Seplag esclarece diretrizes sobre a retomada do trabalho presencial na Secretaria

Macrorregião Central do Estado, onde está localizada a Cidade Administrativa, estará classificada na Onda Verde, do Plano Minas Consciente, a partir deste sábado (17/10)

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) esclarece aos servidores estaduais lotados na Seplag como será realizado o retorno gradual de parte do trabalho presencial no âmbito da secretaria.  Assista aqui o vídeo do secretário Otto Levy com as principais diretrizes.

Os fluxos para a retomada foram estabelecidos na Resolução nº 065, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais do dia 24/9 e os servidores que retomarão o trabalho presencial serão informados com antecedência pelo setor de Recursos Humanos ou pela chefia imediata.

No anexo da resolução, consta a Matriz de Risco para Análise e Definição do Retorno do Teletrabalho, que define as atividades prioritárias para o retorno, classificadas como Onda Verde. Essas atividades voltam à modalidade presencial quando a macrorregião onde a unidade se localiza também estiver enquadrada na fase de abertura Onda Verde do Plano Minas Consciente.

As demais atividades retornarão ao modo presencial a critério do dirigente máximo ou conforme resoluções a serem publicadas posteriormente. Da mesma forma, os servidores serão comunicados antecipadamente quando houver orientação para o retorno.

Os servidores, empregados públicos e colaboradores da Seplag que retornarem ao trabalho presencial devem seguir o protocolo de prevenção de contágio da Covid-19 definido pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde, como o uso obrigatório de máscaras, respeito às regras de distanciamento e higienização das mãos, entre outras.

Cidade Administrativa

A macrorregião Central, onde está localizada a Cidade Administrativa, estará classificada na Onda Verde do Plano Minas Consciente a partir deste sábado (17/10). Desta forma, a ampliação do trabalho presencial na CA para os servidores da Seplag se dará a partir do dia 28 de outubro. Poderão ser retomadas as atividades definidas como Onda Verde no fluxo estabelecido para a Seplag na Resolução nº 065.

Mesmo nessa fase, o percentual máximo de servidores que poderão retomar as atividades na Cidade Administrativa será de 20% da capacidade física dos setores.

Os servidores da Seplag que forem orientados as retomar o trabalho presencial e exercem funções na Cidade Administrativa devem observar as orientações da Resolução Conjunta Seplag/SES nº 10.231, de 14/9, que estabelece as medidas de segurança individuais e coletivas no complexo. Entre as medidas, está o preenchimento obrigatório do questionário de autoavaliação de Covid-19, disponível no site www.acessoca.mg.gov.br, antes de se deslocarem até o local.

O questionário pode ser preenchido apenas uma vez por dia e o resultado da avaliação deve ser apresentado nas recepções dos prédios. Somente com o resultado verde, o servidor está apto a comparecer ao local. Além disso, também está sendo realizada aferição de temperatura nas entradas dos prédios. Confira aqui o guia completo com as orientações.

A previsão do retorno gradual se mantém caso não haja alteração na classificação da região quanto às ondas definidas pelo Plano Minas Consciente. Essa deliberação ocorre todas as semanas, nas quartas-feiras, e está relacionada aos indicadores apresentados por cada macrorregião.