Secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, participa do lançamento do portfólio de projetos do Plano de Comando do CBMMG e destaca trabalho da corporação

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

Luísa parabenizou, também, a atuação dos bombeiros mineiros no desastre de Brumadinho, na maior operação de busca realizada no país, que já dura quase 1000 dias

Nesta sexta-feira (3/9), a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, participou do evento de lançamento do portfólio de programas e projetos da 4ª edição do Plano de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para o biênio 2021-2022. Na solenidade, a secretária recebeu, do comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, um exemplar da nova edição do Plano de Comando, com as ações estratégicas estabelecidas para a corporação até o ano de 2022. 

Luísa Barreto destacou, no evento, a importância do planejamento estratégico para a eficiência da gestão, o que beneficia todos os cidadãos. “Este plano marca uma gestão comprometida com resultados, que são não só para a corporação, mas para a população de Minas Gerais. Não é à toa que o CBMMG é absolutamente reconhecido pelos mineiros como uma instituição de referência, pela qual todos nós temos muito apreço”, afirmou.  

A secretária lembrou que no início de sua trajetória no governo teve como uma de suas primeiras funções monitorar os planejamentos das instituições de segurança, como o Corpo de Bombeiros. Desta forma, assinalou, pode acompanhar de perto, nos últimos anos, a evolução da corporação por meio do aprimoramento do planejamento estratégico. 

“Este é o caminho para provocar as mudanças que a sociedade tanto precisa nas instituições públicas. Um planejamento extremamente bem feito, usando metodologias atuais e o que temos de ponta em gestão estratégica, estabelecendo metas e resultados para que a corporação continue a evoluir. Quando vemos um Plano de Comando feito com tanto esmero e metas desafiadoras que instigam todos os bombeiros a trabalharem mais e melhor no nosso Estado, isso nos enche de orgulho e vontade de contribuir ainda mais para esta instituição”, comentou. 

O chefe da Assessoria de Planejamento do CBMMG, major Marcos Anderson Viana Soares, do CBMMG, ressaltou que o novo planejamento estratégico abre possibilidade para evoluções e melhorias no futuro. “Nosso portfólio é vivo e traz um detalhamento que será adaptado na medida em que for necessário e conforme as oportunidades forem aparecendo. Essa edição contempla Propósito Organizacional, Gestão de Risco Estratégico, Índices Estratégicos, entre outros assuntos”, explicou. 

Ele destacou, ainda, que o portfólio também passa a ser nomeado como Portfólio de Proteção e Defesa Civil, devido à importância do tema para o Corpo de Bombeiros. “Assim, os desdobramentos se darão por meio de programas desenvolvidos em projetos com o uso da metodologia tradicional ou por intermédio do OKR”, finaliza, se referindo à metodologia para definição de objetivos e busca por resultados.

O lançamento contou ainda com a presença do chefe do Estado-Maior do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, e foi transmitido para os comandantes e integrantes dos batalhões dos Bombeiros em todo o Estado. 

110 anos de história e dedicação

A apresentação do Plano de Comando do CBMMG aconteceu na semana em que a corporação completa 110 anos de história e dedicação ao Estado de Minas Gerais.

O coronel Edgard Estevo da Silva destacou alguns avanços e conquistas ao longo desta história e como isso pautou também a construção do planejamento, de forma a fixar esta característica de evolução constante da corporação. 

“Quero destacar que este Plano foi amplamente discutido e isso amplia a legitimidade perante toda à corporação por meio da coluna fundamental do atender mais e atender melhor. Nosso plano é chegar aos mais diferentes pontos do Estado. Temos evidências de que o ‘atender melhor’ está acontecendo. Além de Mariana, Brumadinho e Moçambique, o Corpo de Bombeiros também é referência na capacitação oferecida, inclusive, a bombeiros de outros estados e o apoio internacional no Haiti”, lembrou.

A secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, ressaltou, também, o trabalho dos bombeiros mineiros frente ao desastre de Brumadinho. 

“É um exemplo. A operação já dura quase 1000 dias e segue entregando resultados até hoje. Há poucos dias, o Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar mais uma das joias e trazer alento para uma família que tanto sofreu. Este trabalho tão importante me emociona. A gente vê que uma corporação que está preparada para uma ação de quase 1000 dias, e bem-sucedida, não é uma corporação que se faz com uma gestão mal feita. Para se chegar a este nível de excelência, a gestão também tem que ser excelente”, considerou.

Tags