Governo de Minas lança Laboratório de Inovação

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

LAB.mg foi apresentado em evento virtual nesta quinta-feira (14/10) 

Realizar projetos inovadores que contribuam para a resolução de desafios públicos e disseminar a cultura de inovação no governo estadual. É com esses objetivos que o Governo de Minas lançou, na tarde desta quarta-feira (14/10), o LAB.mg. A iniciativa foi apresentada em um evento on-line, transmitido para mais de 200 pessoas via YouTube. 

O Laboratório de Inovação, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Fundação João Pinheiro (FJP), oferece projetos de transformação de serviços e melhoria de processos, pesquisas de experiência do usuário, capacitações, palestras e outros produtos destinados à aprimorar as políticas públicas e a prestação de serviços aos cidadãos.

O secretário da Seplag, Otto Levy, participou da abertura da cerimônia e reforçou que a inovação é transformadora e, sobretudo, necessária. “Quanto mais desafiadora a situação, maior o efeito da inovação. Então, além de o Estado de Minas nunca ter precisado tanto quanto agora, a população mineira merece a melhoria dos serviços que a inovação pode proporcionar”, salientou Levy.

“Enquanto secretário, acho a iniciativa extremamente importante. O LAB.mg tem todo o meu apoio. Sei da importância da metodologia para alavancar resultados e conto muito com os produtos que serão fruto desse trabalho”, acrescentou o gestor.

A vice-presidente da FJP, Mônica Bernardi, lembrou do início da estruturação do laboratório e da relevância em uma construção feita em conjunto. “Com essa equipe incrível, que já estava toda estruturada na Seplag, fomos aos poucos discutindo essas ideias, construindo valores. Temos um governo cheio de desafios e possibilidades”, afirmou. 

Necessidade

A superintendente Central de Inovação e Modernização da Ação Governamental da Seplag, Ana Flávia Morais, explicou que, apesar de a equipe atuar na área de inovação há bastante tempo, os membros sentiam a necessidade de criar o próprio laboratório. Para a estruturação do LAB.mg, a equipe conversou com 18 iniciativas semelhantes, nacionais e internacionais, para compreender os modelos, se organizar e colocar em prática as metodologias e valores do Lab.

“É uma celebração por tudo que construímos até aqui. O laboratório pode contribuir na formulação e revisão de políticas públicas, na transformação de serviços, no aprimoramento de canais digitais e na melhoria de processos organizacionais. Além disso, atua para difundir a inovação e o potencial de transformação para que todos os servidores possam inovar no trabalho! Acreditamos que pode trazer mais eficiência para o Governo de Minas e mais qualidade para os serviços entregues aos cidadãos”, definiu. 

Roda de conversa

No lançamento, o escritor e pesquisador Caio Werneck apresentou brevemente o livro “Ciclos de vida de laboratórios de inovação pública”, do qual é coautor, e, em seguida, conduziu uma roda de conversa que tirou dúvidas e debateu sobre os benefícios desse tipo de iniciativa. Além do LAB.mg, o G.Nova – Laboratório de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) – e o IrisLab – Laboratório de Inovação do Governo do Ceará – estiveram presentes.

“Eu, que fui servidor de carreira, fico muito feliz de presenciar esse momento de criação do laboratório. Parabéns para todo mundo, especialmente à Mônica Bernardi, ao secretário Otto Levy, pela abertura, pois são elementos principais para uma iniciativa como essa, para levar adiante esse sonho grande que vocês estão plantando”, disse Werneck.

Para a diretora-central de Inovação da Ação Governamental da Seplag, Isabela Gontijo Tolentino, a interação entre instituições tão importantes é essencial. “Quando iniciamos as conversas, entramos em contato com 18 laboratórios de inovação de todo o mundo. Esse tipo de composição não era tão comum. Mas, no nosso caso, é um diferencial, pois conseguimos reunir o ensino e a pesquisa para conseguir melhores resultados”, destacou.

Representando o IrisLab, Jessika Moreira contou sobre os cerca de dez meses de ações do laboratório, os seus desafios, e aproveitou para parabenizar a boa aplicação das iniciativas mineiras. “Fico feliz de ver o tanto que vocês já fizeram, o tanto que já estão entregando e com a capacidade de transformar”, disse. “No nosso projeto estratégico, dentro do eixo de tecnologia, a partir da experiência de Minas, com o MG App – Cidadão, lançamos o Ceará App. São projetos que impulsionam a transformação digital”.

Coordenadora-Geral de Inovação do Enap, Marizaura Camões agradeceu a oportunidade de participar do lançamento do LAB.mg. “Estou muito orgulhosa de estar neste evento. Eu acho que essa é uma das missões do G.Nova: ajudar outros. Até que nos ultrapassem e a gente possa aprender junto. O bacana da inovação é que a gente sempre aprende. Não tem como ser diferente”, falou. “Desejo vida longa e muito sucesso. Tem muito desafio, muita aprendizagem”.

O LAB.mg

Formalizado com a publicação da Portaria Conjunta Seplag/FJP Nº 38 de 1º de setembro de 2020, o LAB.mg já vem realizando projetos e ações de disseminação da inovação para várias instituições do Estado desde 2019.

De acordo com a superintendente Ana Flávia, o foco é sempre no usuário.  “Acreditamos que seja fundamental compreender a perspectiva deles, as dificuldades e objetivos. Ouvindo o cidadão e a cidadã, conseguimos entender melhor o contexto em que vivem, para construir soluções que de fato atendam às necessidades e melhorem a experiência ao se relacionarem com o Governo”, salienta.

Entre os projetos já concluídos pelo laboratório estão os testes de usabilidade dos terminais de autoatendimento das Unidades de Atendimento Integrado (UAI); do canal Simplifique!, da Ouvidoria Geral do Estado; do Portal MG, site oficial do Governo de Minas; e de diversos serviços do aplicativo MG App. 

Já foram realizadas, também, oficinas de cocriação para reestruturação do monitoramento e avaliação de políticas públicas e da Gerência de Extensão e Relações Institucionais (Geri) da FJP, bem como para a melhoria do acesso à documentação básica, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

Outros projetos estão em andamento, como o apoio ao projeto do Centro de Compras Compartilhadas (CCC), a melhoria da experiência do usuário no Portal do Servidor e no site da Seplag, a revisão da Política de Desenvolvimento dos Servidores do Estado e a Melhoria da Gestão de Florestas Plantadas por meio da tecnologia blockchain.
O LAB.mg atua também no desenvolvimento de ações de disseminação da inovação para servidores e alunos, por meio de cursos e eventos para compartilhamento de metodologias e experiências. Desde 2019, já foram alcançadas mais de mil participações em cursos, oficinas e treinamentos.

Tags