Seplag institucionaliza capacitação de gestores públicos

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão reuniu, nesta segunda-feira (10), no Auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais em Belo Horizonte, cerca de 200 dirigentes, adjuntos e diretores de Recursos Humanos de secretarias, órgãos autônomos, fundações e autarquias do Poder Executivo estadual para o lançamento do Programa de Desenvolvimento dos Gestores Públicos - PDG Minas 2009.

O evento teve como objetivos institucionalizar o PDG Minas 2009 e também informar aos participantes os seus objetivos e ações, buscando o comprometimento de cada um deles com o êxito na formação de gestores públicos voltada para a realidade da administração pública.

Neste ano, o PDG Minas, uma das ações integrantes do Projeto Estruturador Ampliação da Profissionalização do Gestor Público, está finalizando a capacitação de 380 superintendentes, diretores, chefes de gabinete e de auditorias setoriais e assessores das secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de Educação, de Ciência e Tecnologia, de Defesa Social, de Planejamento e Gestão, de Saúde e de Transportes e Obras Públicas. Em 2009, o programa deverá capacitar cerca de 800 gestores efetivos ocupantes de cargos gerenciais em outras secretarias, órgãos autônomos, fundações e autarquias de Belo Horizonte.

Na abertura do evento, a secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, falou da necessidade dos dirigentes se comprometerem em comunicar e difundir o programa, liberarem os gestores para a participação da capacitação nas datas previamente agendadas e facilitarem a realização de eventos para conhecimento do programa em novembro/dezembro de 2008. Também ressaltou a importância de se conhecer o perfil de competência dos gestores públicos que detalham os comportamentos esperados, além de assinarem em conjunto o termo de compromisso para realização do Programa.

O Programa

O PDG Minas foi desenvolvido pelo governo de Minas, em parceria com a Fundação Dom Cabral visando elevar a efetividade gerencial por meio de ações de seleção, avaliação e desenvolvimento dos gestores públicos mineiros, buscando a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas instituições públicas estaduais. É uma das ações do Projeto Estruturador Ampliação da Profissionalização dos Gestores Públicos que se alinha à visão de futuro do governo mineiro para construir o melhor estado para se viver.

Trata-se de uma ação de valorização de competências em gestão pública, em processo de aprendizagem consistente, prático e modular, mediante o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes previstos no Perfil de Competências dos Gestores Públicos para a administração direta, fundações e autarquias do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais. Esse perfil foi traçado por meio do mapeamento das competências básicas dos gestores públicos, realizado de junho a novembro de 2007, quais sejam: liderança de equipes; orientação de resultados; visão sistêmica; compartilhamento de informações e conhecimentos; capacidade inovadora; e gestão de pessoas.