Iniciativas inovadoras no setor público levam Seplag ao EnANPAD, evento científico da área de Administração no Brasil

Conteúdo Principal
Submitted by 09507003630 on
Publicado em:

Dois projetos do setor de Inovação da Ação Governamental foram apresentados no encontro; conheça as iniciativas.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) contabiliza dois projetos aprovados na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad). Os trabalhos na área de inovação no setor público foram apresentados nos dias 6 e 7 de outubro no XLV Encontro da Anpad (EnANPAD 2021). Este ano o tema do evento foi “Desigualdade & Diversidade: Pensando organizações e sociedades inclusivas”.

A especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Fernanda Petrocchi, que atua na diretoria Central de Inovação da Ação Governamental da Seplag, é uma das autoras do artigo “A Experiência do Laboratório de Inovação em Governo no Projeto Piloto de Concepção e Desenvolvimento de Solução BPMS para os Serviços Públicos do Estado de Minas Gerais”. 

O projeto trata da estruturação e desenvolvimento do pacote de software de Gerenciamento de Processos (BPMS) do Governo de Minas e é resultado de uma parceria da Seplag com o BNDES feita em 2020, que permitiu a captação de recursos para a transformação digital dos serviços públicos. 

O Pro MG BPMS é uma ferramenta que permite a automação e o gerenciamento de atividades por meio da execução e monitoramento dos processos para atendimento ao cidadão. O propósito é aperfeiçoar processos e ampliar serviços digitais, de forma que eles sejam mais eficientes e agreguem melhores resultados para a população. 

A iniciativa foi desenvolvida a partir do piloto executado pelo Laboratório de Inovação em Governo (LAB.mg), pela Subsecretaria de Governança Eletrônica e Serviços (Subgoves) da Seplag e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

“Com a adoção da solução de BPMS, o objetivo é automatizar e aperfeiçoar o desempenho dos processos, ampliar a oferta de serviços digitais, além de agregar maior eficiência e transparência aos mesmos. O trabalho pretende compartilhar experiências e contribuir para iniciativas futuras que visem à digitalização de serviços por meio de soluções BPMS”, explica Fernanda.

Para a especialista, a apresentação do trabalho no Encontro significa reconhecimento e oportunidade de compartilhar com os demais participantes a temática de inovação no setor público. O artigo também conta com a autoria de Larissa Ribeiro Braga e Euler Lopes Mendes, que integram a equipe do LAB.mg. 

Experiência do usuário

O outro trabalho apresentado, que trata da utilização da cocriação e a análise da experiência do usuário para melhoria dos sítios governamentais no Estado de Minas Gerais, tem como uma de suas autoras a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Débora Miranda, que também atua na diretoria Central de Inovação da Ação Governamental da Seplag. 

Ela explica que o objetivo do artigo é evidenciar a utilização pelo governo mineiro de ferramentas inovadoras voltadas para a experiência do usuário, aplicadas no projeto de reestruturação do portal da Seplag e na proposição de padronização dos sítios governamentais do Estado executada pelo LAB.mg.

“O projeto buscou identificar melhorias voltadas para a comunicação com o usuário, como layout, usabilidade e organização das informações do portal da Seplag. Além disso, a proposta de padronização dos sítios governamentais e a elaboração do protótipo não navegável foram pautadas nos aspectos de interatividade, acessibilidade, simplicidade e utilidade percebidos nas oficinas e testes realizados durante o projeto. Isso aproxima o Estado dos cidadãos e proporciona uma melhor experiência aos usuários no acesso aos sítios governamentais”, detalha Débora. 

Ainda segundo ela, ter um artigo aprovado no EnANPAD traz muita satisfação, principalmente por se tratar de um tema tão relevante com projetos inovadores que propõem o diálogo e a colaboração com os usuários do serviço para melhorá-lo. 

“Poder relatar um trabalho desenvolvido no âmbito do Laboratório de inovação em Governo em um evento de relevância nacional é muito gratificante. Estamos apresentando um pouco do trabalho do Governo de Minas para o Brasil”, conclui.

Além de Débora, o artigo também foi produzido por Isabela Romancini e Joyce Colares, do Laboratório de Inovação em Governo de Minas Gerais.

Tags