Você está aqui:

Notícias

Fhemig sedia Semana de Arte Viva "Sentimento do Mundo"

Profissionais, estudantes e usuários de saúde mental participam da 1ª Semana de Arte Viva "Sentimento do Mundo"

Evento, que segue até domingo (29/10), conta com programação no Hospital Galba Velloso, da Rede Fhemig, na capital mineira

 

Nesta segunda-feira (23/10), no auditório do Hospital Galba Velloso, da Rede Fhemig, em Belo Horizonte, ocorreu a abertura da 1ª Semana de Arte Viva “Sentimento do Mundo”. Com a presença de servidores, pacientes, estudantes e outros profissionais da saúde mental, foi dada a largada para um total de sete dias de evento, durante os quais várias atividades culturais serão realizadas. 

A manhã teve início com um “Café para Todos”, e logo após, uma paciente do HGV, a gerente assistencial e psicóloga Cláudia Apgaua, o curador geral da Semana, o poeta Djami Sezostre, e a diretora Luzmarina Morelo, falaram para a plateia e recitaram poemas.

A abertura teve continuação com a apresentação musical “Homens Partidos”, realizada por Frances Napoli e Pedro Morais, e que consistiu em poemas de Carlos Drummond de Andrade em versões musicada e cantadas. 

Segundo a diretora da unidade, Luzmarina Morelo, a ideia para a Semana de Arte Viva surgiu a partir da discussão sobre a importância da humanização nas relações, e da percepção de que a circulação da arte poderia propiciar uma melhor convivência dentro do hospital. “Os usuários estão diretamente envolvidos com o projeto e participam de todas as etapas da Semana”, completou Luzmarina. 

Durante a abertura, foi inaugurada, ainda, a exposição “No Meio do Caminho”, com versos de Drummond espalhados por toda a unidade, além da exibição de trabalhos de arte feitos pelos pacientes nas oficinas dos últimos dois meses. Espaços literários e a exposição de fotografia “Um Olhar através dos Muros”, de Alexandre Hatem, também foram abertos aos visitantes. 

A programação completa da Semana de Arte Viva “Sentimento do Mundo” pode ser conferida neste link.

Notícias relacionadas

20/06/2012

Pela proposta apresentada pelo Governo de Minas, a gratificação complementar (GC) concedida a auxiliares de apoio, técnico operacional, enfermeiros e analistas de gestão e assistência à saúde da Fhemig aumentará de 20,7% para 30% a partir de agosto deste ano.

01/10/2015

Somente este ano houve um aumento de 15% no número de drogarias conveniadas. São mais de 3.700 farmácias em 660 municípios em Minas Gerais. De acordo com Emílio Ferraz, administrador da Rede Aceito, prestadora do serviço, o crescimento da rede traz comodidade para o servidor público.

Governador Fernando Pimentel entrega 214 carros para a saúde e 25 ambulâncias a 179 municípios mineiros
02/06/2017

Durante o evento, Fernando Pimentel destacou que os veículos são extremamente importantes para a melhoria do atendimento à população, principalmente em municípios menores e que não dispõem de hospitais ou centros de saúde mais complexos.