Nota oficial - 13º salário

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Empenhado em quitar integralmente o 13º dos servidores, o Governo de Minas esclarece que estuda novas possibilidades, tendo em vista o fechamento do fluxo de caixa do mês de fevereiro, para dar previsibilidade ao pagamento do restante do abono natalino.

Devido à complexidade do tema - e à necessidade de alinhamento junto a outras secretarias, como Fazenda e Planejamento e Gestão -, comunicamos que até o dia 5 de março será emitido um novo posicionamento. 

O Governo de Minas reitera que tem se esforçado ao máximo para colocar as contas em dia, especialmente no que diz respeito aos nossos servidores. 

Importante ressaltar que o Estado já quitou integralmente o 13º salário de mais de 72% dos servidores ativos e inativos. Foram pagas duas parcelas de até R$ 2 mil cada para todo o funcionalismo, uma em 23 de dezembro do ano passado e outra no dia 6 de janeiro de 2021, além de outra parcela de R$ 1 mil no dia 12 de fevereiro de 2021.

Esse pagamento foi viabilizado a partir do empenho fiscal e de gestão do governo estadual, além da entrada de recursos extraordinários no caixa do Estado. Para a quitação integral do 13º salário, contamos com as receitas extras, que serão prioritariamente dedicadas a pagar o benefício.

Vale destacar que o parcelamento dos salários e do 13º foi iniciado há cinco anos, em 2016. O abono natalino de 2018, por exemplo, foi quitado integralmente em 2019, já na atual gestão estadual. 

Atualmente, o pagamento de salários é feito em duas parcelas, com datas anunciadas com antecedência para que o servidor possa se programar e sempre cumpridas por este Governo, o que não ocorria antes de 2019.

Igor Eto
Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais 

Mateus Simões
Secretário-geral do Estado de Minas Gerais 

Otto Levy
Secretário de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais 

Gustavo Barbosa
Secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais