Inovação na Gestão Pública

A Inovação na Gestão Pública do Estado de Minas Gerais consiste no desenvolvimento de iniciativas, alinhadas à estratégia governamental, que agregam valor público às atividades dos órgãos, autarquias e fundações do Poder Executivo Estadual, buscando utilizar a prática da inovação como alternativa para melhorar a prestação de serviços. A Política de Inovação na Gestão Pública do Estado de Minas Gerais é coordenada pela Diretoria Central de Articulação e Apoio a Projetos Inovadores – DAAPI, da Superintendência Central de Inovação e Modernização Institucional – SCIM, que é vinculada à Subsecretaria de Gestão e Apoio às Políticas Estratégicas.

A DAAPI tem como competência subsidiar a implantação de projetos e iniciativas de inovação na gestão pública, bem como articular e apoiar o desenvolvimento de políticas públicas estratégicas e inovadoras. Como suporte metodológico para o trabalho, a equipe desenvolveu o Guia para Inovação na Gestão Pública que busca disseminar metodologias e ferramentas para criar, identificar, estruturar e implementar ideias inovadoras, apoiando os gestores públicos na promoção da inovação, com vistas à entrega contínua de melhores resultados.

Nesse sentido, a equipe realiza a transformação de serviços e políticas públicas, em parceria com diferentes órgãos e entidades do Poder Executivo estadual, por meio da utilização de abordagens de inovação na gestão pública, com destaque para o Design Thinking e o Gerenciamento Ágil.

 

Conheça mais sobre a abordagem Design Thinking

 

O Design Thinking é uma abordagem utilizada para solução de desafios a partir da criação ou da melhoria de um produto ou serviço com foco no usuário. As etapas de aplicação dessa abordagem estão retratadas na figura abaixo. A DAAPI apoia as demais equipes na aplicação de todas as etapas do ciclo, sendo que algumas delas são operacionalizadas em oficinas facilitadas diretamente pela equipe DAAPI, após análise de viabilidade e alinhamento com os interessados.

 

Etapas para aplicação da abordagem Design Thinking

 

 

Além do apoio direto a diversos projetos e iniciativas de inovação alinhados à estratégia governamental, a DAAPI dissemina a Metodologia para Inovação na Gestão Pública por meio de palestras, cursos, tutorias e atividades lúdicas e interativas.

 

 

Nossa atuação...

 

Facilitação de Oficinas

Planejamento, preparação e condução de oficinas de inovação voltadas para a geração e prototipação de ideias e propostas de soluções, de forma colaborativa, para desafios do setor público. Nas oficinas são utilizadas diversas abordagens e ferramentas de gestão da inovação com destaque para aquelas integrantes do Guia para a Inovação da Gestão Pública.

Tutoria em Oficinas

Apoio técnico e metodológico para a realização de oficinas de inovação no setor público e para aplicação de abordagens e ferramentas de gestão da inovação integrantes do Guia para a Inovação da Gestão Pública.

Gestão de Projetos Inovadores

Estruturação e gerenciamento de projetos inovadores e estratégicos por meio da aplicação de abordagens e ferramentas de gestão da inovação como o Canvas de Estruturação de Projetos Inovadores e a Abordagem Ágil de Gerenciamento de Projetos, dentre outras constantes no Guia para a Inovação da Gestão Pública.

Jogos de Inovação

Os Jogos de Inovação são formas totalmente inovadoras, desenvolvidas pela DAAPI, de aplicação e disseminação da metodologia de inovação na gestão pública. Eles consistem na condução de atividades lúdicas e interativas para solução de desafios do setor público e disseminação de conhecimentos sobre abordagens e ferramentas de gestão da inovação, especialmente aquelas constantes no Guia para a Inovação da Gestão Pública.  Os Jogos permitem a absorção e a operacionalização dos fatores chave para a inovação na gestão pública de forma descontraída, sendo ideais para a disseminação do conteúdo em contextos diversos que valorizem a ludicidade.

Cursos

Realização de curso sobre fundamentos, abordagens e ferramentas do Guia para Inovação na Gestão Pública. O curso auxilia, de maneira prática e objetiva, os servidores a inovarem no seu ambiente de trabalho, oferecendo ferramentas e metodologias de criação, captação e desenvolvimento de ideias, bem como sua implantação enquanto projetos inovadores. Dentre as ferramentas e metodologias abordadas, destacam-se Design Thinking/Sprint, Canvas, Kanban e Gerenciamento Ágil de Projetos. O curso está estruturado nas seguintes etapas:

Entender a Inovação: Aprender os principais conceitos; conhecer o ecossistema de inovação; Gerar Valor com Abordagens Inovadoras: Definir um desafio; mapear atores relevantes; observar e entender os atores; redefinir o desafio inicial; criar ideias; selecionar ideias; testar/prototipar soluções; Estruturar Projetos Inovadores: Definir e organizar os principais elementos de um projeto inovador; priorizar projetos inovadores; Gerenciar Projetos Inovadores: Entender as diferenças entre as Abordagens Tradicional e Ágil de Gerenciamento de Projetos; planejar projetos inovadores; acompanhar projetos inovadores.

