Você está aqui:

Notícias

Parceiros da SES são fundamentais para a Mobilização Social

 Parceiros da Secretaria de Saúde são fundamentais para o trabalho de Mobilização Social

Mais de 160 parceiros estão sempre solícitos às campanhas de prevenção e promoção à saúde, viabilizando a tomada de consciência por parte da população

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) destaca, neste mês de dezembro, tempo de confraternização e fechamento dos trabalhos de 2017, o papel fundamental dos inúmeros parceiros de seus Núcleos de Mobilização Social. Os parceiros compartilham com as equipe de Saúde do Governo do Estado a missão de promover saúde para a população de Minas Gerais.

Os parceiros da sociedade compõem a Rede Estadual de Mobilização Social em Saúde e são essenciais para a comunidade nas quais desenvolvem seu propósito. Eles são aqueles que fazem parte da vida cotidiana da sociedade e ajudam o poder público a veicular importantes informações, se valendo desse convívio local.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Sávio Souza Cruz, os parceiros são imprescindíveis para que sejam multiplicadas as ações de mobilização social.

“Reconheço a importância da Rede Estadual de Mobilização Social em Saúde, para o envolvimento do cidadão na prevenção e promoção da saúde”, disse Souza Cruz. "Como gestor do SUS em Minas Gerais, sou testemunha do alcance das nossas campanhas que os parceiros nos ajudam a obter e os agradeço por estarem sempre em sintonia conosco”, assegura o secretário que, em março de 2017, assinou a Resolução SES/MG 5663, instituindo e formalizando a referida Rede Estadual.

No decorrer deste ano, o Núcleo de Mobilização Social da SES-MG distribuiu cerca de 400 mil peças impressas dos mais diversos temas de prevenção e promoção da saúde, para os mais de 160 parceiros, sempre solícitos às campanhas públicas, viabilizando a tomada de consciência por parte da população.

 

Parceiros

A “Casa Sol”, fabricante de sacaria de papel para pães, é um exemplo de parceiro da SES-MG. Localizada no bairro Santa Maria em Belo Horizonte, ela abastece inúmeros estabelecimentos de comércio de panificação na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O sócio proprietário, Marco Antônio de Oliveira, que iniciou sua empresa em 1982, hoje conta com 82 funcionários e produz, mensalmente, cerca de 20 milhões de sacos de papel para pães.

“A Casa Sol fornece sacaria para todo o Brasil e estamos sempre à disposição para realizar nosso papel social”, declarou o proprietário, que só para as campanhas de Combate ao Aedes, Saúde da Mulher e Saúde do Homem, promovidas pela SES-MG, imprimiu quase dois milhões de sacos para pães com as distintas logomarcas.

Assim como os demais parceiros, a Casa Sol é multiplicadora de ações mobilizadoras, e atinge uma boa parte da população. “Se fizermos as contas, chegaremos a um significativo número de pessoas que manuseiam a embalagem do pão e acabam por ler o que contém no seu verso: temas importantes para a sociedade”, completou Marco Antônio. 

Aeroportos e companhias aéreas, como o da Pampulha e Gol, respectivamente, mobilizaram os passageiros em seus guichês. Empresas de telecomunicações, como a Algar Telecom que está presente nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, além do Distrito Federal, utilizaram material da SES-MG e mobilizaram seus funcionários e seu público.

Indústrias de embalagens e outros produtos, clubes mineiros de futebol, como o América Futebol Clube que mobilizou seus torcedores em campo, durante seus jogos, academias, associações, Batalhão das Polícias de Trânsito e Rodoviária, centros médios, clínicas, drogarias, hospitais e maternidades, construtoras, escolas, faculdades e universidades, fundações, grupos financeiros, igrejas de todos os credos, instituições, institutos, operadoras de plano de saúde, órgãos públicos das três esferas de poder, rádios, TVs e demais mídias, secretarias estaduais, Senac, Senai, Sesc, shoppings, transportadoras, comércio e muitos outros segmentos fazem parte do elenco de parceiros do Núcleo Central de Mobilização Social da SES-MG.
 

Notícias relacionadas

20/06/2012

Pela proposta apresentada pelo Governo de Minas, a gratificação complementar (GC) concedida a auxiliares de apoio, técnico operacional, enfermeiros e analistas de gestão e assistência à saúde da Fhemig aumentará de 20,7% para 30% a partir de agosto deste ano.

01/10/2015

Somente este ano houve um aumento de 15% no número de drogarias conveniadas. São mais de 3.700 farmácias em 660 municípios em Minas Gerais. De acordo com Emílio Ferraz, administrador da Rede Aceito, prestadora do serviço, o crescimento da rede traz comodidade para o servidor público.

Governador Fernando Pimentel entrega 214 carros para a saúde e 25 ambulâncias a 179 municípios mineiros
02/06/2017

Durante o evento, Fernando Pimentel destacou que os veículos são extremamente importantes para a melhoria do atendimento à população, principalmente em municípios menores e que não dispõem de hospitais ou centros de saúde mais complexos.