Estado fomenta inovação e empreendedorismo

Estado fomenta o empreendedorismo e a inovação nas universidades mineiras

Programa Startup Universitário vai estimular a criação de empresas de tecnologia nas instituições de ensino superior. Envolvimento de professores e alunos é o pilar da iniciativa

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e o Programa Minas Digital, acaba de dar mais um passo na ampliação do ecossistema empreendedor mineiro. Foi publicado o edital e estão abertas as inscrições para o programa Startup Universitário, que vai incentivar o desenvolvimento do ecossistema de inovação nas instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas do estado.

A ideia é selecionar até 100 professores de graduação e pós-graduação que tenham interesse em desenvolver e impulsionar o ecossistema empreendedor universitário por meio de ações que também incentivem o protagonismo dos alunos. A iniciativa ainda prevê suporte às transferências de tecnologia e apoio a até 100 startups das IES (indicadas e orientadas pelos professores). O investimento previsto é de R$ 700 mil.

“O Startup Universitário, uma das ações do Minas Digital, irá gerar cultura empreendedora para professores de graduação e pós-graduação das universidades mineiras. Esse trabalho será importante para transferência de tecnologia e apoio aos projetos científicos”, destaca o secretário da Sedectes, Miguel Corrêa.

A IES interessada em receber o Startup Universitário deve manifestar interesse até 24 de novembro, encaminhando para contato@startupuniversitario.mg.gov.br uma declaração concordando com a inserção da instituição no programa e citando os professores interessados em participar do processo de seleção. Cada campus da IES poderá indicar até 4 professores para se inscreverem no Startup Universitário.

Os professores, por sua vez, devem preencher o formulário de inscrição disponível no site www.startupuniversitario.mg.gov.br até a mesma data. “O Governo de Minas Gerais tem trabalhado em diversas vertentes para fomentar o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação”, ressalta o secretário. A divulgação dos professores selecionados está prevista para 19 de Janeiro de 2018.

Destaca-se, ainda, que todas as IES com professores participantes no Startup Universitário poderão pleitear um Minas Digital Lab, espaço que visa transformar a instituição em um hub das ações de empreendedorismo e inovação da cidade onde se encontra. Ao todo, serão instalados 34 Minas Digital LABs nas IES, sendo um por município.

A íntegra do edital com os critérios para a inscrição das IES e dos professores está disponível em www.tecnologia.mg.gov.br/application/editais/edital/23.

Minas Inova

Será divulgado no dia 2 de novembro o resultado de outra iniciativa da Sedectes voltada à propagação da cultura empreendedora em território mineiro: o programa Minas Inova. A ação vai levar conhecimento de ciência, tecnologia e inovação para diferentes municípios do interior de Minas Gerais.

O programa vai atuar desde startups, microempreendedores em áreas de vulnerabilidade social até pequenas e médias empresas. Além de incentivar o desenvolvimento desses empreendedores, o Minas Inova vai conectar indivíduos que buscam troca de conhecimento em um grande centro local de empreendedorismo.

As ações estão divididas nas verticais: inovação disruptiva, inovação para micro e pequenas empresas, inovação social, potencialização digital e inclusão.

“Estamos investindo no empreendedorismo nas mais diversas vertentes, queremos mostrar ao povo mineiro que é possível inovar e criar novos pensamentos de economia criativa”, enfatiza o secretário Miguel Corrêa. O edital é voltado para prefeituras e entidades sem fins lucrativos.

Após seleção das instituições, a Sedectes irá atuar na criação dos espaços de trabalho compartilhado. O órgão participante deve disponibilizar um local de 180 metros quadrados, para disposição de computadores, banheiros e espaço para sala de reuniões. Toda a infraestrutura será por conta do Estado.

A íntegra do edital está disponível em www.tecnologia.mg.gov.br/application/editais/edital/21.