Palestras

Realização de palestras sobre inovação na gestão pública em contextos diversos (eventos, seminários, cursos, etc), apresentando o conteúdo teórico sobre a temática e as experiências da equipe no desenvolvimento das oficinas, projetos e demais áreas de atuação, bem como o conteúdo do Guia para a Inovação da Gestão Pública.

    Em 2018...

     

    Oficinas realizadas

     

    Apoio aos municípios

    Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos atender às demandas municipais relativas aos serviços do Estado por meio do Grupo de Trabalho de Apoio aos Municípios - GTAM? As ideias geradas subsidiaram a construção do planejamento estratégico do GTAM.

    Transporte público e mobilidade urbana

    Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos melhorar o transporte público de forma que os cidadãos de BH tenham garantida uma mobilidade urbana adequada? A atividade teve como objetivo desenvolver um aprendizado prático teórico junto aos alunos do curso superior em Administração Pública da Fundação João Pinheiro.

    Desfazimento de carteiras e cadeiras escolares

    Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos simplificar o processo de desfazimento de carteiras inservíveis para que os diretores e gestores de patrimônio deem uma melhor destinação para estes bens? A atividade desencadeou o desenvolvimento de um decreto que facilita o desfazimento de carteiras, notadamente, simplificando o processo de doação.

    Capacitações para servidores estaduais e municipais

    Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Qual a melhor forma de disponibilizar cursos e capacitações para servidores estaduais e municipais? A atividade gerou protótipos do site para disponibilização de cursos EAD.

    Evento de 1 ano da Comunidade de Simplificação

    Geração de ideias para a realização de um evento sobre simplificação e inovação na Gestão Pública estadual. A partir das soluções apresentadas promoveu-se a I Jornada da Inovação, em comemoração a um ano da Comunidade de Simplificação.

    Emissão de Carteira de Identidade

    Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como emitir Carteira de Identidade para os cidadãos de forma eficiente?​

    Integridade nas Licitações e Contratações

    Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: O que podemos fazer para que agentes públicos, fornecedores e cidadãos promovam a ética, integridade e transparência nas licitações e contratações?​

    Serviços públicos mais simples, ágeis e eficazes​

    Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos aprimorar os serviços prestados pelo Estado para que eles sejam disponibilizados ao cidadão de forma mais simples, ágil e eficaz? A oficina integrou a programação da 1ª Jornada da Inovação - Comemoração de um ano da Comunidade de Simplificação.

    Integração de dados para simplificação de serviços públicos

    Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos integrar dados e informações dos órgãos/entidades do Estado para que os serviços públicos sejam prestados de forma mais simplificada? A oficina integrou a programação da 1ª Jornada da Inovação - Comemoração de um ano da Comunidade de Simplificação.

    Cidadania para recém-nascidos

    Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos aumentar o número de registros de nascimento nas Unidade Interligadas para que os bebês tenham a cidadania garantida? Os resultados da oficina desdobraram-se na alteração do formulário do Re-civil e apontaram para a necessidade de fortalecer as iniciativas de divulgação da existência e localização das UIs hoje em Minas Gerais, bem como das orientações para acessar esse serviço, notadamente, em relação à documentação necessária.

    Execução de Convênios de Entrada

    Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos apoiar os órgãos para que reduzam a quantidade de recursos devolvidos pela não execução de convênios de entrada? A discussões contribuíram para definição de um novo formato para acompanhamento de convênios de entrada junto aos órgãos.

    Procedimentos relacionados às Emergências Ambientais

    Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos otimizar os procedimentos internos relacionados ao tratamento de emergências ambientais? A partir das discussões da oficina foram desenvolvidos planos de ação para a implementação de melhorias através de ciclos rápidos (sprints).

    Qualidade do serviço da Farmácia de Todos

    Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos melhorar a qualidade do serviço da Farmácia de Todos? A oficina contribuiu para a geração de ideias a serem implementadas no Projeto de Melhoria da Farmácia de Todos através de ciclos rápidos (sprints).

    Qualidade de vida da População de Rua

    Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para desafios afetos à qualidade de vida da população em situação de rua. Um dos desafios pautou, por exemplo, o direito à habitação, trabalhando com o desafio: Como podemos oferecer moradia para a população de rua garantindo aos beneficiados condições de renda para se manterem e superando o modelo de acolhimento institucional?

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