Governo de Minas regulamenta o Transforma Minas e é pioneiro no modelo de seleção e desenvolvimento de gestores

A iniciativa consolida o esforço de quase três anos para a mudança cultural na forma de selecionar e desenvolver lideranças no Estado, conferindo inovação e transparência aos processos

Lançado pelo Governo de Minas em 2019, o Transforma Minas tornou-se referência nacional em gestão de pessoas, ao trazer inovação para a forma de seleção e desenvolvimento de lideranças na administração pública, com foco na melhoria da prestação dos serviços. Agora, o trabalho de quase três anos passa a contar com o Decreto nº 48.330, publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira (30/12), que dispõe sobre o Transforma Minas, incluindo as três frentes de atuação. Com isso, Minas torna-se o primeiro Estado do país a contar com uma legislação específica para essa prática.

O Transforma Minas é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e atua em três frentes: Atração e Seleção, Desenvolvimento e Desempenho e Engajamento. Para a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Kênnya Kreppel, a publicação do decreto consolida um modelo de gestão de pessoas por mérito e competência no âmbito do Estado de Minas Gerais.

“Termos o Transforma Minas estruturado, com diretrizes claras para a busca constante da melhoria na prestação de serviços públicos, por meio de gestores qualificados e preparados para enfrentar os desafios da administração, representa mais um passo para a mudança de cultura e modernização da gestão em Minas”, reforça.

O reconhecimento do protagonismo de Minas Gerais em âmbito nacional, segundo a subsecretária, demonstra o quanto o Governo de Minas conseguiu avançar na área de gestão de pessoas. “Ser referência para outros estados nas frentes de atração, seleção, desempenho e desenvolvimento é muito gratificante, pois estamos contribuindo não só para a modernização da gestão de pessoas em Minas, mas também para outros entes da federação, e, com isto, fomentando a profissionalização do serviço público no Brasil”, completa.

Regulamentação

O Decreto nº 48.330 estabelece normas gerais sobre o Transforma Minas, regulamentando as ações e metodologias que vêm sendo maturadas desde 2019. Para a coordenadora do programa, Luciana Custódio, o documento materializa o esforço de mudança cultural no governo estadual.

“O Transforma Minas é um projeto estratégico do Governo de Minas. Regulamentá-lo por meio de decreto representa a consolidação dos avanços atingidos em suas frentes de trabalho e um esforço na perenização de práticas modernas de selecionar, desenvolver e acompanhar o desempenho e engajamento das lideranças no setor público”, explica.

Atração e seleção

Desde o lançamento do Transforma Minas, em março de 2019, já foram realizados 223 processos seletivos e 213 profissionais foram nomeados para cargos estratégicos e de liderança nos órgãos e entidades do Executivo mineiro.

Os processos são realizados com base em critérios que levam em conta as competências dos candidatos, a capacidade de enfrentar os desafios do setor público e a adequação para o cargo proposto.

Uma inovação da frente de Atração e Seleção foi a abertura do código do sistema desenvolvido pela Seplag para realização dos processos seletivos no âmbito do Transforma Minas. Com a abertura, outros estados e municípios também podem realizar processos seletivos no Sistema Transforma Minas a custo zero.

Desenvolvimento de gestores

Além de selecionar profissionais, o Transforma Minas também atua no desenvolvimento dos gestores estaduais e promove iniciativas para engajamento e acompanhamento do serviço prestado.

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), iniciado em novembro de 2019, trouxe como inovação em 2021 o Sistema de Gestão de Desempenho e Desenvolvimento (SGDD), que visa o acompanhamento de entregas pactuadas pelas lideranças com a gestão e o desenvolvimento de competências. Neste ano, 52 lideranças do segundo escalão do Governo de Minas participaram do ciclo do SGDD.

Ainda nesta frente de trabalho, também voltado para o desenvolvimento de competências, foi estruturado o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Regionais (PDLR), que, em 2021, contou com a participação de 108 lideranças regionais das Secretarias de Estado de Educação (SEE), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Saúde (SES) e Desenvolvimento Social (Sedese).

Já na última frente de trabalho, o Transforma Minas busca estruturar, realizar e acompanhar ações junto às lideranças para promover o seu engajamento e de suas respectivas equipes.

O Transforma Minas conta com a parceria da Vamos, constituída pela Fundação Lemann, o Instituto Humanize e o República.org, que buscam contribuir para o fortalecimento das lideranças do setor público e do terceiro setor.