Estado dá início à participação no Fórum Mundial da Água

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

 Governo de Minas Gerais dá início à participação na 8ª edição do Fórum Mundial da Água

Estado vai apresentar, durante o evento, as medidas vem tomando para enfrentar a escassez hídrica no território mineiro

 

Discutir, debater e trocar experiências sobre a água, recurso natural essencial à vida humana. Esses são os principais objetivos do maior evento global sobre o tema, que acontece em Brasília. A abertura oficial do 8º Fórum Mundial da Água aconteceu nessa segunda-feira (19/3) e o Governo do Estado vai apresentar, durante o evento, as medidas vem tomando para enfrentar a escassez hídrica no território mineiro.

Essa é a primeira vez que o encontro, organizado pelo Conselho Mundial da Água, é realizado no Hemisfério Sul. Paralelamente ao evento está acontecendo o Fórum Alternativo Mundial da Água, que também discutirá o tema em escala global, reforçando a visão da água como um direito elementar à vida. O Governo de Minas Gerais também participará desse encontro.

Segundo a diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Melo, que está representando o governador Fernando Pimentel em ambos os eventos, essa é uma oportunidade para se conhecer e debater sobre as práticas de gestão de recursos hídricos que vem sendo adotadas em diversos lugares do mundo.

“Será ainda um momento para estabelecimentos de parcerias e cooperações, que são fundamentais em se tratando de um recurso que ultrapassa as fronteiras políticas”, afirma Marília.

A diretora destaca, ainda, que embora Minas Gerais enfrente importantes desafios, também registra avanços significativos na implementação da política de recursos hídricos.

“Cito, por exemplo, a experiência bem sucedida de aplicação dos instrumentos de regularização e fiscalização durante o período de escassez hídrica na Bacia do Rio das Velhas, nos anos de 2015 a 2017”, destaca Marília.

Essa experiência de gestão está descrita na publicação Compartilhando Experiências das Águas de Minas, que também foi lançada pelo Igam durante o evento.

 

Responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável

Mais um importante passo rumo à preservação do meio ambiente em Minas Gerais foi dado ontem durante o 8º Fórum Mundial da Água. Foi assinado entre a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Fundação Banco do Brasil um acordo de cooperação técnica para promover ações de conservação e recuperação de nascentes e mananciais em Minas Gerais.

A Fundação Banco do Brasil vai destinar recurso no valor de 8,5 milhões, que serão investidos na continuidade das ações do Programa Pró-Mananciais e implantação de tecnologias sociais, como fossas sépticas biodigestora e cisternas para captação de água da chuva.

Além da realização das obras, um trabalho de mobilização social será realizado nas comunidades, com a realização de oficinas.

O Pró-Mananciais é desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Copasa. O objetivo do programa é proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais que são utilizados pela Copasa para o abastecimento público, por meio de ações e estabelecimento de parcerias, que visem à melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental.

Entre as diversas atividades desenvolvidas estão o cercamento de nascentes, plantio de mudas nativas em mata ciliar e implantação de bacias de contenção de enxurradas. O Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) participa de maneira colaborativa das etapas de diagnóstico, planejamento, construção e acompanhamento do plano de ações na microbacia escolhida.

O Pró-Mananciais teve início em 2017, envolvendo 58 cidades mineiras, com ações de proteção e de recuperação das águas, desde as nascentes até o ponto de captação.

Para 2018 a expectativa é de que sejam beneficiados 149 municípios - um crescimento de mais de 50% -, com prioridade para os mais impactados pela crise hídrica e que demandam ações emergenciais de conservação das águas.

Assinaram o acordo, nessa segunda-feira (19/3), a diretora-presidente da Copasa, Sinara Meireles, e o presidente da Fundação BB, Asclépius Soares.