Seplag apresenta iniciativas inovadoras do Governo de Minas em Semana de Inovação da Enap

Evento acontece de forma on-line entre os dias 16 e 19 de novembro

Servidores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) participarão, entre os dias 16 e 19 de novembro, da sexta edição da Semana de Inovação organizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), onde apresentarão projetos inovadores do Governo de Minas. O evento on-line reunirá mais de 150 palestrantes nacionais e internacionais. Interessados em assistir as apresentações, que são gratuitas,  devem se inscrever neste link

A Seplag marca presença em seis atividades, com oito palestrantes. O evento, que também tem realização do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Faculdade LatinoAmericana de Ciências Sociais (Flacso), inclui palestras, oficinas, mesas redondas, cursos, entre outras atrações que envolvem mais de 100 instituições.

A superintendente Central de Inovação e Modernização da Ação Governamental da Seplag, Ana Flávia Morais, destaca a importância da participação no evento. “É uma oportunidade para nos conectarmos e aprendermos com outros atores sobre o que tem acontecido no âmbito da inovação no país e no mundo, ao mesmo tempo em que podemos, também, mostrar as boas práticas que estamos realizando no Governo de Minas e como estamos trabalhando para promover a inovação da gestão pública no Estado”, afirma Ana Flávia.

Inovação em Minas

Ana Flávia participará do painel “Reestruturando portais de governo a partir da experiência do cidadão”, juntamente com o diretor Central de Atendimento Eletrônico, Damião Rocha. Uma das pautas será o Lab.mg, laboratório de inovação do Governo de Minas, lançado em outubro pela Seplag e pela Fundação João Pinheiro.

Outra iniciativa do Governo de Minas que será apresentada na Semana de Inovação é o UAI Virtual.  O projeto foi lançado durante a pandemia de Covid-19, em junho, para garantir atendimento remoto a serviços oferecidos nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), como o cadastro para requerimento de seguro-desemprego.

“Contaremos como foi desenvolver a ferramenta de atendimento ao cidadão por meio de videoconferência, uma iniciativa que tem como principal objetivo manter as UAIs próximas do cidadão, mesmo que à distância”, explica a diretora Central de Atendimento Presencial, Christiane Lazzarotti, que estará no Palco Holofote com a apresentação “UAI Virtual – a tecnologia de atendimento remoto voltada para a prestação de serviços públicos”.

No painel “Marketplace já: a transformação digital das compras públicas está logo ali”, os servidores do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) Virgínia Bracarense e Lucas Pedersoli trarão reflexões sobre compras públicas mais eficientes, ágeis e simples, que buscam melhorar a experiência dos compradores internos do Estado e dos fornecedores, destacando como as iniciativas podem garantir transparência, economia e desburocratização aos processos de aquisição.

Virgínia participará, ainda, do painel “A administração como usuária dos próprios serviços? - A construção colaborativa quando o usuário não é o cidadão”, juntamente com a diretora Central de Inovação da Ação Governamental, Isabela Tolentino, que também trará a experiência do Lab.mg.

“Temos várias possibilidades de rever processos e serviços internos da administração e queremos trazer o servidor e aqueles que serão impactados pelas mudanças para conversar sobre ideias, problemas e, assim, desenhar melhores soluções, porque a administração que funciona internamente melhor também presta serviços públicos de mais qualidade. Vamos dialogar e pensar em possibilidades, compartilhar experiências, com a finalidade de construir um futuro melhor, um Estado melhor, uma sociedade melhor. O compartilhamento de todas essas vivências é um dos principais caminhos que nós temos para alcançar a inovação” ressalta Virgínia.

O Minas Comunica II, programa do Governo de Minas que que levou telefonia móvel a 707 distritos mineiros e beneficiou uma população de 1,17 milhão de pessoas, será apresentado pelo subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços, Rodrigo Diniz Lara. Já a diretora Central de Simplificação e Modernização Institucional, Amanda Dias, falará sobre a experiência de Minas na transformação de serviços durante a apresentação “Mapas de Transformação de Serviços - impulsionando a transformação digital em Minas Gerais.

Confira a programação completa de apresentações da Seplag:

- Painel: A administração como usuária dos próprios serviços? - A construção colaborativa quando o usuário não é o cidadão.
Isabela Tolentino (Seplag), Virgínia Bracarense (Seplag), Guilherme Almeida (Enap) e Vitor Fazio (Prefeitura de São Paulo)
Data: 17/11
Horário: 14h às 15h50

- Palco Holofote: Minas Comunica II - Telefonia móvel para os distritos mineiros.
Rodrigo Diniz Lara (Seplag)
Data: 17/11
Horário: 17h20 às 17h35

- Palco Holofote: Mapas de Transformação de Serviços - impulsionando a transformação digital em Minas Gerais.
Amanda Dias (Seplag)
Data: 18/11
Horário: 16h40 às 16h55

Palco Holofote: UAI Virtual – a tecnologia de atendimento remoto voltada para a prestação de serviços públicos.
Christiane Lazzarotti (Seplag)
Data: 18/11
Horário: 16h20 ÀS 16h35

Painel: Marketplace já: a transformação digital das compras públicas está logo ali.
Virgínia Bracarense (Seplag) e Lucas Pedersoli (Seplag)
Data: 19/11
Horário: 08h às 09h50

Painel: Reestruturando portais de governo a partir da experiência do cidadão.
Ana Flávia Morais e Damião Rocha (Seplag), Jean Duarte e Gabriela Martins (Prefeitura de Belo Horizonte), Vitor Fazio e Martina Bergues (Prefeitura de São Paulo)
Data: 19/11
Horário: 08h às 09h50