PIB de Minas Gerais cresce 1,7% no segundo trimestre de 2017

PIB de Minas Gerais cresce 1,7% no segundo trimestre de 2017

A economia de Minas Gerais voltou a crescer no segundo trimestre de 2017. Após ficar estável no primeiro trimestre, interrompendo uma sequência de oito trimestres consecutivos com variação negativa. A expansão apresentada no segundo trimestre de 2017 foi de 1,7%, em termos reais, em relação ao trimestre anterior, considerando a análise da série com ajuste sazonal.

Os dados são parte do produto Indicadores FJP – PIB trimestral de Minas Gerais, 2° Trimestre/2017, divulgado nesta segunda-feira pela Fundação João Pinheiro (FJP).

O PIB brasileiro, no mesmo período e na mesma base de comparação, expandiu 0,2% de acordo com o Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE).

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, comemorou os resultados. “É importante ver a economia do Estado crescer para que possamos melhorar os serviços prestados. Vamos continuar trabalhando para diversificar a economia mineira e reduzir a dependência de commodities”, disse.

A alta foi puxada pelo setor de serviços, com resultado positivo de 0,5%. Agropecuária (-0,2%) e indústria (-0,1%) tiveram números levemente negativos. A queda da agropecuária - após dois trimestres de alta - foi puxada pela retração na produção de café arábica. Já na indústria, a explicação vem da retração da indústria extrativa mineral. Já a de transformação, que já havia apresentado sinal de recuperação no primeiro trimestre de 2017, em comparação com o trimestre imediatamente anterior, voltou a registrar desempenho positivo.

No setor de serviços, principal responsável pelo crescimento do PIB mineiro no segundo trimestre de 2017, ao lado da indústria de transformação, destaca-se recuperação mais intensa do subsetor de comércio (1,4%).

Acumulado no ano de 2017

Nos dois trimestres de 2017, o PIB mineiro cresceu 0,2%, em relação ao mesmo período de 2016. Nesta base de comparação, as atividades agropecuárias tiveram melhor desempenho (expansão de 6,5%). O setor industrial registrou retração (1,0%), mesmo com a recuperação do subsetor de indústria extrativa mineral (crescimento de 10,4%), que contrasta com a retração de 8,0% da indústria de construção civil, de 3,9% do subsetor de energia e saneamento, e de 0,5% na indústria de transformação. O setor serviços apresentou resultado nulo, com variação positiva no subsetor de transportes compensado pela variação negativa nas demais atividades.

Valores Correntes

Com a conclusão dos aperfeiçoamentos metodológicos no cálculo do PIB trimestral de Minas Gerais, colocando-o plenamente integrado ao Sistema de Contas Regionais na referência 2010, tornou-se possível a divulgação dos valores correntes setoriais do valor adicionado (agropecuária, indústria e serviços) e do PIB mineiro a partir do novo ano de referência (2010). O PIB mineiro no segundo trimestre de 2017 totalizou R$ 145,8 bilhões. O valor adicionado da agropecuária registrou R$ 13,0 bilhões; da indústria R$ 30,2 bilhões e dos serviços R$ 85,3 bilhões, conforme a tabela 2, abaixo.