Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra a febre amarela no Norte de Minas

Imagem removida.

Nesta segunda quinzena de fevereiro, a Unidade Regional de Saúde de Montes Claros está reforçando junto aos municípios que integram a sua área de atuação, a necessidade de incremento do trabalho de vacinação da população contra a febre amarela. A iniciativa toma como base a análise da cobertura vacinal atualizada dia 15 deste mês. Dos 53 municípios da área de abrangência da regional, 36 estão com percentual de cobertura vacinal inferior a 95%.

Os municípios que apresentam índices de cobertura abaixo de 95% são: Berizal (74,52%); Bocaiúva (88,16%); Botumirim (86,88%); Capitão Enéas (78,15%); Claro dos Poções (83,77%); Coração de Jesus (74,74%); Cristália (88,75%); Espinosa (75,81%); Francisco Dumont (89,45%); Francisco Sá (69,09%); Fruta de Leite (77,71%); Grão Mogol (77,58%); Indaiabira (79,69%); Itacambira (79,81%); Jaíba (79,92%); Janaúba (77,4%); Joaquim Felício (75,61%); Lagoa dos Patos (62,78%); Matias Cardoso (86,06%); Mato Verde (68,34%); Montes Claros (82,03%); Montezuma (82,55%); Ninheira (84,72%); Nova Porteirinha (64,57%); Novorizonte (68,91%); Olhos D´Água (89,03%); Pai Pedro (63,65%); Porteirinha (76,83%); Rio Pardo de Minas (78,65%); Rubelita (62,71%); Salinas (81,88%); Santa Cruz de Salinas (82,75%); São João do Paraíso (89,83%); Serranópolis de Minas (88,43%); Taiobeiras (84,86%) e Verdelândia (73,82%).

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional de Saúde, Josianne Dias Gusmão, alerta que o aumento da cobertura vacinal contra a febre amarela é fator primordial para evitar que pessoas sejam acometidas pela doença. Para isso a regional dispõe de vacinas em estoque e, caso haja necessidade, a Secretaria de Estado da Saúde terá condições de suprir as demandas dos municípios.

Entre outras orientações, a Regional de Saúde enviou aos municípios propostas de atividades que podem ser adotadas para o alcance da meta de cobertura vacinal. Também foi encaminhada a análise da cobertura atualizada até o final da primeira quinzena de fevereiro, o que possibilita aos gestores municipais avaliar de forma detalhada a situação de cada localidade.

A SES-MG recomenda que a intensificação da vacinação contra a febre amarela seja implementada pelos municípios adotando algumas ações para melhoria da cobertura vacinal. Entre as medidas que podem ser adotadas estão: ampliação do horário de funcionamento das salas de vacina, realização de vacinação de casa em casa, escolas, universidades e locais de trabalho, realização de mais um dia de “D” de mobilização no município utilizando sábados e domingos, para alertar a população para a necessidade de vacinação contra a febre amarela.

A secretaria também recomenda aos municípios a busca ativa de pessoas não vacinadas, o monitoramento rápido de cobertura vacinal para a febre amarela e o envolvimento dos profissionais da atenção primária em saúde em todas as ações, com participação dos agentes comunitários de saúde.

Outra recomendação é de que os municípios estabeleçam parcerias com outras instituições públicas e privadas, conselhos de classe e de saúde do trabalhador para incremento da vacinação, além da inserção de dados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) sobre as doses de vacinas aplicadas.