Governo inicia curso pioneiro de Libras para trabalhadores do Sine

Governo inicia curso pioneiro de Libras para trabalhadores do Sine

Ação tem início a partir da próxima segunda-feira (13/11), com 360 vagas para funcionários de 32 Sines, incluídas as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs)

O Governo de MInas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), é pioneiro na oferta do curso a distância de Língua Brasileira de Sinais - Libras, direcionado aos 132 postos do Sine. A primeira fase do curso, prevista para começar na próxima segunda-feira (13/11), disponibiliza 360 vagas para funcionários de 32 Sines, incluídas as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

A ação efetiva não apenas o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), como também a observância das normas e diretrizes do Ministério do Trabalho sobre as vagas para Pessoas com Deficiência e, por fim, as recomendações de melhoria de gestão apontadas pela Controladoria Geral da União.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Políticas para Inclusão ao Emprego, Emanuel Camilo de Oliveira, o curso contribuirá para que o trabalhador com deficiência auditiva acesse um posto do Sine com todas as condições de ser atendido de forma completa, com informações que ele possa entender e na língua que a maioria dos surdos fala. “Dessa forma ele se sentirá mais seguro. Amplia-se, assim, a dignidade do cidadão no acesso ao serviço público”, diz.

Já para os funcionários que farão o curso, o diretor acredita que todos terão um valor social agregado ao currículo porque, sem dúvida alguma, vai melhorar a qualidade do trabalho. Além disso, “aprender uma nova língua pode ampliar a capacidade de comunicação, o que abre portas e oferece novas oportunidades. Sem contar, ainda, que se sentirão mais seguros para realizar atendimentos com públicos específicos”, acrescenta o diretor.

A coordenadora da Central de Vagas do Sine, Viviane Izidora de Souza Alves, que vai participar do curso a partir de segunda-feira (13/11), reforça a importância do treinamento. "​“Eles falam, não entendemos. Nós falamos, eles não entendem. É essa distância que queremos acabar”, avalia.

Viviane pretende, após a capacitação, prestar melhor atendimento às pessoas com deficiência auditiva, candidatos às vagas de emprego. “Também vamos contribuir com as empresas nos processos seletivos que ocorrem nas salas de treinamento. Quebraremos as barreiras que às vezes dificultam o atendimento nestas relações”, complementa.

Curso também vai atender servidores do Estado

Ao todo serão 332 pessoas, sendo 267 atendentes do Sine e 65 vagas estendidas e divididas entre servidores da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), Sedese e Intendência da Cidade Administrativa.

A capacitação será realizada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e Sedese, por meio das diretorias de Desenvolvimento de Políticas de Inclusão ao Emprego e Gestão do Atendimento ao Trabalhador.

Libras

Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais foi oficialmente reconhecida e aceita como segunda língua oficial brasileira, por meio da Lei 10.436. A partir deste momento, a Libras passou a ser considerada como um meio de comunicação. É considerada uma língua natural, como todas as outras, com sintaxe, morfologia e semântica.