Seplag promoverá webinários para fomentar a participação de empreendedores nas licitações do Estado

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Seplag promoverá webinários para fomentar a participação de empreendedores nas licitações do Estado

No evento, que vai do dia 27/7 a 4/8, será também lançado o Painel de Contratações do Estado com Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), além abordados temas como orientações para participar das licitações, contratações e pesquisa de preços, entre outros.


Com o objetivo de fomentar a participação de empreendedores nos processos de licitações do Estado, o Governo de Minas realizará nos dias 27 e 28 de julho e 3 e 4 de agosto, às 18 horas, o webinário “Central de Compras Governamentais de MG – Como participar das licitações do Estado?”. As inscrições estão abertas ao público e podem ser realizadas gratuitamente no Sympla. Clique aqui para acessar o link.

A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), irá reunir especialistas para tratar sobre a temática de licitações: como funciona o processo, casos de sucesso, participação em pregão eletrônico, realização de cadastros, entre outros tópicos.

O webinário integra as ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica assinado entre Seplag, Sebrae e Sede no último mês de abril para ampliar a participação dos pequenos negócios nos processos de compras públicas estaduais, apoiando e fortalecendo as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais.

“É do interesse do Estado de Minas Gerais aperfeiçoar, cada vez mais, o processo de licitação e compras públicas, beneficiando todos os envolvidos. O webinário é uma oportunidade para as empresas e entidades que buscam competitividade se capacitarem no assunto e de estarmos mais próximos dos nossos fornecedores”, destaca a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Painel de Contratações

No webinário, será também lançado o Painel de Contratações do Estado com Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), outra iniciativa prevista no acordo de cooperação, em que será feito o monitoramento do volume de recursos direcionados para contratações de empresas enquadradas na Lei Complementar (LC) 123 – o estatuto jurídico de microempresas e empresas de pequeno porte.

O painel irá viabilizar alternativas para ampliar a participação destes empresários nos processos e será gerido pela Seplag em conjunto com o Sebrae Minas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, reforça a relevância da capacitação e do novo Painel. “O atual momento político, econômico e social do país eleva ainda mais a importância de se aprimorar a atividade de compras públicas. O acordo de cooperação celebrado entre o Governo de Minas e o Sebrae promove ainda mais o uso adequado do poder de compra do Estado, ajudando a desenvolver economicamente regiões e setores, uma vez que capacitará as empresas e gestores públicos e privados, além de gerar espirais positivas que fortalecem a formalização do trabalho e das empresas", considera.  

A iniciativa reforça as ações voltadas ao desenvolvimento econômico do Estado e ao compartilhamento e disseminação de informações. “O sucesso dos nossos procedimentos contribui com o desenvolvimento econômico do Estado e, principalmente, deixa o Governo mais próximo de seus fornecedores”, afirma o subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados, Rodrigo Matias.

O diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, assinala, nesse sentido, que os pequenos negócios são a base da economia mineira e podem contribuir ainda mais com o desenvolvimento local à medida que tiverem melhores oportunidades de participar das compras feitas pelo Estado.

“Este é o objetivo da nossa parceria com o Governo de Minas: descomplicar processos, estimular a participação do segmento nos editais e oferecer ferramentas, como o Painel de Contratações do Estado, que vai proporcionar uma melhor avaliação do mercado e a construção de estratégias estaduais para aumentar as contratações dos pequenos negócios mineiros”, ressalta.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

27/07 - COMO PARTICIPAR DAS LICITAÇÕES? CADASTROS E SISTEMAS

- Abertura

Luísa Barreto, Secretária de Estado de Planejamento e Gestão

Rodrigo Matias, Subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados 

Fernando Passalio, Secretário de Desenvolvimento Econômico 

João Cruz, Diretor Técnico do SEBRAE-MG

 - Central de Compras, Compras centralizadas e o Sistema de Registro de Preços - Como funciona?

Jafer Alves Jabour, Superintendente da Central de Compras Governamentais 

 - Como faço para participar das licitações da SEPLAG?

> Como realizar o Cadastro do fornecedor no sistema CAGEF? 

Raphael Martinelli, Diretor de Normas e Cadastros do Centro de Serviços Compartilhados e responsável pela gestão do Cadastro de Fornecedores.

> Como participar do pregão eletrônico?

Rita Ribeiro, Coordenadora da Central de Compras

 

28/7 - DIÁLOGO COM EMPRESAS - PAINEL ME/EPP 

- Abertura

Paula Alves Lima, Diretora da Central de Compras do Estado de Minas Gerais

 - Apresentação do Painel de Contratações do Estado com ME e EPP - Acordo de Cooperação Técnica SEPLAG X SEDE X SEBRAE 

Rodrigo Matias, Subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados

Douglas Cabido, Subsecretario de Desenvolvimento Regional, presidente do Conselho Estadual de Cooperativismo e Secretário Geral do Forum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Felipe Brandão de Melo, Gerente de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas.

 - Conceito geral de ME e EPP e seus direitos nos procedimentos licitatórios

Ianka Barros, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental na Central de Compras do Estado de Minas Gerais. 

 

03/08 - DIÁLOGO COM EMPRESAS - MATERIAIS COMUNS 

- Abertura 

Paula Alves Lima, Diretora da Central de Compras do Estado de Minas Gerais

- As diversidades de objetos adquiridos pela Central de Compras | Medicamentos como exemplo de Centralização | Importância da correta apresentação de documentos que comprovem as características dos objetos (folders, catálogos, prospectos e afins).

Tomaz Teodoro Patrocínio, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental na Central de Compras do Estado de Minas Gerais. 

 - Cases de sucesso e dados relevantes sobre a contratação centralizada de materiais 

Hugo Salgado, Assistente na Central de Compras do Estado de Minas Gerais

 

04/08 - DIÁLOGO COM EMPRESAS - SERVIÇOS COMUNS

- Abertura 

Paula Alves Lima, Diretora da Central de Compras do Estado de Minas Gerais

- As principais particularidades na aquisição de serviços

> Serviços padronizáveis e contratações centralizadas

Jafer Alves Jabour, Superintendente da Central de Compras Governamentais 

> Pesquisa de preços e a necessidade de abertura dos custos unitários

Rita Ribeiro, Coordenadora da Central de Compras

> Importância da padronização das unidades de medida e fiscalização dos contratos

Paula Alves Lima, Diretora da Central de Compras do Estado de Minas Gerais

- Cases de sucesso e dados relevantes sobre a contratação de serviços pela SEPLAG

Hugo Salgado, Assistente na Central de Compras do Estado de Minas Gerais