Municípios que irão receber unidades do programa UAI Compartilha são capacitados pela Seplag

227 mil pessoas serão beneficiadas com acesso a serviços públicos nas três cidades mineiras

Os municípios de Itajubá e Três Corações, no Sul de Minas, e Leopoldina, na Zona da Mata, estão em fase final de implementação do programa UAI Compartilha. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) ofereceu, na última semana, um treinamento para gestores dos três municípios, com o objetivo de repassar a expertise necessária para manutenção das centrais de atendimento que serão inauguradas em breve. Mais de 227 mil pessoas serão atendidas nas cidades com o modelo de gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

Foram repassados para os servidores municipais, entre gestores e supervisores de serviços responsáveis pela implementação e pela coordenação das unidades de atendimento integrado, conhecimentos da Seplag sobre a gestão do modelo padrão de atendimento ao cidadão, como gerenciamento de fila, quadro de atendimento e contratação de pessoal.

O treinamento, realizado em Belo Horizonte, na UAI Praça Sete, foi ministrado pela equipe da Diretoria Central de Atendimento Presencial, que coordena as UAIs no Estado. Estiveram presentes também o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços, Rodrigo Diniz, e o superintendente Central de Canais de Atendimento, Lucas Vilas Boas.

Segundo a diretora Central de Atendimento Presencial da Seplag, Marina Andrade, algumas unidades ainda terão treinamentos com órgãos específicos, considerando os serviços prestados em cada localidade.

"Cada unidade encontra-se em um estágio diferente de implantação, mas essas três, basicamente, estão aguardando a finalização de licitações relacionadas a mobiliário, equipamentos e serviços para serem inauguradas", destaca.

Acesso a serviços públicos

De acordo com o gestor operacional da Diretoria Central de Atendimento Presencial da Seplag, Roberth Ramiro, a ampliação do programa UAI Compartilha é um dos resultados dos esforços do governo de Minas para garantir o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.

"Essa nova parceria entre Estado e municípios vai facilitar muito o acesso da população aos serviços públicos. Além de aumentar a capacidade de atendimento, vai trazer mais conforto e comodidade aos cidadãos da região", explica.

Em Itajubá, mais de 97 mil pessoas deverão ser beneficiadas com os diversos serviços que serão oferecidos na unidade, como emissão da carteira de identidade, passaporte, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros. Em Três Corações, serão cerca de 80 mil cidadãos e, em Leopoldina, cerca de 50 mil.

Ao todo, 11 municípios assinaram o termo com a Seplag para implementar e gerenciar uma central de atendimento com oferta de serviços públicos. Cada convênio tem vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado.

UAI Compartilha

O UAI Compartilha é uma iniciativa do Programa Estratégico Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos. Por meio do Programa, a Seplag fornece treinamentos e repassa aos municípios as orientações necessárias para implementação e manutenção de uma central de atendimento. A secretaria cuida também da articulação com os órgãos responsáveis pelos serviços para disponibilização de atendimento no local.

Os municípios interessados em implantar uma central de atendimento no mesmo modelo de gestão das UAIs devem realizar o peticionamento eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG). Saiba mais aqui. Outras informações estão disponíveis no Portal MG.