Hospital Júlia Kubitschek inaugura ambulatório

Hospital Júlia Kubitschek, da Rede Fhemig, inaugura ambulatório de especialidades

Apresentação do novo espaço também marcou a celebração dos 58 anos da unidade hospitalar, criada em 10 de setembro

O Hospital Júlia Kubitschek (HJK) da Rede Fhemig inaugurou, nesta segunda-feira (4/9), o ambulatório de especialidades Dr. Érix Curi Mafra. O espaço possui oito consultórios e passou por adequações para que o hospital continue oferecendo, com ainda mais comodidade para usuários e trabalhadores, especialidades como cardiologia, urologia, pediatria, clínica médica, pneumologia, entre outras.

Junto à inauguração do ambulatório foi celebrado ainda o aniversário de 58 anos do hospital, comemorado no dia 10 de setembro. Na ocasião, o diretor do HJK, Antonio Carlos Cioffi, abriu o evento abordando os esforços coletivos para a inauguração do ambulatório.

“Esse espaço é extremamente importante e significativo para o HJK. Nos últimos dois anos, passamos por duas epidemias (febre amarela e dengue) e, insistentemente, foi solicitada a abertura do ambulatório, mas só agora foi possível. Agradecemos os esforços do Sind-Saúde, gestores, conselho do HJK, além das equipes de Manutenção e de Suprimentos. O ambulatório irá disponibilizar um espaço adequado para receber nossos pacientes e também para os profissionais”, afirmou.

Na sequência, Cioffi também destacou a participação de personagens importantes na história e construção da trajetória de 58 anos da unidade.

"Por isso, a homenagem a um dos atores que participou ativamente da construção do Hospital Júlia Kubitschek. Érix exerceu, por mais de 30 anos, suas atividades assistenciais, educacionais e gerenciais no HJK. Foi um dos responsáveis pela transformação da unidade em hospital geral. Coordenou a Clinica Médica e criou a residência nessa especialidade, foi diretor clínico do HJK por vários mandatos, sendo sempre eleito e reconhecido por seus pares. Foi também diretor assistencial do hospital. Por todo seu trabalho e carinho com a unidade, a comunidade resolveu nomear o ambulatório de especialidades como Dr. Érix Curi Mafra”, ressaltou o diretor do hospital.

Emocionada com a homenagem, a diretora clínica do HJK, Luciana Mafra Guimarães – sobrinha de Érix – falou sobre o reconhecimento.

"Meu tio é uma das figuras mais importantes da minha vida. Uma das pessoas mais completas que já conheci. Um ser humano com coração enorme e um profissional de suma competência. Tive a honra de crescer ao seu lado e, certamente, foi responsável por eu ter escolhido a minha profissão. Uma inspiração não só na minha carreira, como na de muitos que passaram por aqui”, declarou.

Presente no evento, o médico homenageado, Érix Curi Mafra fez um breve histórico do HJK, ressaltando momentos como a inauguração do hospital, a consolidação como referência em pneumologia e tratamento da tuberculose, a mudança para hospital geral e a estruturação das residências.

“Nessa homenagem que me prestam hoje quero incluir todos os que aqui trabalharam e também a comunidade. E desejar ao Hospital Júlia Kubitschek prosperidade e que continue seu papel importantíssimo no Sistema Único de Saúde”, concluiu.

Fechando a solenidade, o presidente da Fhemig, Tarcísio Neiva, descerrou a placa do ambulatório de especialidades, junto ao homenageado. Ao final, os participantes também puderam prestigiar a apresentação da Banda de Música Lar dos Meninos, na área externa da unidade.

Também estivera presentes a gerente assistencial do HJK, Inessa Bonomi, a gerente administrativa do hospital, Camila Sizenando, o deputado estadual, Rogério Correia, diretores do Sind-Saúde, representantes dos Conselhos do HJK e Municipal de Saúde e trabalhadores da unidade.