUMENTO para controlar quais unidades podem alterar o nível de acesso de documentos: 0 = apenas a unidade geradora (valor padrão se o parâmetro não existir na base) 1 = qualquer unidade com tramitação no processo 

-  Aumento no tamanho do campo de Anotação para 500 caracteres;

-  No editor web foi alterada a mensagem ao incluir link para documentos restritos sem acesso. Antes apenas informava que o protocolo não foi encontrado e agora indicará que a unidade não têm acesso ao protocolo restrito; 

-  Alterado ícone de processos bloqueados de para com o objetivo de evitar semelhança com o ícone de ocultar todas as pastas ;

-  Correção de segurança: no SIP foi adicionado tratamento para evitar injeção de HTML na página de login;

-  Retirada paginação da tela de consulta de protocolos do bloco; 

-  Em ambientes de produção que não estejam usando HTTPS será exibida uma barra vermelha no topo da tela com o texto “ATENÇÃO: Esta conexão não é segura!”;

-  Adicionado tratamento para contatos com cadastro inconsistente que poderiam provocar erro na geração de documento ao buscar o endereço associado;

-  Adicionado tratamento para evitar erros do tipo “Consulta retornou mais de um registro de ”;

-  Interface de Módulos: adicionado na classe SaidaConsultarDocumentoAPI o campo Descricao;

-  Web Services: adicionado na estrutura RetornoConsultaDocumento o campo Descricao

 

Versão 3.0.11:

-  XSS (verificação avançada): diminuição no tempo de processamento, melhorias na filtragem de conteúdo e na detecção para evitar falsos positivos. Passa a exibir no log de erros os trechos do conteúdo que foram recusados (apenas para documentos públicos);

-  XSS (verificação básica): adicionada gravação no log de todas as palavras restritas existentes no conteúdo (antes registrava somente a primeira encontrada);

 

Versão 3.0.10:

-  Correções de segurança para evitar ataques de XSS;

-  Corrige erro na inclusão de links para documentos e na localização de documentos modelo quando o número de dígitos configurado para documentos é maior que 7;

-  Corrige inclusão de links para processos/documentos quando editando textos padrão e seções de modelos de documento;

-  Interface de Módulos: adicionado novo evento obterAcoesExternasSemLogin.

 

Versão 3.0.9:

-  Atualizada assinatura do componente de assinatura digital. É necessário também adicionar o novo certificado na relação de Autoridades Certificadoras de Signatário do Java (mais detalhes no ícone de instruções exibido na tela de assinatura);

-   No resultado da pesquisa a linha acessada ao clicar na árvore ou no link para o documento será sinalizada em amarelo;

-  Passa a registrar na auditoria de cancelamento e exclusão de documentos externos o nome do arquivo original e a sua localização no repositório (facilitando a recuperação de conteúdo);

-   Adicionada validação de inclusão de imagens e de elementos não permitidos no cadastro de Texto Padrão;

-  Corrigida paginação da tela de Ciências (contribuição Ministério do Planejamento);

-  Adicionada paginação na tela de protocolos do bloco (contribuição Ministério do Planejamento);

-  Em algumas situações apresentava erro ao desativar unidade: "Existem grupos de contato utilizando este contato.";

-  Interface de Módulos: adicionado novo evento obterAcoesExternasSemLogin possibilitando a implementação de telas onde não é necessário que o usuário esteja logado (como no formulário de Ouvidoria e na tela de Conferência de Autenticidade de Documentos);

-  Interface de Módulos: adicionados novos eventos cadastrarContato, alterarContato, excluirContato, desativarContato e reativarContato.

Material de Divulgação

Clique aqui para baixar o material da campanha de divulgação do SEI e conscientização sobre a redução do uso de papel como suporte a processos físicos.