Experiência da Seplag em Linguagens Simples é compartilhada com a prefeitura do Rio de Janeiro

Equipe da secretaria dividiu conhecimento sobre a simplificação da linguagem utilizada nos serviços prestados pelo Estado e nas comunicações internas

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Diretoria Central de Simplificação e Modernização Institucional, apresentou à prefeitura do Rio de Janeiro, na última semana, o trabalho de Linguagem Simples desenvolvido pelo Governo de Minas por meio da Rede de Simplificação. A prática tem ajudado servidores a se comunicarem de uma maneira mais simples internamente e com os cidadãos, aprimorando a prestação de serviços e ampliando a acessibilidade.

O encontro virtual foi realizado entre a Diretoria e representantes da equipe de acessibilidade da Secretaria da Pessoa com Deficiência da prefeitura do Rio de Janeiro, que está envolvida no projeto de implantação da linguagem simples no município.

Na oportunidade, a Seplag compartilhou a experiência de Minas Gerais, as principais frentes de atuação, além de lições e desafios identificados. A Rede de Simplificação do Estado teve início em 2018, junto com a Política de Simplificação instituída pelo Decreto n° 47.441/2018, que visa simplificar e transformar os serviços públicos.

"Uma das formas para simplificar os serviços é simplificar a linguagem utilizada, fazendo com que ela se torne mais acessível para os cidadãos e cidadãs. Por isso, neste ano, estamos trabalhando com a Linguagem Simples na Programa de Desenvolvimento da Rede de Simplificação”, destacou a diretora Central de Simplificação e Modernização Institucional da Seplag, Amanda Dias.

Com esse objetivo, a Seplag está promovendo oficinas para capacitar os servidores e servidoras do Estado que compõem a Rede de Simplificação, ou seja, que atuam nos órgãos e entidades como agentes de simplificação e editores e editoras de conteúdo. Três turmas já participaram e a próxima está prevista para acontecer em outubro.

Política de Simplificação

A Política tem como foco as necessidades dos usuários, além da aplicação de soluções tecnológicas para agilizar as entregas aos cidadãos, entre outras ações.

De maneira geral, as principais diretrizes trazidas pela Política de Simplificação são:

•    Atuação integrada e colaborativa;

•    Disponibilização e compartilhamento de dados e informações;

•    Simplificação de procedimentos internos e de atendimento;

•    Disponibilização de serviços públicos acessíveis e focados nas necessidades dos usuários;

•    Utilização de linguagem simples e compreensível;

•  Simplificação de procedimentos, por meio da aplicação de soluções tecnológicas;

•    Presunção de boa fé do usuário.