Governo do Estado abre edital para contratação de brigadistas

10/04/2018

Governo do Estado abre edital para contratação de brigadistas

As inscrições no processo seletivo simplificado são gratuitas e já podem ser feitas a partir desta terça-feira (10/4), segundo a Semad

Minas Gerais já se prepara para atuar durante a temporada de incêndios florestais. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) publicou o edital nº 01/2018 para contratação temporária de 253 profissionais destinados à prevenção e combate a incêndios em unidades de conservação (UCs) mineiras.

O processo seletivo simplificado, publicado no Diário Oficial do Estado, prevê contratação por um período de quatro meses, que pode ser prorrogado.

Das 253 vagas, 252 são para brigadistas e uma para líder regional de brigada. Esses profissionais atuarão nas UCs e nas Unidades Operacionais da Força Tarefa Previncêndio, em atividades de prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais.

A carga horária é de 40 horas semanais e a remuneração é de R$ 1.240,20 para brigadista e de R$ 2.480,40 para líder regional de brigada. Os valores são acrescidos de auxílio-alimentação e auxílio-transporte, quando couber.

As inscrições no processo seletivo são gratuitas e poderão ser feitas a partir das 9h desta terça-feira (10/4), até às 23h59 do domingo (15/4), exclusivamente pelo site www.ief.mg.gov.br.

Podem participar candidatos com idade mínima de 18 anos completos na data da inscrição, que estejam em dia com suas obrigações militares e eleitorais, além de atender a outros requisitos definidos no edital, de acordo com o cargo ao qual desejam concorrer.

O processo de seleção dos candidatos às vagas de brigadistas será realizado nas seguintes etapas: a) inscrição; b) comprovação documental; e c) curso de formação de brigada e teste de aptidão e de habilidade no uso de ferramentas agrícolas. Este último tem caráter classificatório e eliminatório.

Já os candidatos que concorrem à vaga de líder regional de brigada de prevenção e combate a incêndios florestais serão submetidos a uma entrevista, que corresponde à segunda etapa, e, posteriormente, ao curso de formação de brigada.

Os resultados parciais e finais do Processo Seletivo serão disponibilizados nos sites da Semad e do IEF, nas Unidades de Conservação e locais de atuação que constam no edital.

Clique Aqui para ter acesso a outras informações, à documentação exigida no ato da inscrição e aos anexos do edital SEMAD/IEF nº 001/2018.