MG App incorpora ferramenta para registrar extravio de documentos e objetos

Por meio da nova funcionalidade, cidadão pode solicitar o boletim de ocorrência pelo smartphone

A Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais, lança, nesta sexta-feira (15/2), mais um serviço no aplicativo MG App. Agora, o cidadão também pode acessar a Delegacia Virtual via MG App para registrar a ocorrência de extravio de documentos e objetos. Antes, já era possível registrar boletins de acidentes de trânsito sem vítima.

O cidadão pode solicitar o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) sem a necessidade de ir presencialmente a uma unidade policial. Basta acessar o aplicativo e clicar no menu Delegacia Virtual. Após aceitar os termos de compromisso, um formulário deve ser preenchido com os dados solicitados e as informações serão analisadas pela Polícia Civil. Se os dados estiverem corretos, serão validados e o responsável pela ocorrência recebe o link do boletim por e-mail.

De acordo com o delegado e coordenador de sistemas da Polícia Civil, Breno Azevedo de Carvalho, a iniciativa agrega mais agilidade no atendimento ao cidadão e economia para o Estado. “Com o uso da tecnologia conseguimos reduzir custos de serviços para o Estado e, ao mesmo tempo, prestar um serviço com ainda mais qualidade e celeridade para o cidadão”, pontua.

Breno também enfatiza que uma equipe de policiais e analistas trabalha em esquema de plantão, atuando 24 horas na triagem dos registros recebidos e que o documento gerado via MG App pode ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio e outros fins. “É o mesmo conteúdo e tem o mesmo valor jurídico do boletim que é feito de forma presencial”, frisa o coordenador.

A nova funcionalidade está disponível para celulares Android e, brevemente, também será possível consultar em iOS.

MG App
O aplicativo já disponibiliza serviços online da Polícia Civil, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran), além de permitir acesso a endereços, telefones e horário de atendimento das principais unidades de prestação de serviços, como delegacias e escolas.

Com 400 mil downloads e 365 mil usuários cadastrados, o MG App é um aplicativo inédito e gratuito, lançado pelo Governo de Minas Gerais com o objetivo de facilitar o acesso a informações e serviços estaduais e facilitar a resolução de problemas e a busca por informações, de forma simples, rápida e moderna em celulares e outros dispositivos móveis. O aplicativo foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais – Prodemge.

Delegacia Virtual
A Delegacia Virtual está disponível no endereço delegaciavirtual.sids.mg.gov.br. No sítio eletrônico também é possível registrar ocorrências de extravio e de acidentes de trânsito sem vítima, além de outros, como de desaparecimento e localização de pessoas desaparecidas e de danos simples.