Seplag oferece prática on-line de Yoga para servidores em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

Aula será transmitida ao vivo, nesta quarta-feira (7/4), pelo Youtube e integra as atividades oferecidas diariamente pelo Núcleo de Saúde Ocupacional da secretaria

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional, vai oferecer, nesta quarta-feira (7/4), às 11h, uma prática on-line de Yoga ao vivo para os servidores. A transmissão será feita pelo canal do YouTube do Núcleo de Saúde Ocupacional

De acordo com a diretora Central de Saúde Ocupacional, Marcela Mattar, a Yoga trabalha princípios básicos com o corpo e a mente, como a respiração. “A pandemia tem aumentado de forma significativa as queixas de ansiedade e dores corporais difusas em consequência da redução do ritmo de mobilidade diária. Entendemos que essa prática de yoga poderá proporcionar benefícios especialmente para essas questões”, destaca. 

A prática será ministrada pela professora Tabata Rodrigues dos Santos, que possui formação de Yoga pelo Espaço Sattwa, em São Paulo, e atua como consultora em qualidade de vida e bem-estar no trabalho.  

Mais saúde e bem-estar para o servidor

Desde o início da pandemia, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos servidores, o Núcleo de Saúde Ocupacional da Seplag disponibiliza, diariamente, serviços como ginástica laboral, relaxamento e atividades diversas por meio de transmissões on-line. 

“A Ginástica Laboral é realizada diariamente, às 9h30, pelo canal do Instagram e, às 17h, acontece a prática de relaxamento. Em breve, lançaremos alguns vídeos com dicas de saúde e exercícios físicos para fazer em casa. Além disso, várias transmissões ao vivo estão disponibilizadas em nossos canais como forma de incentivar os servidores a praticarem atividades físicas, mesmo em casa”, ressalta a fisioterapeuta do Núcleo de Saúde Ocupacional, Erodiana Freitas Naves. 

A diretora Marcela Mattar conta que os servidores se manifestam por meio de comentários durante as transmissões ao vivo ou nos vídeos das aulas que ficam salvas nas plataformas digitais. “É muito importante quando os servidores participam e contribuem. As ações são pensadas com muito carinho para tentar minimizar o impacto que o distanciamento físico tem imposto sobre todos nós”. 

Atendimento virtual

Outras ações desenvolvidas pelo Núcleo de Saúde Ocupacional são o ajuste ergonômico de mobiliário no posto de trabalho e a instrução de postura, ambos realizados virtualmente. Antes, o serviço era oferecido presencialmente na Cidade Administrativa e, agora, atende a todos os servidores do Estado. 

Para solicitar o atendimento, é preciso encaminhar um e-mail para fisioterapeuta@ca.mg.gov.br , informando nome completo, órgão em que está lotado e o melhor turno para receber as instruções. No assunto do e-mail, é necessário especificar “Adequação de mobiliário” e/ou “Escola de Postura”. O atendimento é individual.