Portal de Compras MG passa a contar com o novo módulo Gestão de Demandas

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O novo módulo “Gestão de Demandas”, do Portal de Compras MG, criado para auxiliar a gestão e o acompanhamento dos serviços a serem prestados pela futura unidade centralizadora de compras do Estado, foi apresentado, na última semana, pela equipe do Projeto do Centro de Compras Compartilhadas (Projeto CCC), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). A apresentação foi feita no 7° bate-papo com servidores e agentes públicos envolvidos nos processos de compras estaduais, com transmissão pelo canal do Youtube da Seplag. 

O novo módulo assegura mais transparência e praticidade para as compras públicas, ao possibilitar o acompanhamento detalhado dos serviços prestados pela unidade centralizadora e do andamento de cada demanda, além das atividades da equipe que integrará o futuro CCC. No bate-papo, foi detalhado o processo de construção da ferramenta, as principais funcionalidades e atores, as melhorias desenvolvidas em outros módulos do Portal de Compras e um exemplo de como uma demanda poderá ser acompanhada no módulo Gestão de Demandas. 

O subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados, Rodrigo Matias, destacou, durante o evento virtual, que a construção conjunta do Projeto CCC, desde o início, tem sido fundamental, tanto na frente de gestão de pessoas, como na discussão sobre os processos e sistemas e salientou as contribuições geradas pelo novo módulo. 

“O módulo já está pronto e construído no sistema. Vimos a oportunidade de já utilizá-lo na atual Superintendência Central de Compras Governamentais (SCCGov) em uma perspectiva de piloto, para validação da ferramenta e familiarização, tanto pela equipe do CSC, quanto pelos órgãos e entidades. Isso vai possibilitar que ocorra uma operação ainda mais tranquila no momento da transição definitiva”, explica. 

Além do subsecretário, participaram do bate-papo a superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial, Virgínia Lopes, a diretora da Central de Projetos em Logística e Patrimônio e coordenadora do Projeto CCC, Michele Kinoshita, e a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Letícia Pretti. 

Módulo Gestão de Demandas

A coordenadora do Projeto CCC, Michele Kinoshita, destacou que a construção do módulo Gestão de Demandas teve como premissa a integração com demais módulos do Portal de Compras MG, com vistas a minimizar retrabalho, facilitar e simplificar o acesso e a utilização pelos órgãos e entidades. 

“Será possível fazer o acompanhamento dos serviços prestados pelo futuro CCC, com informações sobre em qual unidade a demanda se encontra, quem é o responsável e em que situação está; além de interagir via chat com a equipe da unidade centralizadora. Outro ponto positivo é poder gerenciar as atividades da própria equipe do futuro CCC, que contará com aproximadamente 440 pessoas. Esta é uma forma de distribuir melhor as atividades e atender todos os serviços nos prazos acordados”, salientou.  

A especialista Letícia Pretti demonstrou, de forma exemplificativa, como se dará o acompanhamento de uma demanda. “Isso ajuda a visualizar melhor como o sistema vai auxiliar na interação entre o futuro CCC e órgão ou entidade demandante. O exemplo dado foi o de pregão eletrônico, escolhido por se tratar da modalidade mais utilizada no Estado nas licitações. É possível ver os atores envolvidos, órgão ou entidade demandante, a situação da demanda e em qual fase ela está e também as atividades que ocorrem ao longo de cada situação”.  

Bate-papo

Se você perdeu o 7° Bate-papo do Projeto CCC, acesse o canal do Youtube da Seplag. E para visualizar, na íntegra, a apresentação do Módulo Gestão de Demandas, clique aqui

Projeto Centro de Compras Compartilhadas

O Projeto do Centro de Compras Compartilhadas (CCC) foi iniciado em outubro de 2019, com o objetivo de ampliar a centralização de compras no Estado e melhorar os processos de compras públicas.

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