Seplag intensifica ações de inovação e Governo de Minas avança em transformação digital em 2020

Atualmente, 66,96% das etapas dos serviços públicos são digitais

Em um ano em que a transformação digital foi ainda mais necessária para o bom funcionamento do serviço público, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) intensificou ações que já vinham sendo adotadas antes mesmo da pandemia de Covid-19 e apostou na inovação e na digitalização dos serviços prestados à população. As medidas facilitaram o acesso dos cidadãos e garantiram ao Governo de Minas o primeiro lugar no ranking nacional de oferta de serviços digitais.

Esse, inclusive, é um acordo firmado por meio do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que tem, entre os objetivos, tornar Minas Gerais um Estado simples, eficiente, transparente e inovador. Dessa maneira, uma das formas de mensurar as mudanças é pelo índice de transformação digital. Se em 2018 o índice era 45%, agora o dado já chega a 66,96% das etapas dos serviços digitalizadas, resultado do programa Minas Atende.

“As ações desenvolvidas utilizam a tecnologia para a transformação dos serviços públicos com foco nos cidadãos. Temos como premissas a utilização de soluções digitais, práticas inovadoras e o estabelecimento de parcerias com várias organizações. Assim, oferecemos uma melhor experiência para os usuários dos serviços públicos”, afirma o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz Lara.

O MG App – aplicativo oficial do Governo de Minas – incorporou novas funcionalidades e conta atualmente com mais de 70 serviços cadastrados. O aplicativo foi aprimorado a partir de pesquisas conduzidas pelo Laboratório de Inovação do Estado (LAB.mg) e recebeu a melhor avaliação dos usuários entre aplicativos de serviços de governos estaduais, segundo levantamento do Grupo de Transformação Digital dos Governos Estaduais e Distrital (GTD.GOV).

O aplicativo possui cerca de 300 mil usuários ativos por mês e mais de 1 milhão de downloads já foram realizados. Uma versão do app foi lançada em 2020 especificamente para atividades empresariais, o MG App Empresas.

A Seplag foi responsável também pela disponibilização de novas formas de atendimento aos cidadãos, como o lançamento da UAI Virtual, que realiza serviços por videochamada diretamente da Unidade de Atendimento Integrado da Praça Sete. A unidade implantou, ainda, terminais de autoatendimento que permitem ao cidadão pagar na própria unidade, utilizando cartão de débito, a taxa estadual de emissão de segunda via de carteira de identidade. O serviço está sendo ampliado para as demais UAIs do Estado.

Inclusão

Rodrigo Diniz comenta que, no próximo ano, o desafio é ampliar o nível de digitalização das etapas dos serviços públicos e levar inclusão aos cidadãos que não têm acesso fácil às novas tecnologias. No início deste ano, o Governo de Minas atingiu a meta de levar sinal de telefonia móvel a 707 distritos mineiros por meio do Minas Comunica II. Finalizado em janeiro, o programa atendeu a uma população superior a 1 milhão de pessoas.

Seguindo a mesma linha, o Alô, Minas! deverá contemplar aproximadamente 300 distritos e localidades a partir de 2021 e, assim, beneficiar mais de 200 mil mineiros. Além de dar conforto e segurança, ajuda a fomentar negócios, a promover o desenvolvimento nas regiões e possibilitar o acesso facilitado aos serviços do Governo.

“Temos a perspectiva de inserir novos serviços digitais no Portal MG e no MG App, assim como disponibilizar os serviços públicos em novas unidades de atendimento, como o UAI Compartilha, em uma parceria com municípios mineiros”, diz.

Inovação

Para alavancar a realização de projetos inovadores no Estado, foi lançado em 2020 o Laboratório de Inovação do Governo de Minas – LAB.mg, por meio da Subsecretaria de Gestão Estratégica da Seplag e da Fundação João Pinheiro (FJP). O LAB.mg é responsável pela simplificação de processos de trabalho e entregas de qualidade, tendo como foco a experiência do usuário, para aprimorar as políticas públicas e a prestação de serviços aos cidadãos.

De acordo com a subsecretária de Gestão Estratégica, Beatriz de Oliveira Góes, foram mais de 12 projetos concluídos em 2020, relacionados à transformação de serviços, melhoria da experiência do usuário e cocriação de soluções para desafios públicos.

Entre as ações realizadas estão os testes de usabilidade no MG App, como nos serviços de “BO Digital” e “Disponibilidade de Medicamentos” e redesenho de serviços oferecidos pelo IMA, visando a digitalização dos mesmos. “Em relação à disseminação da cultura da inovação e da modernização no Estado, a Subsecretaria desenvolveu atividades, muitas por meio do LAB.mg, que contaram com 1.238 participações de servidores”, explica.

Segundo Beatriz, apesar da pandemia, o ano foi produtivo. “O teletrabalho e as reuniões por videoconferência funcionaram muito bem no desenvolvimento e continuidade dos trabalhos, que envolveram cidadãos e servidores”, comenta. “Nossa equipe se capacitou para oferecer novos tipos de projetos e conseguimos atingir públicos que não atingiríamos de forma presencial, fortalecendo bastante a nossa atuação”.

Para 2021, a subsecretária projeta o lançamento de um e-book sobre a aplicação de pesquisas de experiência do usuário no setor público. Dessa forma, mais ações de disseminação da inovação serão promovidas para servidores e alunos, e novos projetos para resolução de desafios dos órgãos e entidades poderão ser desenvolvidos, aprimorando, também, e serviços prestados. “Continuaremos a desenvolver projetos com foco no cidadão, observando as diretrizes estratégicas definidas pelo Governo de Minas”, afirma.