Campanha de Multivacinação vai até 22 de setembro

Campanha Nacional de Multivacinação vai até dia 22 de setembro

Em Minas Gerais, a principal estratégia, este ano, é a parceria realizada com a Secretaria Estadual de Educação para vacinação nas escolas

A Campanha Nacional de Multivacinação 2017, aberta na última segunda-feira (11/9) e que prossegue até o próximo dia 22/9, tem como objetivo atualizar o cartão de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos de idade.  Dessa forma, são oferecidas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para a faixa etária mencionada.

Confira o Calendário de Vacinação 2017.

Nas escolas

A principal estratégia da campanha, este ano, é a parceria realizada com a Secretaria de Estado de Educação para vacinação nas escolas.  De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde, Eva Lídia Arcoverde, as ações de vacinação nas escolas serão para crianças e adolescentes de 9 a menores de 15 anos e serão oferecidas as vacinas contra HPV, Meningocócica C (conjugada) e Tríplice viral.

Eva reforça que há uma grande necessidade de conscientização por parte de pais e responsáveis quanto à importância da imunização.  “As baixas coberturas vacinais podem acarretar a reintrodução de doenças consideradas como eliminadas”, alerta a coordenadora.

Há muitos mitos relacionados à vacina, principalmente o medo da injeção. Vacinar os adolescentes é um desafio não só no Brasil, mas em todo o mundo. O que deve ficar claro é que as vacinas são seguras, e protegem contra doenças graves e letais.

Dia D de Multivacinação

No próximo sábado (16/9), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país estarão abertas em função do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação.

O Dia D tem o objetivo de ampliar o acesso do público à vacinação e mobilizar mães, pais e responsáveis a levarem as crianças e adolescentes a uma Unidade Básica de Saúde, para atualização do cartão de vacinação.

O subsecretário de Vigilância Epidemiológica e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Rodrigo Said, juntamente com o subsecretário de Promoção e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta, participam do Dia D de Multivacinação, em Belo Horizonte.

O evento terá início a partir das 9h30 e será realizado no centro de saúde Paraíso, localizado na Avenida Mem de Sá, 1001, bairro Paraíso, na capital. Ambos atenderão à imprensa no local.

Mais informações sobre vacinação e detalhes sobre a campanha estão disponíveis em: http://www.saude.mg.gov.br/vacinacao

Informações sobre cobertura vacinal: sipni.datasus.gov.br

Serviço:

Evento: Dia D de Multivacinação

Data: 16/9/17 (sábado)

Horário: A partir das 9h30

Local: Centro de Saúde Paraíso, na Avenida Mem de Sá 1.001, bairro Paraíso – Belo Horizonte

Campanha Nacional de Multivacinação vai até dia 22 de setembro