Prevenção à Criminalidade agita Aglomerado da Serra

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Prevenção à Criminalidade agita Aglomerado da Serra com agenda cultural

Programa Fica Vivo! e parceiros promovem evento com a comunidade para envolver moradores e discutir ações e melhorias

 

Moradores e visitantes do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, tiveram a rotina do fim de semana alterada com diversas programações culturais. A ação coletiva "Movimenta Caixa D'Água" levou para as ruas do Aglomerado da Serra rodas de bate papo, apresentações de música e danças, exposições de fotografia e artesanato, além de oficinas de taekwondo e tranças.

As apresentações culturais, artísticas e esportivas que incrementaram a ação do último sábado (24/6) são resultado das 19 oficinas que são oferecidas pelo Programa Fica Vivo! no CPC da Serra. O programa Mediação de Conflitos também marcou presença, com a realização de um bate papo com as mulheres para discutir violência doméstica e empoderamento feminino. O evento contou, ainda, com o apoio de referências comunitárias e da Escola Estadual José Medes Junior.

De acordo com a gestora do CPC Serra, Cristiane Ribeiros, o objetivo foi promover uma maior circulação das pessoas da comunidade em uma região que era marcada pela violência. “Queremos tornar esse espaço um lugar para que todas possam usar para se divertir, e eventos como esse mostram que é possível viver em paz na comunidade”, afirma.

Parceiro do evento, o bloco de carnaval “Seu Vizinho” realizou uma apresentação musical e oficina de percussão. Paulo Vitor, um dos idealizadores do bloco e morador da comunidade, disse que eventos como esse ajuda a conscientizar os moradores da responsabilidade de cuidar da comunidade.

“A gente estava com um problema de acúmulo de lixo na região do evento e, com as conversas que tivemos, acredito que vamos conseguir uma melhoria na limpeza e segurança”, destaca.

A programação foi promovida pelo Centro de Prevenção à Criminalidade Serra (CPC Serra), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em parceria com o Bloco Seu Vizinho e com o Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco (Gepar).

 

O Fica Vivo!

O Fica Vivo! é um programa que possui foco na prevenção e na redução de homicídios de adolescentes e jovens, atuando em áreas que registram maior concentração de homicídios. O programa articula dois eixos de atuação: Proteção Social e Intervenção Estratégica.

No eixo Proteção Social, a partir da análise da dinâmica social das violências e da criminalidade dos territórios, o programa promove oficinas de esporte, cultura e arte; realiza projetos locais, de circulação e institucionais; faz atendimentos individuais dos jovens; e promove Fóruns Comunitários. Além disso, a estratégia promove a articulação com os serviços públicos, para encaminhamentos de adolescentes e jovens.

No eixo Intervenção Estratégica, o programa promove a articulação interinstitucional entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), as Polícias Militar e Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e órgãos municipais de Segurança Pública. Esse eixo contempla a operacionalização de Policiamento Preventivo Especializado, realizado pelo Grupo Especializado em Policiamento de Áreas de Risco da Polícia Militar (Gepar) que visa, dentre outros objetivos, a ampliação da sensação de segurança e da legitimidade do policiamento preventivo e das ações repressivas.

Além disso, esse eixo contempla também a formação e funcionamento dos Grupos de Intervenção Estratégica (GIE). Estes grupos têm como principal objetivo a prevenção e redução de conflitos e rivalidades violentas, por meio da ampliação da assertividade e tempestividade das ações repressivas realizadas nas áreas de abrangência do Fica Vivo!. 

Tags