Comunidade de Simplificação

A Comunidade de Simplificação é uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e tem por objetivo congregar servidores que desenvolvam ou tenham interesse em desenvolver iniciativas voltadas para a desburocratização, modernização e inovação na gestão pública do Estado. 

Lançada em 29 de agosto, de 2017, a Comunidade de Simplificação é um espaço de fomento e fortalecimento da inovação e desburocratização, e conta atualmente com cerca de 985 membros, sendo eles servidores das diversas instituições estaduais. 

Nesse sentido, a proposta da Comunidade é que a Seplag atue provendo suporte, coordenando ações e espaços, e que seja fortalecido nos órgãos e entidades o protagonismo nas iniciativas de inovação e simplificação.

A Comunidade pretende utilizar espaços físicos e virtuais, garantindo maior capilaridade e a possibilidade de participação de servidores lotados em todos os Territórios de Desenvolvimento do estado. Para isso, utiliza a plataforma de participação social do Governo do Estado, o Participa.MG. No portal, há espaço para fóruns de discussão, debates sobre temas específicos, apresentação de documentos, cases, metodologias e ferramentas que possam contribuir para o desenvolvimento das ações de simplificação e inovação. 

Dentre as principais entregas/resultados promovidos por meio da Comunidade de Simplificação até o momento constam: nove eventos realizados (entre workshops, palestras, mesas redondas, etc.), com participação de mais de 821 servidores; duas capacitações em Gestão de Processos; 14 oficinas de ideação e prototipagem junto 13 instituições estaduais, utilizando abordagens e ferramentas de inovação. As oficinas envolveram 262 servidores e estudantes da FJP e permitiram a geração de 1049 ideias e 29 protótipos de solução para desafios do Estado em diferentes temáticas.

Outra ação importante foi o lançamento da Coletânea de Inovação e Modernização na Gestão Pública, durante a 1ª Jornada da Inovação. Composta por três livros (1 Guia para Inovação na Gestão Pública; 2 Guia para Gestão de Processos; e 3 Guia para Modelagem de Estruturas Organizacionais), a Coletânea é uma iniciativa inédita de compilação de metodologias inovadoras voltadas para a realidade do setor público.

 

“A desburocratização é uma orientação do Governo. Muitas vezes é difícil para um órgão central ouvir e captar as necessidades das várias secretarias e vários órgãos, este é o nosso esforço. A missão da equipe da Seplag é expandir esta ideia generosa e forte da simplificação. A palavra é forte o suficiente e mostra que precisamos o tempo todo pensar o que podemos e devemos fazer para melhorar nossa ação tendo como foco o cidadão. Ter o foco no cidadão e na cidadã é um esforço que tem que nos tencionar o tempo todo dentro da burocracia. Muitas vezes as ideias são tecnologicamente e institucionalmente simples e só precisam ser implantadas” - Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães

 

Para participar da Comunidade de Simplificação, basta fazer seu cadastro no link  www.simplificacao.mg.gov.br ou solicitar acesso pelo e-mail simplificacao@planejamento.mg.gov.br .