Estado qualifica mais quinhentos jovens de periferia da RMBH

Governo do Estado qualifica profissionalmente mais quinhentos jovens de periferia da RMBH

Cursos de capacitação de jovens fazem parte do Projeto Trampos/Programa Juventudes

Autodidata, morador do bairro Florença em Ribeirão das Neves, o jovem Cristóvão Eduardo Martins da Cruz, de 22 anos, já trabalhava com produção de convites mesmo antes de fazer o curso de Editor de Projeto Visual Gráfico, oferecido pelo Projeto Trampos, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e Secretaria de Estado de Educação (SEE).

“Eu já tinha conhecimento de design, fazia convites de festas e de casamentos e divulgava na internet. Também faço estampa para camisetas com impressão artesanal, e o curso foi muito bacana, foi muito além do que muita gente imaginava. Depois que eu fiz o curso, meu serviço melhorou muito, especialmente com o conhecimento sobre os programas. Pena que foram apenas dois meses”, diz Cristóvão, entre a alegria de ter aprendido novas técnicas e a ansiedade de querer ainda mais.

Ele e outros quase quinhentos jovens moradores de periferias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, aguardam ansiosos a formatura de cursos de qualificação profissional de jovens do Projeto Trampos/Programa Juventudes. Os formandos são moradores dos bairros Florença (município de Ribeirão das Neves) Citrolândia/Santa Izabel e Teresópolis (Betim) e Nova Contagem (Contagem).

Nesses municípios, a oferta dos cursos de formação profissional teve início em julho de 2017, nos turnos da manhã, tarde e noite, conforme disponibilidade dos jovens apontada durante a inscrição. Com uma carga horária que variou de 160 a 240 horas, foram realizados os seguintes cursos: Analista de Redes Sociais e Mídias Digitais; Assistente de Produção Cultural; Confeitaria; Desenvolvedor de Aplicativo para Dispositivos Móveis; Editor de Projeto Visual Gráfico; Organização de Eventos; e Mecânico de Motocicleta.

O projeto Trampos busca a inclusão social e produtiva de moradores de regiões em situação de vulnerabilidade social a partir do mapeamento das potencialidades socioeconômicas dos territórios e das oportunidades de emprego e de empreendedorismo.

O projeto está inserido no Programa Juventudes, que estabelece como objetivo geral contribuir para a emancipação, a autonomia e a inclusão social e produtiva de jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade e risco social em municípios do Estado de Minas Gerais.

A certificação é concedida aos jovens que obtiveram, no mínimo, 75% da frequência. Os jovens participantes do projeto foram encaminhados pela Rede de Proteção (profissionais dos serviços locais de assistência social, educação, saúde, dentre outros, que identificam os jovens do perfil do Projeto), como também acessaram os cursos por meio do conhecimento via divulgação no território (demanda espontânea).

Em 2018, o Projeto será estendido a mais 10 cidades mineiras - Uberlândia, Governador Valadares, Montes Claros, Juiz de Fora, Divinópolis, Teófilo Otoni, Paracatu, São João del-Rei, Diamantina e Curvelo, com previsão de oferta de cursos de qualificação e orientação profissional para cerca de 8 mil jovens, com o apoio de 11 das 21 diretorias regionais da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

Formaturas dos Cursos de Qualificação Profissionais de Jovens do Projeto Trampos/Programa Juventude

Data: 6 de novembro

Horário: 18h30

Local: Ministério Pentecostal Ide - R. Antônio Benjamim Alves, Bairro Florença, R. das Neves