O que é Cultura Organizacional

Conteúdo Principal
Atualizado em: 

Para entender mais desse trabalho, que tem o objetivo de chegar a todos os servidores de Minas e que vai nos ajudar a continuar transformando Minas no melhor lugar para se viver e investir, é importante entender que é cultura organizacional.

A Cultura abrange o Jeito de Ser (valores em que se acredita) e Fazer (a forma como esses valores são praticados). Portanto, Cultura é o que as pessoas acreditam e praticam naturalmente. Não é possível uma pessoa dizer que tem crenças e valores se ambos não se tornam prática percebível e coerente entre os outros.

Você pode ver a cultura de um povo, de uma família, de uma comunidade, de uma organização privada ou pública ao observar em cada um deles o Jeito de Ser e Fazer as coisas. Cultura envolve o aprendizado individual e coletivo, uma vez que afeta não apenas as pessoas, mas também as várias “dimensões organizacionais”: as estratégias, a estrutura, os processos.

Uma Cultura forte, que gere valor para todos – Servidores, Governo, Estado e Cidadãos – se faz com a ação de cada um, sem exceção.