Laboratório do Hospital João XXIII é certificado pela Anvisa

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Laboratório do Hospital João XJIII é certificado pela Anvisa pela quinta vez

Setor presta assistência aos pacientes atendidos no Complexo de Urgência e Emergência, analisando mais de 280 parâmetros na área de Patologia Clínica

 

O Laboratório de Patologia Clínica do Hospital João XXIII foi certificado pela quinta vez pela Anvisa com a ISO 9001:2008. Desde dezembro de 2014, quando recebeu a primeira aprovação pela qualidade dos serviços prestados, os profissionais trabalham visando a manutenção da certificação.

O laboratório presta assistência aos pacientes atendidos no Complexo de Urgência e Emergência, analisando mais de 280 parâmetros na área de Patologia Clínica.

Segundo a chefe do laboratório, Maria Auxiliadora Martins de Mello Viana, são cinco anos que modificaram a organização, promovendo melhoria dos processos, sempre voltada para a satisfação dos clientes.

Maria Auxiliadora explica que este ano houve um desafio a mais, que foi a atualização da norma em sua versão 2015. Esta atualização permitiu ao laboratório gerenciar melhor seus riscos e oportunidades e melhorar o planejamento do contexto interno e externo.

Ainda segundo ela, assim é possível revisar os pontos fortes e fracos dentro do laboratório e analisar as oportunidades e ameaças da organização, entendendo como podem acontecer as futuras mudanças no sistema de gestão da qualidade e como os profissionais podem se tornar mais preventivos.

Maria Auxiliadora diz que a cada ano de certificação é observado que a cultura e a rotina da qualidade estão mais presentes nos processos de trabalho e nos servidores. Atualmente, o processo de auditoria e certificação acontece de maneira mais natural para todos; antes, era feito com grande esforço de toda a equipe.

A qualidade no laboratório não é representada apenas pela chefia ou coordenações, mas sim como um sentimento mútuo de todos os colaboradores em tornar o serviço prestado de qualidade e capaz de oferecer um atendimento público/SUS de altíssimo nível.

 

Estímulo a outros setores

A certificação do laboratório aos poucos vai difundindo a cultura e as ações da qualidade, estimulando os demais setores a reverem seus processos, como a criação do Escritório de Qualidade do HJXXIII e o início dos trabalhos com alguns setores. 

“A semente de que a qualidade não é apenas um selo e sim uma melhoria dos processos para o cliente já é aceita por muitos dos nossos colegas. E a busca por alcançar um atendimento digno e de muita confiabilidade, segurança em um serviço público não é só nossa, mas de todos que conheceram e se contaminaram com esta política”, ressalta Maria Auxiliadora.

Clique aqui para ver o certificado dado ao hospital.

Tags