Minas Gerais agora tem serviços públicos integrados ao portal servicos.gov.br

A Rede Gov.br oferece aos governos de estado e prefeituras soluções digitais para simplificar a vida dos cidadãos brasileiros

Os mineiros já podem acessar informações sobre serviços do estado no portal de serviços do Governo Federal, serviços.gov.br. Com a integração entre as esferas federal e estadual da administração pública, os serviços públicos prestados pelo governo do estado de Minas Gerais aparecem lado a lado com os prestados pelo Governo Federal, e dos governos do Rio Grande do Sul, Alagoas e Paraná.

A integração faz parte das ações da Rede Nacional de Governo Digital, um ambiente de colaboração e troca de conhecimento para acelerar a transformação digital no setor público. Por meio da Rede Gov.br, estados e municípios podem contar com soluções digitais desenvolvidas no Governo Federal.

Uma dessas soluções tecnológicas é o próprio serviços.gov.br, que reúne informações sobre a prestação dos serviços públicos, mas oferece também ferramentas que permitem a solicitação, o acompanhamento e a avaliação dos serviços. Outra é a ferramenta de acesso único, que é utilizada desde janeiro de 2019 no aplicativo de serviços de Minas Gerais, o MG App – os cidadãos só precisam de um cadastro para acessar os serviços públicos estaduais ou federais.

Para o Superintendente Central de Governança Eletrônica do governo de Minas Gerais, Rodrigo Diniz Lara, a Rede Gov.br é um importante ambiente para troca de soluções inovadoras entre os entes federados, que vai auxiliar na transformação digital no setor público, com a integração entre os sistemas da administração pública federal e das outras esferas. "A iniciativa simplifica para o cidadão mineiro o acesso aos serviços públicos digitais das diversas esferas por meio de um login único que tem como chave o CPF", afirma.

Já o diretor Central de Gestão dos Canais de Atendimento Eletrônico, Damião José Rodrigues da Rocha, destaca que a integração dos serviços do governo de Minas ao portal de serviços do Governo Federal "é fundamental para expandir o acesso à essas informações bem como propiciar maior integração entre os entes de governo".

Rede Gov.br

Entre as soluções que podem ser compartilhadas no âmbito da Rede Gov.br está um catálogo de aplicações que facilitam a comunicação e troca de dados entre sistemas de diversos órgãos. Além de expandir o uso dessas plataformas criadas para atacar problemas comuns aos órgãos da esfera federal também para os estados e para os municípios, a Rede Gov.br pretende integrar o fluxo de informações entre as administrações federal, estaduais e municipais e, assim, reduzir a burocracia e ampliar a oferta de serviços públicos por meios digitais.