Você está aqui:

Notícias

Portal Periódicos de Minas reúne publicações técnico-científicas

Portal Periódicos de Minas reúne todas as publicações do Estado

Revista Gerais integra o catálogo da plataforma digital, que é uma iniciativa da Fapemig e da UFMG

 

Foi lançada em Belo Horizonte a Política de Periódicos para Minas Gerais e o portal Periódicos de Minas. O evento integrou as atividades da Mostra Inova Minas e contou com a presença de pesquisadores, editores e docentes, envolvidos com o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Minas Gerais.

A iniciativa, é fruto de parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo o presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela, a política tem como objetivo a qualificação, o aumento da visibilidade e a internacionalização dos periódicos do Estado.

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) foi representada pela editora-adjunta da Revista Gerais, a pesquisadora Michely Vargas, que destacou a importância da ação, que consolida essa Política e inicia um movimento para fortalecer os periódicos, facilitar o intercâmbio entre editores bem como ampliar a comunicação científica.

“A Fapemig e a UFMG têm desenvolvido diversas iniciativas, como a oferta do Ciclo de Formação de Editores, dos quais participei, e o Portal constitui-se em importante iniciativa de divulgação científica, uma vez que tem a intenção de reunir em um mesmo local todos os periódicos científicos existentes no estado”, diz.

 

Revista Gerais

A Revista Gerais, publicação técnico-científico do Sistema Estadual de Saúde de Minas Gerais já está no portal Periódicos de Minas. Sua veiculação é semestral, com informações sobre as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) e artigos científicos relacionados à saúde pública e saúde coletiva.

“A participação da Gerais nesse espaço é uma estratégia para consubstanciar o conhecimento produzido e socializá-lo, bem como colaborar para a ampliação de seu público leitor e permitir que cada vez mais estudantes e pesquisadores tenham acesso ao conteúdo publicado na Revista, tanto nos artigos científicos quanto nas notícias jornalísticas”, destaca Michely Vargas.

A publicação conta com um Conselho Editorial composto por pesquisadores e jornalistas das instituições: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG); Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig); Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas).

 

Portal

O Periódicos de Minas é uma plataforma digital e acesso aberto que serve como agregador e índice, com o objetivo de auxiliar pesquisadores a encontrarem informações sobre os periódicos de Minas Gerais.

Dados apresentados pelo coordenador do projeto, Sérgio Dias Cirino (UFMG), mostram que Minas Gerais conta com cerca de 350 periódicos, de instituições públicas (57%) e privadas (36%). Desses, 47% são editados na Região Metropolitana de Belo Horizonte, 24% são da área de Ciências Humanas, seguidas pelas temáticas Multidisciplinar e Ciências Sociais Aplicadas. Apenas 5% da área de Ciências Biológicas. A predominância de tiragem das publicações é de 63% semestral. 

O portal conta ainda com matérias jornalísticas e informações sobre eventos de comunicação científica, além de área para os editores dos periódicos cadastrarem informações.

Acesse: www.periodicosdeminas.ufmg.br

Notícias relacionadas

Estado prepara hipercentro de BH para receber inédito ecossistema de inovação aberta
19/06/2017

A execução do projeto piloto já está em andamento e vai inaugurar um marco na região central da capital mineira, que vai acomodar um hub de inovação aberta com a intenção de estimular o empreendedorismo digital, a conexão entre talentos, o desenvolvimento da economia criativa e a geração de negócios

Governador visita laboratório de informática da escola São Pedro e São Paulo, em Belo Horizonte
03/08/2017

Foram adquiridos 38.910 computadores, 4.000 mil projetores multimídia e 3.800 impressoras para as escolas de todo o estado. Além disso, o governo investiu R$ 24.388.840 em infraestrutura de rede lógica e elétrica, necessária para funcionamento desses equipamentos.

Governo de Minas Gerais inaugura primeira agência de desenvolvimento da indústria criativa no estado
16/08/2017

A inauguração marca a criação da primeira agência de desenvolvimento da indústria criativa de Minas Gerais e integra um projeto estruturador, que promoverá a restauração dos 25 andares do Edifício Bemge, situado na Praça Sete, para a implantação da sede definitiva do P7.