Você está aqui:

Notícias

Guia de seleção de lideranças no serviço público é elaborado com apoio e experiência do Governo de Minas

Transforma Minas, programa de seleção de lideranças que já nomeou mais de 180 profissionais no Estado, foi referência para construção de cartilha que ajudará outros entes públicos

Será lançado, nesta sexta-feira (19/2), o Guia de Seleção de Lideranças, elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Gestão Estratégica de Pessoas do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e pela Aliança – constituída pelas fundações Lemann e Brava e os institutos Humanize e República.org. O documento, que pretende facilitar e orientar entes públicos na contratação de profissionais para cargos de liderança, teve como contribuição a experiência do Transforma Minas, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). 

O programa, reconhecido nacionalmente, já realizou mais de 190 processos seletivos e nomeou 186 lideranças em 14 órgãos estaduais desde março de 2019, quando foi lançado. Segundo a superintendente Central de Política de Recursos Humanos da Seplag, Maria Muniz, que também faz parte do Grupo de Trabalho do Consad, o guia traz passo a passo, dicas e ferramentas para implantação de processos seletivos no serviço público.

"Esperamos que seja uma ferramenta que contribua para a implementação de processos seletivos semelhantes aos que nós estamos vivenciando em Minas. Afinal, se tivermos lideranças mais preparadas, com competências mais aderentes às necessidades daquela vaga, naturalmente, como efeito cascata, as equipes terão resultados melhores", declarou a superintendente. 

Além de Maria Muniz, a coordenadora do Transforma Minas, Luciana Custódio, também integra a ficha técnica do Guia e compõe a equipe do GT do Consad.  “A elaboração do Guia foi um momento rico de troca de experiências e aprendizados entre vários Estados que, assim como fazemos em Minas Gerais, também buscam ferramentas técnicas, modernas e baseadas em arcabouços teóricos consagrados para melhorar as práticas de gestão de pessoas”, relata Luciana.

Lançamento

O Guia de Seleção de Lideranças será lançado no 1º Fórum do GT do Consad de 2021, evento on-line que terá, entre os participantes, o secretário de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas e presidente do Consad, Fabrício Santos, a secretária de Estado da Administração de Pernambuco e Coordenadora Geral do GT, Marília Lins, a integrante da coordenação de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará e Coordenadora Técnica do grupo de trabalho, Silvana Dourado.

Transforma Minas

Transforma Minas é um programa de gestão de pessoas para preenchimento de vagas em posições estratégicas e cargos de liderança no Governo de Minas, que atua também nas frentes de Desenvolvimento e Desempenho profissional para a administração pública estadual. De acordo com a superintendente Central de Política de Recursos Humanos, Maria Muniz, Minas se destaca tanto em número de processos seletivos realizados quanto no aperfeiçoamento dos mesmos.

“Incluímos, por exemplo, o teste vocacional na metodologia de seleção. Nosso modelo está tomando uma robustez muito grande e cada vez mais demonstra consistência”, explica Maria Muniz. 

Todas as informações sobre o Programa estão disponíveis neste site.

Notícias relacionadas

Serão preenchidas vagas de chefia, direção e superintendência das secretarias e órgãos da administração direta e indireta em órgãos estaduais

Serão preenchidas vagas de chefia, direção e superintendência das secretarias e órgãos da administração direta e indireta

Nesta terça-feira (12/3), foi aberto processo de inscrição para o cargo de diretor técnico da Prodemge.