Você está aqui:

Notícias

Seplag disponibiliza atividades virtuais de Saúde Ocupacional para servidores em teletrabalho

Ginástica laboral e ajustes ergonômicos de mobiliário são alguns dos serviços oferecidos

Desde que o regime de teletrabalho foi adotado para parte do funcionalismo estadual, em função da pandemia de Covid-19, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Diretoria Central de Saúde Ocupacional, está desenvolvendo estratégias para contribuir com a saúde e o bem-estar dos servidores que cumprem expediente em casa. Como já ocorria no trabalho presencial, são ações que têm como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos servidores, de forma a atuar também na prevenção de doenças. 

Por meio de transmissões on-line e atendimentos à distância, são disponibilizados serviços como ginástica laboral, relaxamento, ajustes ergonômicos de mobiliário e instruções de postura, orientadas por especialistas da Secretaria.

A ginástica laboral, por exemplo, que antes era realizada de segunda a sexta na Cidade Administrativa, agora está sendo oferecida virtualmente a todos os servidores do Estado, com aulas diárias desde o mês de abril. Fisioterapeutas do Núcleo de Saúde Ocupacional interagem ao vivo com os participantes por cerca de 20 minutos, por meio do perfil da Diretoria no Instagram

Aproximadamente 50 pessoas participam das aulas, que também são disponibilizadas no canal do YouTube. Os exercícios consistem em séries de alongamento, mobilização e fortalecimento.

“Os exercícios da ginástica laboral têm como objetivo relaxar as estruturas do corpo que ficam sobrecarregadas durante o trabalho e mobilizar aquelas que não são solicitadas durante a atividade laboral. Eles ativam a circulação, auxiliando na oxigenação dos tecidos musculares, e reduzem os riscos de lesões ocupacionais”, explica a diretora de Saúde Ocupacional Marcela Mattar de Sá.

Antes do teletrabalho, a ginástica laboral era realizada no 9º andar dos prédios Minas e Gerais da Cidade Administrativa, todos os dias a partir das 9h40, com duração de 15 minutos. Além disso, a atividade era oferecida uma vez por semana nos demais andares dos prédios Minas e Gerais, seguindo uma grade de horários que ia de 9h20 as 16h20. Já nos prédios Tiradentes e Alterosas, as aulas aconteciam duas vezes na semana.

Relaxamento

Em julho, os serviços foram expandidos, com novas modalidades de atendimento ao servidor. Ainda no perfil da Diretoria Central de Saúde Ocupacional no Instagram, é possível acompanhar aulas de relaxamento ao vivo, todos os dias às 17h, com duração de 20 minutos. Os vídeos ficam salvos na conta, para atender aqueles que não conseguem assistir no horário.

“O relaxamento é importante não apenas nesse momento de teletrabalho, mas também durante a atividade presencial. Entretanto, quando pensamos nas conjunturas atuais do teletrabalho, como a presença da família em casa, as notícias que recebemos frequentemente e o distanciamento físico de outras pessoas, esse tipo de intervenção passou a assumir uma importância ainda maior”, complementa Marcela.

Postura e adequação do posto de trabalho

Outra novidade é que os servidores que desejam adequar seu mobiliário de trabalho, de maneira ergonômica, podem receber instruções por videoconferência. O serviço era oferecido presencialmente na Cidade Administrativa e agora atende todo o Estado. 

Para solicitar o atendimento, é preciso encaminhar um e-mail para fisioterapeuta@ca.mg.gov.br, informando nome completo, órgão em que está lotado e o melhor turno para receber as instruções. No assunto do e-mail, é necessário especificar “Adequação de mobiliário”. O atendimento é individual.

Além dos ajustes ergonômicos, pode ser solicitada, pelo mesmo e-mail, a inscrição para a escola de postura. São atendimentos on-line em pequenos grupos com orientações posturais e exercícios para a coluna lombar, instruídos por especialistas da Diretoria. A pasta também disponibiliza o e-mail saudeocupacionalmg.scpmso@gmail.com como canal para compartilhamento de experiências e recebimento de sugestões.

Notícias relacionadas