Projetos da Lei Incentivo levam esporte a 300 jovens

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Projetos da Lei Incentivo levam esporte a 300 jovens na RMBH

Atividades de basquete, futsal, handebol, vôlei e skate contemplam estudantes de Contagem e São José da Lapa

 

Com recursos provindos da isenção fiscal via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte – mecanismo da Secretaria de Estado de Esportes –, dois importantes projetos esportivos, realizados nas cidades de São José da Lapa e Contagem, no Território Metropolitano, entram em seu segundo ano de execução com bons resultados de inclusão socioesportiva.

Realizados pela Associação de Cultura, Esporte e Lazer Movimenta Brasil, o Geração Esporte e o Xis Game, apoiados pela Empresa Industrial de Mineração Calcária LTDA (EIMCAL) e pela Telemar Norte Leste S/A, respectivamente, colheram resultados satisfatórios desde o início e agora têm pela frente mais 12 meses de atividades.

Em 2016, o Geração Esporte levou conhecimento e prática de modalidades esportivas para crianças e jovens do município de São José da Lapa. As aulas eram ministradas em quatro escolas públicas no contraturno escolar, com turmas no período da manhã e da tarde.

Segundo Marcelo Jaques, coordenador do projeto, o Geração Esporte auxiliou bastante no dia-a-dia dos estudantes. “Os jovens de São José da Lapa ainda carecem muito de um contato com o esporte e, com a ajuda do programa, eles tiveram uma grande oportunidade de ter uma vivência esportiva na rotina escolar deles, uma coisa que não tinham antes”, diz.

Jaques ainda relata que, quando o projeto começou a ser executado, o objetivo era fazer um trabalho de base com as crianças e adolescentes inscritos, levando a eles a prática de diferentes modalidades.

Já no segundo ano do Geração Esporte, a meta é continuar com as turmas de iniciação e criar turmas de especialização esportiva, formadas por estudantes que se destacaram em alguma das modalidades oferecidas no primeiro ano da iniciativa. A expectativa é de que, ao todo, 180 alunos de 7 a 17 anos participem das atividades de basquete, futsal, handebol e vôlei.

“Nosso intuito agora é apresentar uma formação a estes jovens, para que seja possível fazer do esporte uma carreira de atleta de basquetebol, de handebol, voleibol ou até mesmo, o futsal”, diz o coordenador. Ele acrescenta que, graças ao projeto, alguns alunos chegaram a fazer testes no Minas Tênis Clube.

Para participar do Geração Esporte é necessário que o aluno compareça, acompanhado dos pais, a uma das escolas participantes em São José da Lapa – E.M. Filhinha Gama, E.M. Odete Rodrigues, E.M. Terezinha de Jesus e E.E. Beatriz Maria de Jesus – e preencha o formulário de inscrição.

As aulas acontecem entre segunda e sexta-feira, nos períodos da tarde e noite e têm duração de duas horas. Apesar de o projeto já ter iniciado as aulas, as inscrições continuam abertas até o fim da disponibilidade de vagas.

 

Esporte radical

Também executado pela Associação de Cultura, Esporte e Lazer Movimenta Brasil, o projeto Xis Games desenvolve oficinas de skate voltadas para jovens da cidade de Contagem, também no contraturno escolar. Assim como o Geração Esporte, o programa está no seu segundo ano e possibilita aos alunos terem um maior contato com os fundamentos da modalidade que agora faz parte dos Jogos Olímpicos.

“Aqui as crianças têm a oportunidade de aprender mais sobre o skate e também de experimentar o esporte com profissionais da área”, conta Marcelo Jaques, sobre a iniciativa que contempla 120 jovens de 7 a 17 anos.

As aulas têm duração de 1h30 e acontecem no Parque dos Mangabeiras e no Parque das Amendoeiras, locais reconhecidos pelos skatistas por suas pistas e disputas de campeonatos. Além das aulas, nos parques também são ministradas, aos sábados, oficinas de experimentação para que o aluno interessado possa ter uma noção de como o Xis Games atua.

O projeto, cuja dimensão é social, tem como objetivo oferecer momentos de lazer e aprendizado para os estudantes inscritos. Além disso, o Xis Games fornece o material didático possibilitando aos jovens a oportunidade participar de campeonatos que dão a eles visibilidade para, assim, construírem uma carreira como skatista.

Como o Geração Esporte, o Xis Games já iniciou seus trabalhos, mas as inscrições continuam abertas. Para participar, o estudante precisa, junto aos pais, preencher o formulário de inscrição em um dos parques participantes. As aulas acontecem às terças e quintas no Parque das Mangabeiras, nos períodos da manhã e tarde, e às quartas e sextas no Parque das Amendoeiras, com turmas no começo da tarde até a noite.

Mais informações sobre as duas iniciativas podem ser obtidas pelo e-mail contato@movimentabrasil.org ou pelo telefone (31) 3567-6552.

 

O Minas Esportiva Incentivo ao Esporte

Por meio do programa de fomento à prática esportiva, 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Governo de Minas Gerais podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas.

Desde 2013, quando a Lei Nº 20.824 que regulamenta a ação foi sancionada, foram aprovados 488 projetos que proporcionaram benefícios tanto para a população atendida quanto para as empresas apoiadoras.

Desse total 142 projetos já foram executados ou estão em execução com recursos captados que ultrapassam os R$ 40 milhões. Já são mais de 76 mil beneficiários entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de 56 municípios mineiros.

Saiba mais em: www.incentivo.esportes.mg.gov.br.