Projeto CCC apresenta Trilha de Aprendizagem sobre Pregão Eletrônico

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Projeto CCC apresenta Trilha de Aprendizagem sobre Pregão Eletrônico 
Ação idealizada em parceria entre Seplag, FJP e Codemge prevê desenvolvimento dos servidores em compras públicas


A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Projeto Centro de Compras Compartilhadas (CCC), apresentou, na última semana, a Trilha de Aprendizagem sobre Pregão Eletrônico, primeiro produto do Grupo de Trabalho Capacita Compras, instituído para desenvolver, implantar e monitorar estratégias de desenvolvimento e capacitação em compras públicas para os servidores estaduais.

“A Trilha de Aprendizagem não é um curso. É um espaço que estrutura diversos conteúdos relacionados a um segmento temático, neste caso, o pregão eletrônico. Todos os materiais disponíveis sobre o assunto estão organizados em uma plataforma única para acesso”, explica o subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag, Rodrigo Matias. 

A trilha de aprendizagem do pregão eletrônico ficará disponível até o dia 13/08 para avaliação e contribuição dos usuários. Todo o material passa por uma curadoria prévia realizada por especialistas antes de ser publicado na plataforma e a avaliação dos servidores é essencial para aprimorar a ação. 

Para acessar a Trilha de Aprendizagem sobre o Pregão Eletrônico, clique aqui.

A iniciativa foi estruturada em resposta aos resultados obtidos por meio do Banco de Talentos em Compras Públicas realizado pelo Projeto CCC, que verificou, após a aplicação de um questionário, a necessidade de desenvolvimento dos colaboradores do Estado que atuam na área de compras e o interesse em capacitações na temática.  
Dos respondentes do questionário do Banco de Talentos, 91,5% possuem interesse em participar de qualificações de compras públicas e 47% já participaram de capacitações a cada seis meses no mínimo.  

Outras Trilhas de Aprendizagem com temáticas diferenciadas estão previstas para serem realizadas. 


Apresentação de resultados 


A Trilha de Aprendizagem foi lançada no webinário “5º bate-papo do Projeto CCC”, que buscou reforçar o compromisso e a transparência no desenvolvimento das etapas do Projeto Centro de Compras Compartilhadas. No evento, também foi apresentado o resultado do diálogo sobre os materiais e serviços que serão objeto da futura unidade centralizadora de compras do Estado. 

Rodrigo Matias também ressaltou a construção coletiva que marca o processo. “Vamos trazer aquilo que entendemos, coletivamente, ser um ganho de qualidade para o Estado no processo de compras públicas, preservando o que for de comum acordo entre todos os envolvidos”. 

A apresentação realizada pelo especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Lucas Pedersoli recapitulou os passos realizados para a definição e o refinamento do escopo dos materiais e serviços a serem centralizados, demonstrando resultados como as listas de exceção global e especial e os quantitativos. Ele destacou a dinâmica dos diálogos junto aos órgãos e entidades, que incluiu a coleta de sugestões e esclarecimentos sobre o funcionamento e as competências da unidade centralizadora.

Durante o webinário, Pedersoli demonstrou a evolução dos quantitativos ao longo do processo de construção conjunta. A proposta inicial de centralização era de 7.656 materiais e serviços, ficando 1.051 fora do escopo. Após os diálogos e troca de conhecimento, o número passou para 8.193 materiais e serviços objeto da centralização e 537 fora do escopo.  

“O escopo vai demandar uma atualização constante. Sabemos que teremos uma série de mudanças no futuro, como mudanças na organização da administração pública, novos objetos ou inovações tecnológicas”, ressaltou Lucas. 


O evento foi transmitido pelo canal do Youtube da Seplag. Para assistir o 5º bate-papo do Projeto CCC, clique aqui.