Servas renova parceria com Umei 1º de Maio por mais dez anos

Servas renova parceria com Umei 1º de Maio por mais dez anos

A unidade municipal de ensino infantil funciona no terreno da instituição desde 2008, na capital Belo Horizonte

O Servas construiu, nesta quarta-feira (25/10), mais uma importante página da sua história. A presidente da instituição, Carolina Pimentel, assinou termo de permissão de uso do imóvel da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) 1º de Maio por mais dez anos, possibilitando à unidade municipal de ensino infantil dar continuidade ao trabalho desenvolvido no local desde 2008.

O terreno onde funciona a Umei, na capital mineira, pertence ao Servas desde 1963 e foi cedido à Sociedade São Vicente de Paulo para o funcionamento da creche Centro Infantil Helena Pinheiro um tempo depois. Em 2008, a creche foi municipalizada, transformando-se em Umei na gestão do governador Fernando Pimentel, à época, prefeito de Belo Horizonte.

"Foi dia muito especial para o Servas. É com muita alegria que oficializamos a nossa parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte por mais 10 anos, possibilitando a continuidade do belíssimo trabalho que tem sido feito na UMEI 1º de Maio desde 2008. Isso porque entendemos que a educação infantil é o período ideal para que a criança desenvolva suas potencialidades cognitiva, social e afetiva”, contou Carolina Pimentel.

A presidente do Servas lembrou que Belo Horizonte foi a primeira cidade do país a transformar a educação infantil em política pública. “Nossa cidade foi a primeira do Brasil a investir em educação infantil gratuita, proporcionando à criança o contato com a escola desde cedo, o convívio com outras crianças da mesma idade e alimentação adequada”, destacou.

Bastante emocionada, a vice-diretora da Umei, Vanilda Francisca de Souza, agradeceu ao Servas pela renovação da parceria. “Só temos de agradecer por você, Carolina Pimentel, estar nos dando essa oportunidade de darmos continuidade ao nosso trabalho. É muito importante”, pontuou.

Para a secretária municipal de Educação, Ângela Dalbem, a assinatura do termo de permissão do uso do imóvel é exemplo de como deveria ser toda administração pública, independentemente da esfera política.

“Esse momento é muito importante porque estamos vivendo uma fase na cidade em que desejamos que todas as crianças de 0 a 5 anos estejam na escola. Agradecemos a você, Carolina Pimentel, a nos dar essa possibilidade, e à Ana, pela força dada ao nosso trabalho”, acrescentou Dalbem, referindo-se à Ana Laender, primeira-dama do município, também presente na solenidade.