Servas leva dignidade para a população do Serro e região

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Caravana Servas leva dignidade para a população do Serro e região

Ação atendeu 23 instituições socioassistenciais da cidade histórica e de 18 municípios da região, todas indicadas pelas primeiras-damas locais

 

Ir mais longe para estar mais perto de quem mais precisa. Essa é a proposta do Servas que, desde 2015, sob a gestão da presidente Carolina Pimentel, tem levado um pouco mais de dignidade às pessoas que mais necessitam de acolhimento.

Nesta semana, a Caravana Servas cumpriu mais uma de suas missões. Na quinta-feira (16/11), esteve no Serro, primeiro município do país tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), bem no centro da Serra do Espinhaço, para levar um pouco mais de dignidade às pessoas que vivem naquela cidade e em mais 18 municípios localizados na região.

Nesta ação, o Servas atendeu demandas de 23 instituições socioassistenciais indicadas pelas primeiras damas das cidades. Foram entregues geladeiras, cadeiras de rodas e lâmpadas especiais para ajudar na educação do consumo de energia elétrica.

"O Brasil passa por um momento de crise muito grave, crise econômica, política e institucional. E eu sempre digo que quem mais sofre em momentos de crise como essa são as pessoas que mais precisam. Por isso estamos indo até essas pessoas para levar um pouco de dignidade, embora haja quem critique nossas ações e não consiga enxergar que o que fazemos tem feito um pouco de diferença na vida. Mas vamos continuar fazendo o nosso trabalho com muita serenidade e dedicação, estejam certos disso", afirmou Carolina Pimentel, em cerimônia realizada na Casa de Caridade Santa Tereza.

A presidente do Servas também previu tempos difíceis para a assistência social em 2018. Ela lembrou que o corte orçamentário para o setor anunciado pelo governo federal é de 98,05%.

"É um cenário desesperador, que vai incidir em demissões em massa, além do desmantelamento das bases estruturantes do Sistema Único de Assistência Social. Mas não vamos desanimar, tenho plena certeza que vamos vencer essa fase difícil", ressaltou.

Na oportunidade, Carolina Pimentel também conheceu as dependências da Casa de Caridade Santa Tereza, principal centro de saúde do Serro. A presidente do Servas também oficializou a parceria com a instituição, ao entregar para o diretor do hospital, José Maria Figueiredo, a placa de Parceiro Solidário.

"É com muita alegria que recebemos o Servas em nosso hospital e só temos a agradecer pelo apoio", destacou José Maria Figueiredo.

O Servas também levou ao Serro o curso para gestantes em situação de vulnerabilidade social - Carinho de Mãe. Aproximadamente 70 gestantes participaram das palestras ministradas por especialistas da Polícia Militar de Minas Gerais com vasta experiência em cuidados com as mamães e os bebês, no Centro da Criança e do Adolescente do Serro (Criaser).

Com muita hospitalidade, Carolina Pimentel e a equipe do Servas foram recebidas pela presidente da Criaser, Silma Nunes Mourão. "O trabalho de vocês é muito bonito, temos muita alegria de recebê-los na nossa instituição para ajudar tantas grávidas que precisam de informação de qualidade", destacou.

Com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, a Caravana Servas também levou para o Serro o Rede Cuidar, programa de aprimoramento da Rede SocioAssistencial do Sistema Único de Assistência Social. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a Loteria do Estado de Minas Gerais (LEMG).
 

Tags