Primeira unidade do Programa UAI Compartilha é inaugurada em Leopoldina

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

Iniciativa é resultado de parceria entre o Governo de Minas e a prefeitura do município. Cerca de 200 mil pessoas serão beneficiadas em Leopoldina e em outras 12 cidades vizinhas  

Foi inaugurada na cidade de Leopoldina, nesta quinta-feira (9/12), a primeira unidade de atendimento do programa UAI Compartilha, uma iniciativa do Governo de Minas, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a prefeitura do município. A unidade irá beneficiar uma população de aproximadamente 200 mil pessoas em Leopoldina e outras 12 cidades vizinhas com diversos serviços públicos no modelo de gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do Estado. 

A estimativa é que a unidade realize cerca de 21.000 atendimentos por ano, disponibilizando serviços como emissão de documentos, prova eletrônica de legislação, licenciamento de veículos, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros. 

Por meio do UAI Compartilha, a Seplag fornece todas as orientações e expertise necessárias ao município para implementação e manutenção de uma central de atendimento, como sistema de funcionamento e gerenciamento de filas, além de fazer a articulação com os órgãos responsáveis pelos serviços para disponibilização de atendimento no local.  O município, por outro lado, assume os custos com implantação e custeio da unidade.  

“Esse é um modelo inovador, porque o governo precisa levar seus serviços para todo o estado, e nós somos 853 municípios. Então essa parceria com os municípios é fundamental. É o governo ajudando, apoiando, fornecendo treinamentos, e a prefeitura fazendo a gestão e a operação da unidade”, ressaltou o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, durante a inauguração. 

Eficiência 

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, destacou que os serviços serão prestados na unidade de maneira fácil e inovadora e que a iniciativa é um marco para o Governo de Minas e para a cidade. 

“Esse é um projeto que vem sendo sonhado desde o início dessa gestão e ele atende algumas diretrizes que o governador Romeu Zema nos colocou, de trabalhar de forma parceira com as prefeituras e de buscar levar o governo para mais perto das pessoas. Fazer um governo que, de fato, leve melhorias para a vida do cidadão mineiro. E é isso que nós estamos fazendo hoje. Esse projeto só é possível porque realizamos em conjunto com a prefeitura, de maneira pioneira, e trazendo para a população de Leopoldina serviços que antes ficavam, algumas vezes, a 60 quilômetros de distância”, afirmou a secretária Luísa Barreto.  

O prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, celebrou a parceria com o Governo de Minas e o pioneirismo da cidade na implementação da central de atendimento. 

“Essa unidade representa para Leopoldina um passo significativo, porque é a primeira de Minas Gerais e será um paradigma para outras cidades. Nossa equipe foi até Belo Horizonte ser capacitada e recebeu treinamentos de grande eficiência para que pudesse desenvolver com zelo, competência e qualidade as atribuições que nos foram delegadas. Hoje estamos dando um exemplo de interiorização e desenvolvimento, de facilitação da vida do cidadão simples, que terá condições de resolver em um único lugar todas as suas demandas”, destacou o prefeito. 

Minas Gerais conta, agora, com 32 UAIs, distribuídas em diferentes localidades. Antes, a unidade mais próxima a Leopoldina era a de Muriaé, a 64 quilômetros de distância.  

UAI Compartilha 

O UAI Compartilha foi lançado pelo Governo de Minas em 2019 e faz parte do Programa Estratégico Minas Atende. Além de Leopoldina, que teve a primeira unidade do UAI Compartilha inaugurada, a Seplag possui convênios assinados com mais dez municípios. Outras 24 cidades também já realizaram peticionamento para adesão ao programa.  

Os municípios interessados em implantarem uma central de atendimento no mesmo modelo de gestão das UAIs devem realizar o peticionamento eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG). As instruções estão disponíveis aqui