Estado promove Dia D em alusão à Saúde do Homem

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Governo de Minas Gerais promove Dia D em alusão à Saúde do Homem

Ação faz parte da conscientização da importância da Saúde Integral do Homem no âmbito do SUS

 

Nesta terça-feira (21/11) ocorreu na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o Dia D em alusão à saúde do homem e ao Dia Mundial de Memória às Vítimas de Trânsito, celebrado na última segunda-feira (20/11).

O evento faz parte das ações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que, ao longo do mês de novembro, alerta a população a respeito da importância dos cuidados que envolvem a Saúde Integral do Homem no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o conceito “O sempre é momento ideal para cuidar da sua saúde”, a SES-MG enfatiza que os homens também têm direito a uma saúde integral e com ações de cuidados que considere as especificidades, singularidades e a diversidade de seu gênero.

O Dia Mundial de Memória às Vítimas de Trânsito foi incluído na realização do Dia D devido ao grande número de homens que se envolvem em acidentes de trânsito. De acordo com o relatório divulgado pela Administradora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), de janeiro a outubro de 2017, 75% dos acidentes que tiveram indenizações pelo seguro foram do sexo masculino, enquanto as mulheres ficaram com 25% dos acidentes. A faixa etária que mais esteve envolvida em tais ocorrências é de 25 a 34 anos.

Por esse motivo, durante o Dia D, que ocorreu na parte térrea do Prédio Minas, houve ação educativa da Transitolândia, projeto da Polícia Militar de Minas Gerais que tem como intuito a conscientização de crianças, jovens e adultos sobre as responsabilidades dos pedestres e motoristas no trânsito; além disso fizeram parte da ação: apresentação da Banda da Guarda Civil de Contagem; Demonstração de atendimento a vítimas de acidentes e Primeiros Socorros pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O público masculino também pôde fazer a barba na hora do almoço. 

A coordenadora Geral de Educação Integral e Integrada da Secretaria de Estado de Educação, Rogéria Freire Figueiredo, acredita que a educação no trânsito é uma temática que deve ser levada para os alunos, para se ter uma melhor qualidade de vida. “Os nossos estudantes se locomovem para as escolas e estão diariamente em contato com o trânsito, seja a pé, automóvel e/ou nos ônibus e a temática deve estar na escola, dialogando com todos os componentes curriculares para que eles respeitem as regras e o ambiente onde estão inseridos”, comenta Rogéria.

Para Kiz Alves, Técnico de Contabilidade da Superintendência de Finanças da SES-MG, a realização de tais ações em prol da saúde integral do homem é de suma importância, já que o público masculino, geralmente, não toma tanto cuidado com a própria saúde.

“Esse tipo de ação é essencial para nos lembrar que os homens, assim como as mulheres e todas as pessoas, devem ficar atentos à saúde, ir ao médico com frequência e, principalmente, não esperar ter algum sintoma para procurar ajuda. Nossa saúde é nosso maior bem e devemos cuidar bem dela”, afirmou.

 

Homem que se cuida

Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde mostrou que 31% dos homens brasileiros não têm o hábito de ir ao médico e, quando o fazem, 70% tiveram a influência da mulher ou de filhos. Por isso, um dos objetivos da campanha é convencer os homens de que o cuidado com o corpo e com a saúde não tem gênero.

O ideal é que todo mundo realize pelo menos 150 minutos por ações como subir dois ou mais andares de escada, realizar deslocamentos caminhando para visitar os amigos, participar de atividades lúdicas, utilizar bicicleta para o trajeto até a padaria, dentre outros, são alternativas de atividade física e contribuem para o indivíduo manter-se ativo. Os momentos de lazer também podem ser utilizados para a prática de atividades físicas, por exemplo: jogar bola, andar de bicicleta ou praticar algum esporte.

Clique aqui para mais informações sobre a campanha de Saúde Integral do Homem.

Tags