Seplag lança Rede RH Estratégico com objetivo de aprimorar atuação das áreas de RH e avançar na melhoria da prestação de serviços

Conteúdo Principal
Submitted by 09507003630 on
Publicado em:

Servidores e gestores que atuam nas unidades de recursos humanos em todo o Estado podem contribuir para construção e aperfeiçoamento do programa

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) lançou, no dia 16 de setembro, o programa Rede RH Estratégico. O objetivo é aprimorar o trabalho desenvolvido na área de recursos humanos, trazendo impactos positivos, como maior efetividade e agilidade, tanto para os servidores quanto, consequentemente, para os serviços prestados aos cidadãos mineiros. 

O programa, que será construído de forma colaborativa e conjunta, tem como eixo central o fortalecimento e aperfeiçoamento da comunicação entre a unidade central e as unidades setoriais de RH, de forma que as unidades tenham mais ferramentas para melhorar o trabalho desenvolvido e espaço dedicado para a busca e troca de orientações e informações. Para isso, tornando essa comunicação mais efetiva, é prevista a realização de ações para estimular o desenvolvimento, a interação e o compartilhamento de experiências.

O lançamento do Rede RH Estratégico ocorreu em evento virtual que contou com cerca de 120 participantes, entre chefes de gabinete e gestores de Recursos Humanos de órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual 

“Pretendemos otimizar as várias formas de comunicação para que todos os servidores das unidades de RH, que atuam nas diferentes localidades de Minas, tenham acesso a orientações e informações sobre como proceder em suas atividades diárias, buscando assim, melhorar, cada vez mais, os serviços prestados aos cidadãos” destacou a subsecretária de Gestão de Pessoas, Kênnya Kreppel, que conduziu a apresentação do lançamento da Rede.

A subsecretária assinalou que a iniciativa começou a ser pensada no final de 2019 e ganhou corpo em 2020. A partir disso, foi instituído um grupo de trabalho composto por servidores e gestores da Sugesp para fazer o detalhamento dos objetivos e frentes de trabalho da Rede RH Estratégico. 

O público-alvo do programa é composto por cerca de cinco mil profissionais que atuam nas unidades setoriais de Recursos Humanos das secretarias, órgãos autônomos, fundações e autarquias de Minas Gerais, além dos mais de 500 servidores que compõem a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugesp) da Seplag. No dia a dia, essas unidades lidam com processos de RH que impactam na vida funcional de quase 600 mil servidores estaduais.

Construção coletiva

Mais do que apresentar o projeto, o objetivo do encontro da Rede RH Estratégico foi ouvir e colher contribuições dos atores envolvidos. É o que explicou a subsecretária Kênnya Kreppel. 

“Gostaríamos de reforçar que não é um programa da Sugesp, mas de todas as unidades de RH de Minas Gerais. Para isso, as unidades são convidadas a se manifestar para conhecermos as principais necessidades e demandas, priorizando as ações com base no consenso do grupo. Temos a clareza de que é ouvindo cada um que vamos construir juntos uma melhor solução, buscando integração e praticidade”. 

Aprimoramento

Na oportunidade, foram apresentados alguns dos principais pontos de melhoria percebidos nos setores de RH, assim como as boas experiências que podem ser fortalecidas e compartilhadas. 

“A gente percebe que, pela necessidade de atendimento e melhoria de cada um, as pessoas vão se desenvolvendo em determinada área e, assim, temos ilhas de especialização em diversos assuntos, conhecimento que pode ser compartilhado com outras unidades”, pontuou a subsecretária. 

Algumas das soluções apresentadas são ampliar a comunicação entre os servidores e o acesso a orientações e informações sobre como proceder nas atividades diárias, além do objetivo principal. “Por isso, a integração e o compartilhamento das informações, experiências e conhecimento entre as unidades de RH e a área central é fundamental para o aprimoramento do atendimento das demandas e prestação de serviços”, salientou. 

Frentes de Trabalho que compõem o Programa

A partir da construção realizada pelo Grupo de Trabalho instituído no âmbito da Sugesp, o programa Rede RH Estratégico inicialmente vai contar com quatro frentes de trabalho:  

  • Cursos e Capacitações

  • Encontros de RH

  • Mídias Digitais

  • Soluções em RH 

Diagnóstico junto aos servidores que atuam na área de RH

O primeiro passo para estruturar as ações que vão compor cada frente de trabalho do programa Rede RH Estratégico é a realização de uma pesquisa junto a todos os profissionais que atuam nas Unidades Setoriais de Recursos Humanos dos órgãos e entidades. 

Para isso, a Sugesp construiu questionário estruturado que será enviado a este público com o objetivo de conhecer cada servidor e servidora, identificando sua qualificação, os processos de RH em que atua, os conhecimentos que detém e os pontos que precisa aprimorar, entre outros assuntos.

O questionário será disponibilizado nos próximos dias. Para os servidores que utilizam o Ponto Digital, será encaminhado um e-mail para o mesmo endereço cadastrado no sistema. Os demais profissionais receberão, via gestor da unidade de RH, solicitação para preenchimento da pesquisa. 

“Uma rede não se constrói com uma ou duas pessoas e interesses isolados. É fundamental fazer uma construção conjunta. Por isso, precisamos contar com todas e todos da área de RH para desenvolver as ações”, definiu a subsecretária.  

O canal para envio de dúvidas, sugestões ou informações sobre a Rede RH Estratégico é o e-mail rede.rhestrategico@planejamento.mg.gov.br