Seplag-MG realiza webinário sobre a Gestão de Imóveis na administração estadual

Conteúdo Principal
Submitted by 10803307632 on
Publicado em:

Em evento on-line realizado na última sexta-feira (24/09) foram compartilhados conhecimentos sobre a gestão patrimonial do Estado

A gestão de imóveis no executivo estadual foi tema de webinário promovido na última sexta-feira (24/09) pela a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, por meio da Subsecretaria do Centro de Serviços Compartilhados e da Diretoria Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento. O evento teve o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências relativas ao processo de gestão patrimonial imobiliária do Estado e contou com a participação de cerca de 240 pessoas.

A importância do tema foi ressaltada pelo subsecretário do CSC, Rodrigo Matias, que destacou o trabalho envolvido no atendimento das demandas, muitas vezes simultâneas. “Essa pauta envolve demandas de diversos setores políticos, dos municípios, de entidades e órgãos do Governo Federal, além do foco permanente no atendimento da população e as demandas do próprio Governo do Estado, sempre na perspectiva de melhorar a qualidade do gasto público reduzindo, por exemplo, a despesa com a locação de imóveis”, assinalou. 

A Diretora Central de Gestão de Imóveis, Aline Morais da Silva, uma das palestrantes, detalhou todos os aspectos que envolvem a gestão patrimonial do Estado, como a legislação, os objetivos, os processos, as competências de cada órgão, as responsabilidades dos servidores nesta área e as principais funções do módulo de imóveis.

“É importante conhecer e levar em consideração a legislação porque ela fornece, aos servidores que trabalham em gestão do patrimônio imobiliário do Estado, segurança nos processos. Quanto mais conhecemos as leis, mais confortáveis ficamos para seguir o nosso trabalho no dia a dia”, explicou.

“Nós servidores precisamos prestar serviços salubres e buscar, no dia a dia, manter os nossos espaços bem cuidados, para deixar claro que estamos cuidando e zelando das propriedades da sociedade mineira”, disse.

Sistema de Gestão de Imóveis

As funcionalidades do sistema de gestão de imóveis do Estado de Minas Gerais foram apresentadas pelo técnico da Diretoria Central de Sistemas de Logística e Patrimônio, Daniel Pessoa de Araújo, outro palestrante do evento.

Além de dar uma visão geral do sistema, ele mostrou, na prática, quais os procedimentos devem ser realizados quanto à atualização de informações de imóveis, registro com a caracterização de terceiros, registro de termo de empréstimo descentralizado e como solicitar informações sobre a disponibilidade de imóveis.

“Identificamos uma forma melhor para apresentar esses temas específicos, principalmente pelo volume das informações que são transacionadas, hoje, pelo módulo de imóveis. Mas mais importante do que saber usar as funcionalidades do sistema é saber porque elas existem e quais as necessidades dentro do trabalho a ser realizado. Vamos entender, portanto, porque essas informações são necessárias e porque há esta estrutura dentro do sistema de imóveis”, explicou.

Para acessar todo o conteúdo transmitido no webinário de Gestão de Imóveis, clique aqui