Sei!MG - Perguntas e Respostas

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Atualizado em: 
Como acessar o sistema

Diariamente os servidores deverão acessar o site sei.mg.gov.br   

Login: CPF do servidor

Senha: Caso o servidor ainda não tenha senha no sistema, deverá entrar no site sei.mg.gov.br e entrar na funcionalidade “Esqueceu sua senha?”. Caso não receba a sua senha favor enviar um e-mail para atendimentosei@planejamento.mg.gov.br.

Treinamento

Os treinamentos serão ofertados em turmas conforme a demanda. Para solicitar treinamentos para seus usuários, cada área deverá encaminhar o pedido para atendimentosei@planejamento.mg.gov.br, informando a quantidade de pessoas. Para dúvidas pontuais sobre as funcionalidades do sistema favor entrar em contato, primeiramente, com os multiplicadores do Sei!MG da Seplag, identificados pela placa vermelha em suas estações de trabalho.

Tipos de documentos

No SEI!MG existem vários tipos de documentos cadastrados que podem ser utilizados pelas diversas áreas.

Caso a sua área tenha um documento específico favor solicitar pelo atendimentosei@planejamento.mg.gov.br

O que não entra no SEI!MG

• Processos e documentos Sigilosos (Ver lei de acesso a informação – LAI – Lei nº 12.527/2011);

• Processos de diárias de viagem – Esses processos já tramitam no sistema SCDP;

• Controle de Frequência e férias – Esses documentos estão sendo trabalhados no Ponto Digital;

• Processos de Execução de Despesas (pagamento): Por enquanto devem tramitar fisicamente. Está sendo construído o processo de ateste eletrônico de notas fiscais. Em breve serão dadas novas orientações sobre esses processos.

• Processos de Pessoal: Por enquanto devem tramitar fisicamente. Em breve serão dadas novas orientações sobre esses processos.

Fluxo padrão de tramitação de documentos externos

• Os documentos enviados para a Seplag serão digitalizados pela equipe de protocolo do CSC e serão enviados, via Sei!MG, para os pontos focais indicados pelas subsecretarias e assessorias formais.

• Os pontos focais na Seplag irão receber, em um único processo do Sei!MG, todos os documentos digitalizados naquele dia. Esses servidores terão permissão exclusiva para alterar a vinculação do documento ao processo. Deverão, assim, extrair os documentos desse processo macro e criar processos novos, específicos para cada documento/assunto ou vincular o documento a um processo já criado anteriormente, caso trate do mesmo assunto ou demanda.

• Documentos a serem enviados para unidades externas à Seplag, que não utilizam o SEI!MG, devem ser enviados preferencialmente por e-mail, solicitando ao destinatário que acuse o recebimento do mesmo. Em casos excepcionais, os documentos podem ser impressos do SEI!MG e encaminhados fisicamente ao órgão destinatário, evitando-se a produção de cópia para arquivo no setor, uma vez o documento ficará arquivado no sistema como documento original. Ressalta-se que para remetê-lo fisicamente, deverá ser feito o Siged.               

 Orientações para tramitação de documentos internos

• O que fazer se chegar um documento físico em meu setor e ele tiver sido elaborado por outro setor da Seplag depois desta data? 
R: Neste caso, deve-se devolver o documento ao setor que o elaborou e solicitar que a sua tramitação seja realizada por meio do Sei!MG.

• O que fazer se chegar um documento físico em meu setor e ele tiver sido elaborado por outro órgão ou unidade externa da Seplag?
R: Em regra, os documentos físicos devem ser recebidos pelo protocolo do CSC haja vista que possuem alta resolução na digitalização e criam uma autenticação digital no documento. Caso chegue algum documento físico externo, por exemplo, no caso de documentos trazidos pessoalmente por algum interlocutor, o servidor poderá recebe-lo e entregá-lo no CSC para que realizem a digitalização do documento e já procedam com o arquivamento do documento original. Uma outra opção, nesses casos, é o próprio servidor da Seplag digitalizar o documento, inseri-lo no Sei, anotar, na via física do documento, o nº do processo e nº do evento gerados pelo Sei e entregá-la no Apoio Administrativo. O Apoio irá encaminhar a via física ao protocolo do CSC, para arquivamento.

Recuperando processos concluídos

• O Acompanhamento Especial permite que um processo público ou restrito, que já tenha tramitado pela unidade, permaneça sempre visível para ela, possibilitando a verificação de trâmites posteriores e atualizações de maneira ágil. Colocando um determinado processo em "Acompanhamento Especial", esse processo poderá ser concluído, mas será sempre encontrado na opção “Acompanhamento Especial” do menu à esquerda da tela, sem a necessidade de buscá-lo novamente pela ferramenta de pesquisa.

• Os Blocos Internos servem para organizar conjuntos de processos que possuam alguma ligação entre si. É uma organização interna somente visível pela unidade que a realizou. Esses processos também poderão ser concluídos que se manterão acessíveis para os usuários na opção “Blocos Internos” do menu à esquerda da tela.