Você está aqui:

Notícias

Portal de Compras disponibiliza espaço para esclarecimento de dúvidas sobre compras públicas

Ação propõe linguagem simples e acessível sobre informações do Catálogo de Materiais e Serviços (Catmas)

Com o objetivo de simplificar e facilitar o acesso a informações sobre compras públicas,  o Portal de Compras de Minas Gerais (www.compras.mg.gov.br ), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), disponibilizou um canal de perguntas e respostas (FAQ) na página de Orientações Operacionais do Catálogo de Materiais e Serviços (Catmas), junto com diversos outros materiais de consulta.

Essa é uma ação da Diretoria de Normas e Cadastros de Logística e Patrimônio (DNC), da Superintendência de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial do Centro de Serviços Compartilhados (CSC).

“O Catmas foi disponibilizado na versão on-line para promover a simplificação da relação entre solicitantes e analistas e proporcionar um melhor acesso por dispositivos mobile, mas a utilização de qualquer sistema pressupõe o surgimento de dúvidas. O FAQ busca disponibilizar um espaço para esclarecimento destas perguntas de diversas naturezas”, explicou o diretor da DNC, Raphael Martinelli.

Uma série de iniciativas vêm sendo realizadas para proporcionar o suporte necessário para os usuários, de forma que atuem com mais segurança, autonomia e efetividade, a partir de uma fonte de informações sobre o Catmas de fácil consulta e com linguagem simples e acessível. “O FAQ é uma dessas iniciativas. A equipe se reuniu e analisou o perfil de atendimento dos últimos meses, que resultou na compilação das perguntas frequentes, que foram organizadas com suas respectivas respostas nesse documento”, destacou Raphael.

Apoio aos fornecedores

A iniciativa de orientações simples e estruturadas também se estende aos fornecedores. Recentemente, foi reformulada uma página no Portal de Compras para esclarecimento de dúvidas desse público – “Orientações aos Fornecedores do Cadastro Geral de Fornecedores (Cagef)”. Os dois materiais podem ser acessados por meio dos menus do Portal de Compras MG.

As páginas são atualizadas frequentemente com novas informações. Outros conteúdos também podem ser sugeridos por meio dos e-mails:

-  catalogo.materiais@planejamento.mg.gov.br, quando se tratar do Catmas;

- cadastro.fornecedores@planejamento.mg.gov.br, quando se tratar do Cagef.